sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A EVOLUÇÃO DOS FARÓIS DOS AUTOMÓVEEIS.

Equipamento indispensável nos veículos, os faróis estão para os carros como os olhos para as pessoas. Acompanhando a evolução do automóvel, os faróis também receberam modernização ao longo da História, permitindo maior segurança aos motoristas.
O primeiro farol foi instalado em 1899 no automóvel Panhard, constituindo-se num candelabro à vela, igual às lanternas das carruagens. Em 1906, surgiu no Cadillac o farol a gás de acetileno. Dois anos depois, surge o farol de acetileno com dois compartimentos (água e carbureto), acendido com pedra de isqueiro no interior do veículo.
Em 1912, apareceram os primeiros faróis com lâmpada elétrica e atmosfera interna de gás argônio-nitrogênio, com refletor de vidro espelhado, para somente em 1921 surgir o farol alto e baixo com inclinação controlada por acionamento mecânico.
Para solucionar o problema de acúmulo de poeira e umidade foi criado, em 1924, o farol simétrico incorporando lente. O espelhamento do refletor, feito a banho de prata ou ouro, ficava totalmente isolado do ar atmosférico. Na década de 30, é fabricado o farol com lâmpada elétrica de dois filamentos e com defletor.
Em 1935, surgem os primeiros veículos com faróis embutidos na carroceria. No ano seguinte, é a vez do primeiro farol retrátil. Em 1951, aparecem os faróis duplos, um para a luz alta e outro para a luz baixa.
O farol assimétrico surge em 1957, com o facho da metade direita do farol garantindo melhor iluminação das laterais da estrada. Em 1961, é desenvolvido o farol parabólico retangular. No ano de 1986, surge o farol com bloco elíptico, permitindo uma distribuição mais homogênea da luz.
Em 2001, começaram a ser desenvolvidos os chamados faróis leds, os quais dispensam o uso de lâmpadas e consomem sete vezes menos energia. No ano seguinte, foi a vez da criação dos faróis direcionais, com acendimento de uma segunda lâmpada para melhor iluminar as curvas, sendo capazes de acompanhar com seu facho de luz os movimentos laterais das rodas do carro. No ano passado apareceram os faróis "inteligentes", com regulagem via satélite através do sistema GPS.
Para o futuro, já estão em desenvolvimento novos e ousados conceitos e modelos de faróis, entre os quais, os sistemas que utilizam fibra ótica e infravermelho.

FUTURO - O farol com lâmpada de xenon surgiu em 1992 e utiliza descarga de gás em um arco elétrico em vez de filamentos, como é o caso das lâmpadas halógenas. No sistema bi-xenon, usa-se uma fonte de luz xenon para criar as duas luzes do farol, a do baixo e a do alto.

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