Uma grande quantidade de multas aplicadas não basta para deixar o  trânsito seguro e sem mortes. Brasília é a capital com maior número de  infrações por veículo, por outro lado, está entre as 10 cidades com mais  motoristas que perderam a vida nas ruas. 
Isso mostra que as tragédias acontecem não pela falta de  fiscalização, mas pela postura agressiva de muitos condutores  brasileiros e pela ausência de programas de educação. O número de multas não interfere diretamente na segurança  ou organização do trânsito. “As multas são consequência da fiscalização e  não a causa de mais ou menos acidentes, mortes ou desrespeitos às  regras”. 
Os números de Brasília. O número de veículos está crescendo e não há  servidores suficientes para a frota. A proporção de aumento de veículos é  maior do que de fiscais”.
A capital paranaense, quando comparada com Brasília, São Paulo ou Rio  de Janeiro, não tem uma quantidade expressiva de infrações por veículo.  O que chama atenção, porém, é a frota: proporcionalmente é a maior do  Brasil e, ainda, tem um índice alto de mortes no trânsito, 20 para cada  grupo de 100 mil pessoas. 
“Qualquer órgão de trânsito, baliza-se pela  arrecadação. Os critérios que definem as infrações a serem punidas são  econômicos, financeiros e orçamentários. A segurança no trânsito fica em  segundo plano.”
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