segunda-feira, 5 de outubro de 2009

DEZ INVENÇÕES AUTOMOTIVAS.

De vez em quando colocamos aqui no blog algumas invenções curiosas que os cientistas e estudantes criam para os carros. Desta vez vai um pacotão com dez “inovações” para o mundo das quatro rodas:

1-) Carro que não deixa bêbado dirigir: A montadora japonesa Toyota criou em parceria com a empresa Hino um dispositivo que mede o teor alcoólico do hálito do motorista e pode bloquear a partida do automóvel caso o limite tolerável seja ultrapassado.

2-) Carro-trem: O projeto do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul (KAIST) transfere para o asfalto a energia elétrica que estaria no motor do carro, A eletricidade vem de faixas eletromagnéticas fixadas na rua. O carro capta a energia elétrica a partir de tiras embutidas na estrada A energia é armazenada em uma pequena bateria, um quinto do tamanho das baterias normalmente utilizadas, permitindo ao veículo ter energia suficiente para rodar cerca de 80 quilômetros.

3-) O GPS que ajuda a fazer a curva: Desenvolvido pela Nissan, o pedal inteligente faz a conexão entre o controle de distância do veículo e os dados dos mapas de navegação do GPS, com informações em tempo real, para ajudar o motorista desacelerar ou frear o carro assim que entra em uma curva.

4-) O carro submarino: O Rinspeed Squba é Impulsionado por duas hélices e chega a fazer 20 km/h debaixo d’água.

5-) O carro movido a chocolate: O carro, de 2 mil cilindradas, chega a percorrer oito quilômetros com um litro de biodiesel feito com restos de chocolate.

6-) O carro movido a água: A água é colocada no tanque e um gerador transforma o hidrogênio que retira da água em energia, proporcionando uma autonomia de uma hora guiando a 80 km/h.

7-)Carro-fantasma: O automóvel batizado com o nome de Caroline, da Universidade Técnica de Braunschweig, na Alemanha, conta com vários sensores acoplados na carroceria. O sistema permite ao motorista tirar as mãos do volante enquanto o carro é conduzido automaticamente.

8-) O carro que estaciona sozinho: O monitor do sistema de navegação identifica a vaga disponível no estacionamento. Em seguida, o motorista pode colocar o câmbio automático na posição “P” (parking) e descer do carro. Ao acionar o controle remoto, os sensores ajudam a levar o veículo para a vaga. Se preferir, o motorista pode ficar dentro do carro.

9-) O carro que lê as placas de velocidade: O sistema desenvolvido pela empresa Hella utiliza uma câmera que detecta as faixas que separam as pistas, alertando o motorista para mudanças de faixas involuntárias, e ainda “lê” as placas de trânsito de limites de velocidade, detector de altura e de proibido ultrapassar.

10-) O Banco direção: Um “banquinho-robô” que se move para onde quem está sentando sobre ele quiser. Basta mover o corpo para o lado que queremos ir e o equipamento nos leva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.