quarta-feira, 3 de junho de 2009

ESCOLHENDO UMA OFICINA.

Quando o carro quebra, bate ou até a luz do farol queima, e você não pretende levar seu carro em uma concessionária, você tem que procurar uma oficina mecânica.
Mas como saber se essa oficina que você vai deixar seu precioso carro é de confiança, faz o serviço correto, cobra um preço justo e não engana o cliente?
Segue abaixo algumas dicas para você não ser enganado:
- Pegue referências sobre a oficina e os serviços prestados por ela, consultando antes clientes que já tenham executado algum trabalho no local.
- Faça uma pesquisa para comparar preços e a qualidade dos serviços oferecidos.
- Veja se a oficina é organizada, limpa e se possui as ferramentas e equipamentos básicos adequados para a execução do reparo.
- Alguns serviços, como manutenção de injeção de combustível, exigem equipamentos eletrônicos especiais e só podem ser executados por oficinas especializadas.
- Exija um orçamento prévio, no qual estejam discriminadas detalhadamente as peças a serem usadas, além do valor da mão-de-obra, condições de pagamento e data de início e o término dos serviços. O seu prazo de validade deve ser de, no mínimo, dez dias.
- Pergunte sobre uma eventual cobrança pela emissão do orçamento. O orçamento costuma ser cobrado em algumas oficinas, mas pode ser gratuito em caso da aprovação do serviço.
- Faça um levantamento de preços das peças mais caras em lojas de autopeças e revendas autorizadas e depois os compare com os preços levantados pela oficina, aqui em Floriano alguns donos de oficina monta logo é uma casa de peças na própria oficina para que o consumidor não tenha o direito da livre escolha como manda o código do consumidor.
- Verifique a possibilidade de você mesmo comprar essas peças para a oficina.
- Caso isso não seja permitido, fique atento se a oficina vai substituir realmente o componente danificado por um novo.
- Depois do conserto, exija a devolução de todas as peças que forem substituídas.
- Antes de deixar o carro na oficina, peça um documento relacionando as condições gerais do veículo no ato da entrega, fazendo constar o estepe, ferramentas, extintor, a quilometragem e o nível de combustível.
- Não deixe nada dentro do carro, como guarda-chuva, casacos. Retire objetos de uso pessoal, como óculos, caneta,CDs.
- Ao retirar o veículo, faça uma inspeção geral no carro e compare com as condições em que este se encontrava ao entrar.
- Verifique se há riscos na pintura, raspadas nos pára-choques, amassados na carroceria ou equipamentos avariados, além de graxa ou furos produzidos por cigarro nos bancos. Cheque a quilometragem rodada e o nível de gasolina.
- Faça então uma inspeção do serviço executado. Se o serviço foi de funilaria, observe o reparo à luz do dia. Se foi mecânico, dê algumas voltas próximo à oficina para testar o carro.
- Verifique também se o serviço foi executado de acordo com o que foi combinado.
- Só retire o carro se tudo estiver em ordem. Em caso de problemas, registre o motivo pelo qual o carro não foi retirado em um documento da oficina.
- Não havendo entendimento entre as partes, registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

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