As vítimas de acidentes de trânsito em todo o Brasil poderão solicitar o
recebimento do seguro Dpvat (o seguro obrigatório pago anualmente pelos
proprietários de veículos automotores) gratuitamente nas agências próprias dos
Correios.
O Dpvat é um seguro que pode ser solicitado por vítimas de acidentes de
trânsito resultantes de morte, invalidez permanente e para reembolso de
despesas médicas e hospitalares.
No caso de morte, o valor recebido pelos herdeiros da vítima é de R$ 13,5
mil. No caso de invalidez permanente, é de até R$ 13,5 mil, com o valor sendo
pago à própria vítima. O valor pago varia conforme a gravidade das sequelas e
de acordo com a tabela do seguro de acidentes pessoais.
No caso de reembolso para custear despesas médicas e hospitalares, a vítima
recebe até R$ 2.700. O valor varia conforme a soma das despesas cobertas e
comprovadas, aplicando-se os limites definidos nas tabelas autorizadas pela
Susep.
O procedimento para pedir o reembolso nos Correios é simples e dispensa o
auxílio de terceiros: basta ir até uma agência com a documentação necessária (a
relação pode ser obtida pelo telefone 0800-022-1204 ou pelo site do Dpvat)
O prazo para o pedido da indenização é de até três anos, a contar da data do
acidente.
Ao dar entrada no pedido do seguro Dpvat, as vítimas ou seus beneficiários
recebem um comprovante da respectiva solicitação, enviada à Seguradora Líder
Dpvat, responsável pela administração e pagamento do seguro.
O pagamento da indenização é feito em conta-corrente ou poupança da vítima
ou de seus beneficiários, em até 30 dias após a apresentação da documentação
necessária. No caso de beneficiário menor de 16 anos, a indenização será paga
ao representante legal (pai/mãe) ou ao tutor.
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