A caixa de marchas é um item do automóvel que os motoristas mais têm dúvidas.
O certo é trocar só quando o ponteiro chegar na faixa vermelha ou engatar a próxima marcha antes? E nos carros que não tem marcador, como saber a hora certa?
Todo motor tem uma faixa de giros limite para trocar a marcha, nos carros que possuem marcador de giros, esse limite é a faixa vermelha, quase sempre por volta dos seis mil giros. Acima disso o carro corre o risco de ser danificado. Mas só quem quiser andar muito rápido vai trocar a marcha na faixa vermelha.
Quando o carro não possui o marcador das rotações do motor o ideal é se basear pela velocidade, às vezes os carros têm uma marca no velocímetro para facilitar.
Não arranque com a primeira, o ideal é passar para a segunda nos 20 km/h, passe para terceira quando der 30 ou 35 km/h e fique nela até no máximo até 45 ou 50 km/h. Na quarta vá para 60 km/h e se for andar por muito tempo nessa velocidade passe para quinta marcha. Mas pode variar na estrada, que o limite é maior, se você estiver em alguma estrada que o limite é 120 km/h você pode esticar a terceira até 60 km/h, ficar na quarta até 90 km/h e depois permanecer na quinta aos 120 km/h.
O motorista pode trocar de marcha sem pisar na embreagem. Nos carros de competição, utilizam desse método, mas logo após a corrida o carro vai pra revisão, pois desse modo estão utilizando o carro no limite.
Mas não é recomendável utilizar dessa forma na rua, pois mesmo que o motorista seja muito bom, o conjunto não estará sendo utilizado de forma correta e o desgaste das peças de transmissão se dará em menos tempo
O certo é trocar só quando o ponteiro chegar na faixa vermelha ou engatar a próxima marcha antes? E nos carros que não tem marcador, como saber a hora certa?
Todo motor tem uma faixa de giros limite para trocar a marcha, nos carros que possuem marcador de giros, esse limite é a faixa vermelha, quase sempre por volta dos seis mil giros. Acima disso o carro corre o risco de ser danificado. Mas só quem quiser andar muito rápido vai trocar a marcha na faixa vermelha.
Quando o carro não possui o marcador das rotações do motor o ideal é se basear pela velocidade, às vezes os carros têm uma marca no velocímetro para facilitar.
Não arranque com a primeira, o ideal é passar para a segunda nos 20 km/h, passe para terceira quando der 30 ou 35 km/h e fique nela até no máximo até 45 ou 50 km/h. Na quarta vá para 60 km/h e se for andar por muito tempo nessa velocidade passe para quinta marcha. Mas pode variar na estrada, que o limite é maior, se você estiver em alguma estrada que o limite é 120 km/h você pode esticar a terceira até 60 km/h, ficar na quarta até 90 km/h e depois permanecer na quinta aos 120 km/h.
O motorista pode trocar de marcha sem pisar na embreagem. Nos carros de competição, utilizam desse método, mas logo após a corrida o carro vai pra revisão, pois desse modo estão utilizando o carro no limite.
Mas não é recomendável utilizar dessa forma na rua, pois mesmo que o motorista seja muito bom, o conjunto não estará sendo utilizado de forma correta e o desgaste das peças de transmissão se dará em menos tempo
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