quinta-feira, 2 de junho de 2011

CAIXA PRETA PODE SER OBRIGATÓRIO EM CARROS.



Carros podem sair de fábrica com uma caixa preta, como a de aviões, nos EUA. A decisão é da NHTSA (Adminitração Nacional da Segurança no Trânsito e nas Estradas, em inglês). A entidade federal que regulamenta e fiscaliza a segurança viária nos EUA estuda tornar obrigatória a instalação de caixas pretas em todos os veículos fabricados no país. A medida não prevê a instalação do equipamento em carros usados. Segundo a NHTSA, o objetivo é ter acesso ao que aconteceu com o veículo momentos antes de uma batida, e facilitar a investigação das causas de um acidente. O equipamento já existe em alguns modelos, mas uma nova regulamentação também vai padronizar o sistema e a maneira como as informações são armazenadas. Consumidores nos EUA já protestaram contra o projeto alegando invasão de privacidade. No Brasil, o rastreador anti-furto, também é alvo de críticas pelo mesmo motivo. A instalação obrigatória do equipamento já foi adiada duas vezes pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A última resolução determina que a instalação gradual comece em 15 de janeiro do ano que vem. O dispositivo antifurto é composto por um chip escondido dentro do veículo. Com ele, o carro pode ser rastreado por sensores e radares eletrônicos espalhados pela cidade. As informações são monitoradas por uma central, formando o Simrav (Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos). O problema é que a infraestrutura de telecomunicações necessária para colocar o Simrav em funcionamento não está pronta, o que, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), motivou o adiamento. A instalação do dispositivo antifurto é adiada desde abril de 2009. De acordo com o novo cronograma, 20% da produção de veículos destinada ao mercado nacional deverá ter o dispositivo a partir de 15 de janeiro de 2012. Em 15 de março de 2012, o equipamento deverá estar em 40% dos veículos fabricados. Já em 15 de junho, 70% precisarão sair da linha de montagem com o rastreador. O programa termina em 15 de agosto de 2012, quando o sistema antifurto será obrigatório para 100% da produção. Além do rastreador antifurto, freios ABS e airbag também serão itens de série obrigatórios em veículos novos por resoluções do Contran. Com cronograma semelhantes, esses equipamentos devem estar em 100% da produção em janeiro de 2014.

Um comentário:

  1. Bom dia Sgt. Hélio, gostei do post.
    Acredito que enquanto lá nos EUA eles pretendam colocar uma caixa preta nos carros, aqui no Brasil deveríamos tirar o trânsito da caixa preta, pois falta muito interesse por parte dos municípios, que entre a escolha de garantir um trânsito conforme a Carta Magna preconiza, e a politicagem de se esquecer do trânsito pois se feito de acordo elimina os votos da posição e dá munição para a oposição achincalha-la, qual opção o Sr. acha que os prefeitos escolhem?
    E o próprio DENATRAN, que até hoje não conseguiu ser um Ministério, chegando a ser apenas um Departamento do Ministério da Cidades, que é dominado pelos interesses dos prefeitos, cuja grande maioria sequer conhece o Código de Trânsito.
    Graças a Deus existem Pessoas como o Vossa Senhoria, que são realmente interessadas em lutar por um trânsito melhor.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.