A
prefeita recém-eleita em Paris, Madame Anne Hidalgo, anunciou uma
proposta revolucionária para a mobilidade urbana local. O projeto
pretende reduzir a velocidade máxima de toda a cidade para 30 km/h. Se
aprovada, a medida deve tornar o trânsito na cidade mais seguro e
sustentável.
As alterações nas legislações de trânsito parisienses têm sido feitas
há anos, principalmente no que diz respeito à restrição de carros em
algumas vias. Os registros mostram um aumento na quantidade de zonas
restritas a pedestres e, desde 2013, muitas localidades já tiveram a
velocidade máxima reduzida.
Tornar o tráfego de carros mais lento tem reflexos em diversos outros
meios de locomoção. Um dos exemplos disso é que os ciclistas têm mais
segurança para pedalar e, dessa forma, novos ciclistas tendem a
aparecer. Além disso, ocorre a redução de acidentes fatais e a população
se sente mais disposta a ocupar as ruas e até mesmo trocar o carro por
outra opção de transporte.
Outros benefícios que essa mudança pode trazer são: redução na
dependência de combustíveis fósseis, que na França é importado;
diminuição da poluição; qualidade de vida; melhor acessibilidade às
empresas e comércios locais.
Um estudo divulgado no início deste ano pelo site
dinamarquês Copenhagenize, mostra que a redução da velocidade máxima das
vias para 30 km/h reduz as chances de acidentes fatais para apenas 10%.
Quando o limite de velocidade está em 50 km/h, o percentual sobe para
80%.
Para Eric Britton, especialista em economia social e fundador do site
World Streets e do Journal of World Transport Policy and Practice, a
decisão da prefeita foi uma importante iniciativa política. A proposta,
nada conservadora, deve receber críticas de início, mas até o fim de seu
primeiro mandato, Madame Anne Hidalgo pode ser capaz de fazer a
mudanças necessárias para o aprimoramento da mobilidade urbana em Paris.
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