segunda-feira, 8 de junho de 2009

EM VELOCIDADE DEPOIS RÉ.

Muitas pessoas ficam se perguntando o que aconteceria se o carro estiver em uma velocidade considerável, e o motorista colocar a marcha ré.
Mas dificilmente alguma pessoa teve a coragem de tentar, pois além do medo de ocorrer algum acidente, a pessoa tem medo de causar algum dano à transmissão.
A engrenagem da marcha ré de qualquer carro com transmissão manual é uma peça incrivelmente simples. Existe uma haste que é acionada pelo motor e que possui dentes usados para a marcha ré. Existe uma outra haste que aciona as rodas e que também possui dentes usados na marcha ré.
Para acionar a marcha ré, uma engrenagem é empurrada entre as duas hastes para acionar os dois conjuntos de dentes. Uma descola seus dentes para dentro dos dentes das duas hastes e os aciona.
Sendo assim, se você tentar acionar a marcha ré enquanto dirige por alguma rua ou estrada, a engrenagem que precisa ser desviada para ser posicionada tentará acionar duas engrenagens rolantes e uma dessas engrenagens estaria girando rapidamente na direção oposta.
O que vai ocorrer é um som irritante dos dentes rangendo uns contra os outros. É impossível posicionar a engrenagem enquanto está em movimento. A transmissão não vai explodir igual muitos pensam e o carro não vai dar ré igual em desenhos animados.
O momento que você realmente consegue colocar o carro em marcha ré, é somente quando ele está parado.
Quando eu era menino um cologa me confidenciou lá na rua sete que o pai do mesmo tinha feito tal fato, dirigia em uma pista e ao chegar em certo trecho da mesma estava cortada. Adivinhe o que o pai dele fez? Isso mesmo colocou a marcha ré e não caiu no buraco. Coisa de criança.

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