domingo, 14 de junho de 2009

VÍCIOS AO VOLANTE.

Até os mais experientes motoristas tem alguns vícios adquiridos ao volante. É muito difícil largar esses vícios, mas o problema é que esses pequenos deslizes acabam reduzindo a vida útil de vários componentes.
Segue alguns vícios e suas conseqüências:
1º Dirigir com o pé apoiado na embreagem reduz a vida útil do disco de embreagem em até 50%.
2º Não calibrar toda semana os pneus causa desgaste irregular, aumenta o gasto de combustível e o desempenho é prejudicado.
3º Frear com a embreagem acionada ou em ponto morto, desgasta as pinças e lonas de freio, aquece excessivamente o fluído aumentando o espaço de frenagem.
4º Acelerar antes de desligar o motor prejudica o motor.
5º Não dirija com a mão apoiada na alavanca de câmbio que diminui a vida útil das engrenagens.
6º Saindo de segunda marcha acaba desgastando muito o platô da embreagem.
7º Esquecer o afogador ligado desgasta muito mais o escapamento além do aumento do consumo de combustível.
8º Não estacione com as rodas apoiadas na guia, pois deforma e esvazia os pneus, desgasta a caixa de direção e desalinha o carro.
9º Passando com apenas duas rodas na lombada, no canto ou na diagonal, está correndo o risco de furar as coifas das juntas homocinéticas e causando torções prejudiciais ao monobloco.
10º Andar com o tanque na reserva, como falamos no post abaixo, entope os bicos injetores.
Não é fácil, mas vale a pena largar esses vícios para não gastar tanto com mecânico e não maltratar seu bem tão precioso!

6 comentários:

  1. Olá, Sargento.

    Tenho alguns desses vícios, mas tenho me corrigido ao longo do tempo. É, como você disse, difícil, mas a gente consegue. Por exemplo: dirigir com o pé no pedal da embreagem, acelerar antes de desligar o motor. Mas este último vício (10º), na maioria das vezes, não é propriamente um vício, é necessidade mesmo. Este eu não consigo me livrar, o negócio tá difícil, as vezes eu tento, mas o bolso não deixa eu me livrar dele.

    Um abraço.

    Jair Feitosa.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sargento.

    Gostaria apenas de acrescentar, segundo me disse um mecânico, mais um problema que gera no carro quando se anda com o tanque na reserva: a bomba de combustível se danifica muito mais rápido.

    Um abraço.

    Jair Feitosa.

    ResponderExcluir
  3. Ok Jair, esse 10º nos persegue com certeza.
    Obrigado pelo o comentário.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Blog...e pela pesquisa achei de importante relevância .
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ok! Carlos agradeço de coração por nos acopanhar.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.