sexta-feira, 25 de outubro de 2013

-RESPOSTA: ANFAVEA DIZ QUE CARROS BRASILEIROS SÃO SEGUROS.



A Anfavea divulgou uma nota em resposta à reportagem publicada pela agência de notícias Associated Press (AP) dos Estados Unidos sob o título "Carros feitos no Brasil são mortais", que associa o alto índice de mortes no trânsito no Brasil como consequência da baixa qualidade dos carros brasileiros, comprovada nos testes de colisão realizados pelo Latin NCap, órgão independente que atua em vários países.

Leia mais:
Carros brasileiros são ''comprovadamente letais''

A entidade que reúne as fabricantes de veículos no País afirma em nota que “o automóvel brasileiro é seguro e, portanto, é lamentável quaisquer correlações entre o número de vítimas no trânsito com os indicadores de qualidade dos veículos produzidos no Brasil”.

A reportagem da AP destaca que os carros vendidos aqui têm soldas fracas, escassos itens de segurança e materiais de qualidade inferior na comparação com modelos vendidos, por exemplo, no mercado europeu. Em seu comunicado, a Anfavea defende que as normas e sistemas produtivos existentes no Brasil são os mesmos adotados pelos mais avançados centros produtivos e acrescenta que como a maioria das plataformas são globais, as especificações são idênticas e os cuidados com a produção são os mesmos.

“Quando existem alterações na denominada ‘tropicalização’ dos produtos, são para deixar os veículos ainda mais robustos e seguros para as respectivas aplicações”, informa a nota.

A reportagem da AP não detalha fatores como condições de estradas e de dirigibilidade como causa dos acidentes e cita que a má qualidade dos carros brasileiros é responsável por milhares de mortes no trânsito nacional.

Em contrapartida, a Anfavea cita que existem vários fatores que influenciam nos acidentes, desde condições das estradas, inabilidade dos motoristas – muitas vezes provocada pelo consumo de álcool, psicotrópicos ou mesmo cansaço excessivo – além da precariedade do estado de conservação dos próprios veículos – pneus desgastados, falta de manutenção, iluminação deficiente, afora eventuais desrespeitos à sinalização de trânsito. A entidade acrescenta que “muitos ocupantes são salvos pela boa qualidade dos veículos produzidos no País, com a adoção de todos os quesitos de segurança passiva e ativa regulamentados pelo Contran” e informa que a indústria nacional cumpre todas as imposições de segurança regulamentadas pelos órgãos de governo e atestadas por testes realizados conforme procedimentos normatizados e auditáveis.

“O alto estágio da engenharia automotiva nacional tem permitido que as montadoras brasileiras hoje desenvolvam modelos para os mercados mais exigentes, como tem assegurado que a qualidade construtiva dos produtos aqui feitos sejam iguais ou até melhores do que os produzidos em qualquer outro país”, ressaltou em nota Luiz Moan, presidente da Anfavea.


Fonte: Automotive Business

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.