O ABS (Antilock Braking System) é um sistema de segurança ativa que evita que as rodas travem em frenagens de emergência – situação em que o veículo
corre o risco de perder a aderência à pista e derrapar. As derrapagens
estão entre os fatores que mais contribuem para a ocorrência de
acidentes. Com o ABS, as rodas continuam com aderência à pista, o
motorista mantém o controle sobre o veículo, sua estabilidade, e pode
desviar de obstáculos mesmo pisando fundo no freio.
Para frenagens de emergência
Esse sistema eletrônico faz um monitoramento da rotação de cada roda, comparando-as com a velocidade
do veículo. O ABS só entra em ação quando essa rotação da roda diminui
muito em relação à velocidade do carro, indicando uma frenagem de
emergência. O sistema envia sinais para que haja alternâncias muito
rápidas entre alívio e pressão sobre os freios, que ocorre em frações de
segundo – tempo suficiente para evitar que as rodas travem.
O ABS pode equipar também motos. Nas motocicletas o princípio é
o mesmo dos automóveis, aplicando-se força normal e firme nos manetes
de freio, há a distribuição eletrônica da intensidade de frenagem nas rodas traseira e dianteira evitando o travamento das rodas.
Veja mais sobre outros dispositivos:
ESP
Sistema de controle eletrônico de estabilidade, o ESP
(Electronic Stability Program) mantém o veículo estável durante curvas
muito rápidas e desvios bruscos. Ele atua nos freios dianteiros e
traseiros de forma seletiva, corrigindo a trajetória do veículo. Um
passo além em se tratando de segurança
ativa, o ESP combina os recursos do ABS com um sistema de controle de
tração (TCS), que evita que as rodas derrapem durante uma aceleração muito brusca.
EBD
O EBD (Electronic Brake Force Distribution) é um sistema que controla
a distribuição da força de frenagem, aplicando em cada roda uma força
de frenagem diferente, para compensar a distribuição das forças e
equilibrar a estabilidade do veículo.
TCS
O TCS (Traction Control System) é um sistema de segurança ativa cuja
função é impedir que as rodas percam a tração (girem em falso),
reduzindo o torque enviado às rodas, evitando, assim, derrapagens ou
perda de aderência com o solo.
PISE FUNDO NO PEDAL
Com um sistema convencional de frenagem, o motorista tem receio de
pisar com toda a força no pedal do freio, numa situação de emergência,
pois sabe que as rodas podem travar. Com o ABS, não funciona assim. Numa
frenagem de emergência, pressione o pedal e mantenha a pressão sobre
ele com força máxima – sem medo. Você pode vir a perceber um tremor do
pedal, mas mantenha a pressão, até atingir a velocidade adequada para o
desvio do obstáculo à frente. O tremor é característico do sistema ABS e
acontece pela rápida variação na pressão do freio.
ABS NÃO EXCLUI CAUTELA
É importante ter em mente que velocidade tem limite. Não há recurso
de segurança que salve vidas se houver um exagero no risco proporcionado
por uma combinação entre excesso de velocidade e manobras perigosas.
Fonte: Boletim Técnico CESVI
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