segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ANDAR DE CARRO COM TV LIGADA PODE DAR MULTA.

Haja congestionamento e haja paciência também. Tem gente que encontrou um jeito de não ficar aflito no meio do trânsito: colocar uma TV ou um DVD no carro. Mas cuidado!
    Instalar no painel da frente é ilegal e pode dar multa. Veja o que você pode e o que você não pode fazer.
    Se a ideia é se entreter, o que não falta são opções. Tem aquelas mais básicas, com monitor no próprio aparelho, parecido com o rádio. Têm outras com telas maiores, que podem ser colocadas até atrás dos bancos dianteiros. O preço tem melhorado bastante. Quando apareceu no mercado, cinco anos atrás DVD pra carro era item de luxo, só pra quem tinha muito dinheiro. A TV digital é um dos itens mais pedidos. Como o sinal funciona bem em quase toda a cidade, foi inevitável, o consumo desse tipo de aparelho se popularizou bastante.
    Agora o que muita gente não sabe é que alguns tipos de monitor são proibidos por lei. Para os que são usados no banco de trás, não há restrições. Agora, os que ficam no painel, só são permitidos se estiverem bloqueados, ou seja: se só funcionarem quando o carro estiver parado.
    Mas é preciso ficar atento não só as recomendações dos fabricantes, mas principalmente a lei. Quem for pego em movimento com o monitor do painel ligado recebe multa de R$ 127 e cinco pontos na carteira. A infração é grave.
    A regra vale pra todo o país, é baseada numa resolução do Contran, o Conselho Nacional de Trânsito. Ficar assistindo a alguma coisa enquanto dirige tira a atenção do condutor, tanto quanto falar ao telefone, por exemplo. Ou seja, é melhor deixar a diversão só para os passageiros e se concentrar no caminho. Seja por qual motivo, motorista distraído é sempre um motorista perigoso.
    Curiosidades sobre a TV: Desde 1992 o Superior Tribunal de Justiça decretou que a televisão é um bem indispensável ao cidadão sendo, portanto, impenhorável, assim como fogão geladeira
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.