Se
você sente uma trepidação estranha no seu carro, dê uma olhada nos
pneus. Eles podem estar tortos, o que os deixa instável, especialmente
nas rodas dianteiras.
Os pneus costumam entortar por dois motivos: deformação por pancadas ou desgaste irregular, explica José Carlos Quadrelli, gerente geral Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil. “A deformação pode ocorrer devido a um impacto, o que pode desagregar algum componente interno e criar uma ‘bolha’ na banda de rodagem ou lateral”, diz o especialista.
Já o desgaste irregular pode ocorrer por vários motivos, como a pressão errada, falta de calibragem, desalinhamento da suspensão, desbalanceamento, desgaste ou quebra de componentes da suspensão e excesso de carga. Esses fatores “comem” a borracha mais de um lado do que do outro, deixando a peça desequilibrada.
Independentemente do motivo, se o pneu estiver torto o jeito é trocá-lo. Não há concerto para recuperá-lo. O motorista precisa ainda fazer balanceamento e geometria para conferir se o alinhamento está correto.
Vale lembrar que é fundamental para vida útil do pneu a revisão da suspensão a cada 10 mil quilômetros. Com essa quilometragem também é recomendado fazer o rodízio dos traseiros com os dianteiros para garantir o desgaste uniforme da borracha.
Os pneus costumam entortar por dois motivos: deformação por pancadas ou desgaste irregular, explica José Carlos Quadrelli, gerente geral Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil. “A deformação pode ocorrer devido a um impacto, o que pode desagregar algum componente interno e criar uma ‘bolha’ na banda de rodagem ou lateral”, diz o especialista.
Já o desgaste irregular pode ocorrer por vários motivos, como a pressão errada, falta de calibragem, desalinhamento da suspensão, desbalanceamento, desgaste ou quebra de componentes da suspensão e excesso de carga. Esses fatores “comem” a borracha mais de um lado do que do outro, deixando a peça desequilibrada.
Independentemente do motivo, se o pneu estiver torto o jeito é trocá-lo. Não há concerto para recuperá-lo. O motorista precisa ainda fazer balanceamento e geometria para conferir se o alinhamento está correto.
Vale lembrar que é fundamental para vida útil do pneu a revisão da suspensão a cada 10 mil quilômetros. Com essa quilometragem também é recomendado fazer o rodízio dos traseiros com os dianteiros para garantir o desgaste uniforme da borracha.
Fonte: Terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.