quinta-feira, 28 de outubro de 2010

FALTA DE EDUCAÇÃO NO TRANSPORTE COLETIVO.

Em várias cidades do país, são muitos os flagrantes de falta de educação, cortesia e respeito às leis de trânsito por parte de motoristas e usuários do transporte coletivo. Hoje vi uma reportagem que fazia referência ao Rio de Janeiro , porém sabemos que não é só lá que acontecem esses absurdos.
Aqui em Teresina são frequentes os casos de imprudência envolvendo os ônibus de transporte coletivo urbano, muitos não respeitam as mudanças de faixas das vias, saem dos pontos e entram na via sem sinalizar e sem dar preferência ao veículo que já transita na faixa que ele quer entrar, obrigando o condutor a jogar o carro em cima de outros veículos, inclusive podendo causar acidentes.
Não estou generalizando, acredito que tenha muita gente que está na profissão porque gosta do que faz e executa seu trabalho com alta qualidade, porém são várias as histórias que podemos contar aqui que merecem uma maior atenção dos órgãos fiscalizadores. Motoristas falando ao celular, fumando enquanto dirigem, sem sinalizar manobras com antecedência, fechando os demais veículos, trafegando em alta velocidade, etc. Essas são ações que podem se transformar em verdadeiras tragédias, pois o número de feridos em casos envolvendo esse tipo de veículo costuma ser bastante alto.
Não coloco a culpa apenas nos motoristas. Muitos são obrigados a cumprir carga horária excessiva, a percorrer trajetos em determinado tempo (muitas vezes impossíveis de realizar) e a trabalhar sob pressão, o que coloca em risco não só a vida do motorista, mas a de todos os demais usuários do trânsito: passageiros, motociclistas, condutores de carro, pedestres, etc. É preciso mais atenção e principalmente mais educação de trânsito para todos os envolvidos neste processo.
Agora, se você tem uma boa história para contar ou mesmo é motorista e gostaria de expressar a sua opinião, este é o seu espaço, comente, participe e até o próximo post!!!!






















Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário.