quarta-feira, 28 de abril de 2010

ATENÇÃO PARA QUEM TEM CARRO COM AR-CONDICIONADO.



Não ligue o ar condicionado logo que entrar no carro.
Por favor, abra as janelas assim que  entrar no carro, e não ligue logo o ar condicionado. De acordo com pesquisas, o painel de instrumentos, assentos e tubagens de refrigeração emitem 'benzeno', uma toxina causadora de câncer.. (Note o cheiro de plástico quente dentro do carro). Além disso, envenena os ossos, causa anemia e reduz os glóbulos brancos.
O nível interior aceitável de  benzeno é de 0,05 gr por cm2.
No interior de um carro estacionado   com as janelas fechadas contém de 0,37 a 0,74 mg de benzeno. Se estiver estacionado sob o sol, a uma temperatura superior a 16ºC, o nível de benzeno sobe p/  1,84-3,68 mg
(40 vezes superior ao nível aceitável) e as pessoas aspiram uma quantidade enorme de toxinas.
Recomenda-se abrir as janelas e portas para que o ar quente possa sair, antes de ligar o ar condicionado. O benzeno é uma toxina que tb afecta os rins e fígado. É uma substância tóxica muito difícil de ser expelida pelo organismo.

terça-feira, 27 de abril de 2010

CADEIRINHA PODE TER OBRIGATORIEDADE EXTENDIDA EM VANS ESCOLARES.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou sobre uma ótima medida que irá tranquilizar os pais que “entregam” seus filhos na escola por meio do transporte escolar, as chamadas “Vans”.
O órgão anunciou que deve estender a obrigatoriedade do uso da cadeirinha para crianças de até 7 anos e meio, trazendo mais segurança para as crianças e calma para os familiares responsáveis.
A obrigatoriedade será uma das resoluções da nova regulamentação para o transporte escolar que está sendo discutida em uma das câmaras temáticas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), portanto, ainda não se sabe a data exata de quando a “cadeirinha” passará a ser item obrigatório nas peruas escolares.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

GESTO COM O BRAÇO NA FAIXA DE PEDESTRE PODE VIRAR LEI.

Apontado como exemplo de cidadania e educação, o respeito que em geral os brasilienses têm em relação à faixa de pedestres pode ganhar apoio normativo para se difundir em todo o país. Projeto (PLC 26/10) em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), originário da Câmara dos Deputados, sugere alterações no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997) para regulamentar gesto com o braço a ser feito pelo pedestre com o objetivo de solicitar a parada dos veículos até que ele possa concluir com segurança a travessia no trecho sinalizado. A idéia é fazer valer o braço estendido à frente do corpo como sinal para que os veículos parem e dêem passagem a quem está a pé, reconhecidamente mais frágil. O gesto passou a ser gradativamente acolhido pelos motoristas brasilenses há 13 anos. O ponto de partida foi a campanha Paz no Trânsito, puxada pela mídia como reação aos elevados índices de mortes no trânsito na cidade. Comandado na época (1995-1998) pelo hoje senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o governo distrital acabou adotando várias medidas, inclusive campanha massiva para estimular o respeito à faixa do pedestre. Pelo texto atual do Código de Trânsito, para cruzar pistas de trânsito de veículos, o pedestre sempre deverá utilizar as faixas ou passagens a ele destinadas quando essas existirem numa distância de até 50 metros dele. Além disso, conforme a regra, o pedestre tomará precauções de segurança que incluem levar em conta, em especial, a visibilidade, distância e velocidade dos veículos. Na prática, o projeto apresentado à Câmara pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) insere o gesto com o braço entre as medidas antes da travessia, como pedido de parada. Mas o braço estendido só deve prevalecer como sinal de preferência para o pedestre nas faixas sem semáforo ou na ausência de agente de trânsito para controlar a travessia.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

MULTA PODE SER TROCADA POR UMA ADVERTÊNCIA POR ESCRITO.

Uma boa notícia para quem foi multado e recebeu uma infração leve ou média: é possível transformar a multa em uma advertência por escrito e ainda ficar livre do pagamento. O único ônus é a pontuação, que será mantida em sua habilitação. O benefício é garantido a todos os motoristas que, no período de 12 meses seguidos, não foram multados duas vezes pelo mesmo motivo. A mudança está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no Artigo 267. Segundo a legislação, a multa pode ser trocada por uma penalidade de advertência por escrito, vista como mais educativa do que a penalização por multa. Conquista - Para obter o benefício é preciso ir ao Detran com uma cópia da carteira de motorista e a notificação da multa entregue em sua residência. O passo seguinte é solicitar a conversão da infração em advertência uma advertência por escrito. Segundo o Detran, isso não significa que todos os condutores que cometerem uma infração leve ou média – não reincidentes na mesma infração – receberão a penalidade de advertência por escrito. A autoridade de trânsito vai consultar, antes, o prontuário do infrator. No órgão não há registro de pessoas que tiveram essa medida aplicada, embora esteja prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

NA ESTRADA: AR-CONDICIONADO OU VIDRO ABERTO?

Uma dúvida que muitos condutores têm é se na estrada vale mais a pena andar com o vidro aberto ou utilizar o ar-condicionado. O que consome menos combustível? Bom, pela lógica, andar com o ar ligado aumenta simcarrovidroestrada o consumo de combustível, mas na estrada existe a exceção desta regra.
Nas estradas, com o vidro do automóvel aberto e você a uma velocidade maior que 70 km/h cria-se o chamado arrasto, ou seja, o vento entra pelas janelas e “segura” o veículo e isto faz com que o motor seja mais exigido, com maior desgaste e consumo de combustível.

Já com os vidros fechados e ar ligado, evita-se a criação deste atrito aerodinâmico, tonando a viagem mais econômica. Já na cidade o consumo de combustível será maior utilizando o ar-condicionado do que se estivesse com os vidros abertos.
Resumindo então:  Se estiver a mais de 70 km/h feche as janelas e ligue o ar.
Para finalizar, uma curiosidade: O compressor do ar-condicionado dos carros funciona de forma constante, portanto não importa se você estiver utilizando o ar na potência 1,2,3 ou 4, o consumo de combustível será sempre o mesmo.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

MOTORISTAS ABUSAM DE APARELHOS ELETRÔNICOS, NO CARRO, QUE A LEI PROIBE.

A instalação de DVD no veículo é permitida, mas a lei proíbe que a tela fique na parte da frente. Saiba o que pode de não pode ter no automóvel.
Os carros estão cada vez mais possantes, incrementados, cheios de aparelhos: som, DVD, tudo para deixar o trânsito muito confortável. Mas um alerta aos motoristas, antes de sair equipando seu carro é bom saber o que diz a lei. Para lá e para cá, com a trilha sonora preferida. Para muita gente, dirigir sem música é coisa impensável. Se a tecnologia permite, além do som, porque não ter também imagem dentro do carro?  A instalação de DVD no veículo é permitida, mas quem pensa em pagar caro para ter esse acessório no carro deve, antes, conhecer a lei. Ela proíbe que a tela fique na parte da frente, ao alcance dos olhos do motorista. Esse investimento é para quem está no banco de trás. Mas é difícil convencer os motoristas, diz o gerente de uma loja especializada. Quem for pego desrespeitando a lei recebe multa de R$ 127 e perde cinco pontos na carteira.  A Polícia Rodoviária Federal diz que o aparelho distraiu o motorista. "Qualquer aparelho que desvie a atenção do motorista deve ser evitado"
.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

REEMBOLSO DE IPVA A PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS ROUBADOS EM SÃO PAULO.

48,7 mil proprietários de veículos roubados no Estado de São Paulo tiveram uma ótima notícia no dia de ontem (15/04). O governo de São Paulo anunciou que irá devolver R$ 12,8 milhões de IPVA (Imposto sobre a Propriedaderoubo_de_carro de Veículos Automotores) aos donos de carros que foram lesados após pagarem o imposto.
A medida vale para os carros roubados em 2009 e o reembolso será proporcional ao número de meses em que o motorista ficou sem o veículo e os valores ficarão à disposição do proprietário –na data da ocorrência– no banco Nossa Caixa.
Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado as devoluções serão pagas em quatro lotes até o final de abril. Se o roubo ocorreu no primeiro trimestre de 2009, a data de reembolso será 15 de março. Se ocorreu no segundo trimestre, o reembolso será em 31 de março. Roubo no terceiro trimestre, 15 de abril. Por fim, se teve o carro roubado no quarto trimestre, a data de reembolso será em 30 de abril.
Agora alguns detalhes importantes:
1-) O contribuinte que estiver inadimplente não poderá resgatar o valor enquanto houver a pendência.
2-) O contribuinte precisa ter feito o boletim de ocorrência para ter o benefício.
3-) No caso de recuperação do veículo, volta a ser devido o IPVA no exercício em que ela ocorrer, proporcionalmente aos meses que restarem até o final do respectivo ano.
4-) As datas de liberação dos recursos são, de acordo com a época do roubo ou furto.
Para consultar o valor da restituição, o contribuinte deve acessar a área do IPVA no site da Secretaria da Fazenda.
Deveria o restante do Brasil copiar a ideia.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

NOVAS REGRAS PARA TRANSPORTES DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS.

A partir de 9 de junho, todas as crianças menores de dez anos só poderão viajar de carro em cadeiras especiais para cada faixa etária. É o fim da farra da criançada no banco de trás do carro. A regra faz parte da resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta o transporte de crianças em veículos. Ela vai garantir que todos os carros que transportam crianças tenham um acessório de segurança e que estes produtos sejam certificados pelo Inmetro. Quem não cumprir a nova determinação do código pode receber uma multa se for abordado em uma blitz. Ela é considerada infração gravíssima e representa sete pontos na carteira de habilitação e uma multa no valor de R$ 191,54. A lei que obriga as crianças menores de dez anos a viajar no banco traseiro com acessórios de segurança específicos já existe desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997, e, por isso, não é uma surpresa para muitos pais. Até maio de 2008, no entanto, não havia uma regulamentação que apresentasse os modelos ideais para prevenir acidentes. Depois de uma série de estudos feitos pela diretoria de qualidade do instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), foram aprovadas oito marcas que poderão ser comercializadas no Brasil – todas as que não conquistaram o certificado de qualidade serão retiradas do mercado.

terça-feira, 13 de abril de 2010

FUNCIONÁRIOS DE AUTO-ESCOLA PODERÃO TER RECICLAGEM OBRIGATÓRIA.

Diretores, instrutores e outros funcionários de autoescola que trabalham com formação de motoristas poderão ser obrigados a frequentar cursos periódicos de atualização. O Projeto de Lei 6923/10, do deputado Nelson Goetten (PR-SC), prevê aulas de reciclagem no máximo a cada cinco anos para esses profissionais. O objetivo da proposta, segundo Goetten, é "garantir que os novos motoristas e também aqueles que estejam em processo de readequação sejam treinados por profissionais devidamente atualizados e capacitados". Para o deputado, as qualificações exigidas dos profissionais de autoescolas não são suficientes. "As constantes alterações legais e as novas tecnologias exigem a atualização periódica desses profissionais", argumenta. De acordo com o projeto, o conteúdo, a carga horária e a periodicidade dos cursos serão definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão que coordena a política nacional de trânsito e é responsável pela regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que é alterado pelo projeto.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

ESSA EU GOSTEI, (SOU GORDO).

assento
A Renault da um grande passo para facilitar a vida de pessoas que possuem menos mobilidade. A fabricante francesa anunciou a criação de um novo tipo de “banco da frente” para seu modelo Clio.
Sem alterar as configurações normais dos bancos e do automóvel, o novo assento gira num ângulo de 75º, ficando de frente para a porta facilitando a vida dos que tem menor mobilidade.
O novo banco é, ainda, dotado de apoio para os pés e de todas as normas de segurança indispensáveis neste tipo de dispositivo.
Ainda não tem previsão para chegar ao Brasil, mas na Europa, este item poderá ser solicitado como qualquer outro opcional (como ar-condicionado, trava elétrica e etc) no momento da compra do veículo.

domingo, 11 de abril de 2010

LEI NÃO CUMPRIDA E DEFICIENTES FÍSICOS ENCONTRAM PROBLEMAS NA HORA DE ESTACIONAR.

De acordo com o artigo 3º da Resolução 304 do Conselho Nacional de Trânsito, através da Lei Federal 9.503: Os veículos estacionados em vagas reservadas para portadores de deficiência, deverão exibir a credencial sobre o painel do mesmo, ou em local visível para efeito de fiscalização. Conforme o parágrafo 2º da mesma lei, a credencial prevista neste artigo será emitida pelo órgão ou entidade executiva de trânsito do município de domicílio da pessoa portadora de deficiência e/ou com dificuldade de locomoção a ser credenciada. A credencial, garante direito ao portador de deficiência de usufruir das vagas em estacionamentos, destinadas a eles.  Esta lei não é cumprida, e o que se pode observar é a dificuldade enfrentada por estas pessoas na hora de estacionar seus veículos. Nos municípios, há poucas quantidades de vagas em estacionamentos, destinadas a portadores de deficiência e que na maioria das vezes, acaba sendo desrespeitada.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

MUDANÇA NO LIMITE DE VELOCIDADE DAS CAMINHONETES.

Nova resolução do Contran (Res. 340/10) padronizou a sinalização para a fiscalização de velocidades máximas permitidas distintas no mesmo local ou trecho de via. Para facilitar a compreensão do condutor foi definido que para a fiscalização de velocidades distintas o órgão com jurisdição sobre a via deverá utilizar a sinalização que divide os veículos em duas categorias: veículos leves e veículos pesados.
A Resolução também classificou os veículos , os “leves” correspondem a: ciclomotor, motoneta, motocicleta, triciclo, quadriciclo, automóvel, utilitário, caminhonete e camioneta. Já os “pesados” são: ônibus, microônibus, caminhão, caminhão-trator, trator de rodas, trator misto, chassi-plataforma, motor-casa, reboque ou semi-reboque e suas combinações. A grande mudança é que agora as caminhonetes, como S-10, F-250 e Saveiro e as camionetas EcoSport, Doblò, por exemplo, obedecerão NESSES LOCAIS ONDE HÁ ESSA SINALIZAÇÃO, os mesmos limites de velocidade dos carros de passeio e motocicleta (pois agora todos são considerados leves).
Exemplo de Sinalização
Exemplo de sinalização

quinta-feira, 8 de abril de 2010

PRINCIPAIS CUIDADOS AO DIRIGIR SOB CHUVAS.

Pistas molhadas aumentam em 30% a possibilidade de acidentes de trânsito
O perigo também está nas ruas molhadas e alagadas. Estatísticas apontam que dirigir em dias de chuva eleva em 30% o risco de acidentes no trânsito.
Diversos cuidados podem ser adotados para se evitar acidentes e danos aos veículos.
Os danos mais comuns nessas circunstâncias são provocados por buracos nas pistas encobertos por lâminas de água. Rodas, pneus e suspensões são as principais vítimas. O custo mínimo no caso de suspensão quebrada não é inferior a R$ 300.
Motoristas que insistem em atravessar áreas alagadas podem ter dor de cabeça com o motor. A água aspirada pode provocar danos nos pistões - responsável direto pela “força” do motor - e bloco, espécie de “carcaça” do motor. O custo mínimo, dependendo do modelo, pode ser de R$ 3.000.
Se a água atingir a parte elétrica do carro, o veículo corre risco de sofrer pane provocada por curto.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

PESDESTRE TERÁ DE PAGAR IDENIZAÇÃO POR "ATROLPELAR" CARRO.

A Justiça de Porto Alegre condenou um pedestre a pagar indenização por ter colidido em um veículo, em Porto Alegre, sem respeitar a sinalização de trânsito. O choque teria causado danos ao automóvel. O carro em questão seguia pela via, quando o pedestre teria corrido para cruzar a rua, fora da faixa de segurança, e acabou batendo no veículo. O 2º Juizado Especial Cível da capital apontou o pedestre como culpado, já que os danos no veículo ocorreram somente na parte lateral, o que aponta ter sido ele quem abalroou o automóvel, não o contrário. O acusado recorreu da decisão Segundo o relator do recurso, juiz Leandro Raul Klippel, pedestres também têm o dever de tomar os devidos cuidados ao atravessar uma via, principalmente uma avenida de intenso tráfego. "Fator determinante para a ocorrência do evento foi a imprudência e a negligência da vítima ao atravessar a via". QUERO AQUI OBSERVAR QUE OS MAGISTRADOS ESTÃO VENDO A COISA DO OUTRO LADO TAMBÉM ISSO É MUITO IMPORTANTE PARA A DIMINUIÇÃO DOS ACIDENTES.

terça-feira, 6 de abril de 2010

GOLPISTA TRANFEREM PONTOS PARA HABILITAÇÃO DE OUTROS. FALTA MAIS ALGUMA COISA ACONTECER?

Fraude usa dados verdadeiros e falsa assinatura das vítimas. O número de queixas na polícia envolvendo a transferência de pontos tem aumentado. Não há indícios de que uma quadrilha esteja por trás destes casos, mas, em todos eles, a fraude é praticada com os dados verdadeiros e uma falsa assinatura das vítimas. O Departamento Nacional de Trânsito estuda uma maneira de tornar mais rigorosa a transferência de pontos em todo o Brasil.  O dono do veículo também comete crime de falsidade ideológica e falsificação de documento público que podem dar até seis anos de cadeia. A polícia avisa que os motoristas que contratam alguém para retirar ilegalmente a pontuação da carteira também estão cometendo crime.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A IMPORTÂNCIA DE SE FAZER A REVISÃO.

revisaoEfetuar a revisão do seu carro - seja ele 0km ou usado - é de extrema importância para sua segurança e para não ter surpresas desagradáveis quando menos se espera. Por isto não espero seu carro apresentar nenhum defeito para fazer a revisão, seja em uma autorizada ou em uma oficina de sua confiança.
O mais comum, principalmente quando o carro é novo, é que as revisões sejam feitas a cada 10 mil quilômetros. Nesta primeira vistoria são conferidas as condições gerais do carro (motor, correrias, freios e equipamentos de segurança) e efetuada a troca de óleo e filtro.
Depois, na de 20 mil, a inspeção é mais demorada: além de trocar óleo e filtros, se for flex, substitui-se o filtro de combustível entre outros itens.
Vale lembrar que se o carro for 0km e você não seguir o programa de revisões da concessionária (indicados no manual do proprietário) o risco de você perder a garantia do veículo são grandes.
Se mesmo assim você insistir em não fazer a revisão, fique atento ao nível de água e de óleo bem como aos barulhos que seu carro faz.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

ATENÇÃO REDOBRADA NESTE FERIADO DE PÁSCOA.

Os condutores precisam ter atenção redobrada neste feriado de Páscoa. Muitas estradas que cortam o nosso querido Piauí passam por problemas de estrutura. Podemos citar a PI-140, trecho de Floriano a Itaueiras esta em reforma, a BR-220, que liga o Piauí com o Maranhão muito movimento por parte dos caminhões e por último a BR-343, que liga Floriano a cidade de Jerumenha se destaca por ter muitos acidenstes envolvendo animais.
Nós que fazemos o blog queremos desejar uma feliz páscoa a todos os nossos amigos juntamente com seus faíliares para que juntos possam entender o verdadeiro sentido da páscoa.

ÔNIBUS PODERÃO TER QUE ADOTAR O USO DE VIDROS REFLEXIVOS.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6890/10, da deputada Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG),que torna obrigatório o uso de vidros reflexivos em veículos de transporte coletivo. Inclusive é a segunda vez que  postamos esse projeto no blog, a primeira foi em 2008. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). A regulamentação da medida será feita pelo Conselho Nacional do Trânsito (Contran).
 Os vidros reflexivos, produzidos à base de óxidos metálicos, refletem os raios solares sem prejudicar a visibilidade dos motoristas. Esse tipo de vidro, segundo Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG), tem sido cada vez mais utilizado pela construção civil por contribuir para a redução da temperatura das edificações e, consequentemente, gerar economia de energia com aparelhos de ar condicionado. Para Maria Lúcia Cardoso, os vidros reflexivos podem ser aproveitadas em ônibus para melhorar o conforto térmico. Ela acredita que o uso de ar condicionado nesses veículos, apesar de também oferecer conforto aos passageiros, tem um preço elevado e aumenta o consumo de combustível, causando danos ambientais.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo onde o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo (de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania). O projeto perderá esse caráter em duas situações: – se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); – se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário.