Limites de velocidadePesquisa mostra que estacionar em local proibido e dirigir após beber álcool também estão entre as violações mais citadas pelos entrevistados

O brasileiro anda excedendo o limite de velocidade das vias e estacionando em local proibido. Foi o que constatou recente pesquisa realizada pela Associação Proteste sobre comportamento no trânsito com 975 motoristas, com idade entre 18 e 70 anos.

Além de gerar perda de pontos, suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), as infrações podem causar despesas consideráveis ao condutor, dependendo de sua situação financeira. Para se ter uma ideia, nos últimos cinco anos, os entrevistados gastaram, em média, R$ 795 com o pagamento de multas, sendo que R$ 315 somente no último ano.

E apesar das inúmeras campanhas que mostram os perigos da combinação entre álcool e direção e da maior rigidez da fiscalização nas ruas em todo o Brasil, 40% dos entrevistados admitem que dirigem, mesmo "tendo bebido um pouco", embora não especifique a quantidade.

Brasileiro não larga o celular ao volante

O estudo também comprovou que o brasileiro não consegue largar o celular, sobretudo quando está ao volante. Prova disso é que 67% dos participantes falam ao telefone enquanto conduzem seus veículos.