A Câmara analisa do Projeto de Lei 2513/11, do deputado Ronaldo  Nogueira (PTB-RS), que institui o Programa Nacional de Renovação da  Frota de Veículos Automotores (PNRF). O objetivo é retirar de circulação  veículos com tempo de uso superior a 15 anos, criando incentivo para a  substituição. Pelo texto, o Poder Público oferecerá linha de crédito  para compra do veículo novo.
O projeto prevê que os veículos usados serão aceitos como parte do  pagamento do financiamento e encaminhados ao órgão estadual de trânsito,  para serem leiloados como sucata.
“Programas como esse já foram implantados de maneira eficaz em muitos  países”, afirmou Nogueira. “O Brasil precisa fazer sua parte, criando  mecanismos para financiar e operacionalizar a renovação de sua frota.”
Segundo a proposta, o financiamento será oferecido a todos os  proprietários de veículos com mais de 15 anos de uso, mas ao completar  10 anos, eles poderão ser submetidos a inspeção para avaliar se já estão  aptos a participar do programa.
Para o autor, a medida vai resultar em melhorias no trânsito, na  segurança de motoristas e pedestres, e no controle da emissão de gases  poluentes e ruídos.
O deputado aponta que, de acordo com o Departamento Nacional de  Trânsito (Denatran), a frota brasileira de veículos automotores de  quatro ou mais rodas, em 2011, chegou a 47 milhões de unidades. O tempo  médio de uso da frota era de 12,2 anos em 2009.
Tramitação 
O projeto será analisado, de forma conclusiva, pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara de NotíciasO projeto será analisado, de forma conclusiva, pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.