
Muitos carros, trânsito cada vez mais complicado, alta no  combustível. Esse tem sido o cenário dos últimos anos e das últimas  semanas. 
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o  Brasil terminou o ano de 2010 com mais de 64 milhões de veículos. Desde  1990, isso representa um aumento de 119%, ou seja, mais de 35 milhões de  veículos registrados chegaram às ruas no período de 20 anos.
Com tantos veículos automotores circulando e considerando a oscilação  do preço do combustível no mercado, o aumento do preço seja do etanol  ou da gasolina, afeta diretamente o bolso dos motoristas.
Segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15),  divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no  mês passado, o aumento no preço dos combustíveis foi responsável pelo  crescimento de 1,04% da inflação em fevereiro e 1,11% em março. O preço  do álcool é o maior desde que este começou a ser utilizado pelos  brasileiros.
Com os preços lá em cima, como melhorar o rendimento do veículo e economizar combustível?
Marcos Carvalheira, instrutor de direção segura e econômica da DTMS  Tecnologia pontua duas categorias em que a economia de combustível pode  ser gerada: previsão e manutenção.
Segundo ele o principal fator para economizar combustível é aproveitar a inércia do veículo, ou seja, não utilizar acelerador e freio de maneira exagerada ou sem necessidade. Em casos de descida, por exemplo, utilizar a própria aceleração produzida para fazer o veículo andar.
Segundo ele o principal fator para economizar combustível é aproveitar a inércia do veículo, ou seja, não utilizar acelerador e freio de maneira exagerada ou sem necessidade. Em casos de descida, por exemplo, utilizar a própria aceleração produzida para fazer o veículo andar.
Além destes fatores, a utilização da marcha correta, pneu devidamente  calibrado e manutenção preventiva são fatores indispensáveis para o bom  funcionamento dos automotores.
Na dúvida entre gasolina e álcool, o instrutor aponta que, no momento, a gasolina é mais vantajosa. Por ser considerado um derivado orgânico, o álcool tem a capacidade de perder líquido mais rapidamente, o que faz com que seu rendimento seja inferior. Carvalheira ainda acrescenta que, respeitar o limite do tanque é essencial para não interferir no sistema de respiro, ou seja, quando abastecer o veículo e a bomba desarmar, já é o suficiente. Querer aproveitar o preço e ultrapassar esse limite pode comprometer outras funções do automotor, como por exemplo, o filtro canister evaporador de combustível.
Na dúvida entre gasolina e álcool, o instrutor aponta que, no momento, a gasolina é mais vantajosa. Por ser considerado um derivado orgânico, o álcool tem a capacidade de perder líquido mais rapidamente, o que faz com que seu rendimento seja inferior. Carvalheira ainda acrescenta que, respeitar o limite do tanque é essencial para não interferir no sistema de respiro, ou seja, quando abastecer o veículo e a bomba desarmar, já é o suficiente. Querer aproveitar o preço e ultrapassar esse limite pode comprometer outras funções do automotor, como por exemplo, o filtro canister evaporador de combustível.
Apesar da dependência dos meios de transporte e da difícil tarefa de  ter que gerenciar o orçamento com as altas e baixas, sempre há uma  maneira de economizar. 
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