As grandes cidades estão com cada vez mais engarrafamentos
em suas ruas, avenidas e, até mesmo, estradas próximas a metrópoles. A
saúde da população cada vez piora mais: é o stress, a poluição... Nos
feriados e férias, o caos. Nestas datas, é comum ver motoristas parados
em acostamentos devido a panes, muitas vezes devido aos
congestionamentos, que aumentam o desgaste de peças e engrenagens dos
veículos, comprometem o funcionamento e, consequentemente, reduzem a
vida útil dos carros.
Os números provam
essa lógica. Dados da Associação Brasileira de Concessionárias de
Rodovias (ABCR) mostram que foram registrados 1,3 milhão de atendimentos
a veículos que trafegaram em rodovias em 2011 por pane e falha mecânica
e elétrica. Mas nem precisa ir muito longe: mesmo antes de qualquer
pane, o uso excessivo de engrenagens como freio e embreagem, por
exemplo, oferece risco ao motorista.
Claro que a manutenção preventiva é fundamental para evitar tais
situações, segundo Julio Alvarez, proprietário da Arbopec Autopeças,
localizada em Santos, litoral de São Paulo. “Mas algumas atitudes ao
volante reduzem os efeitos negativos de um engarrafamento. Pequenos
vícios do motorista quando o trânsito está parado contribuem para o
desgaste das peças”.
Confira as dicas de Alvarez para preservar seu veículo.
Dicas para a manutenção do carro
Muitos motoristas não percebem, mas estão com o pé viciado no pedal
da embreagem. Em trânsito muito lento, em que se alternam primeira e
segunda marcha, os motoristas vão fazendo o carro se movimentar somente
com a embreagem. Evite esse vício. Encurte o tempo do pé no pedal e
deixe em ponto morto quando o carro estiver parado.
Freio
Pastilhas de freio são peças que, naturalmente,
sofrem muita pressão em congestionamentos. São bastante requisitados no
irritante “para-anda-para”. Nos engarrafamentos em estradas de serra, a
situação é ainda pior. Além disso, pisar demais no freio exige mais da
bateria. Quando estiver no trânsito parado da cidade, mantenha distância
suficiente do carro da frente para não precisar usar o freio com tanta
frequência e muito bruscamente. Já em serras, prefira o freio de mão nos
momentos de parada.
Motor
Só desligue o motor se o trânsito estiver realmente parado e o
veículo não for se deslocar por vários minutos. Ficar ligando e
desligando o motor sobrecarrega a bateria. Isso sem dizer que esse
comportamento gasta mais combustível. Após dar partida, mantenha o
veículo ligado por pelo menos 15 minutos, tempo suficiente para que a
carga total seja reposta. IMPORTANTE: se estiver em um túnel, é melhor
desligar o carro, para evitar superaquecimento e concentração de
monóxido de carbono, que faz mal à saúde.
Bateria
Cautela ao deixar ligados som ou lanternas, ou outros equipamentos
nos momentos em que o motor estiver desligado. Som ligado por muito
tempo descarrega a bateria.
Sistema de arrefecimento
Manter o sistema de arrefecimento, ou resfriamento,
do motor em bom estado é condição essencial para fazer seu veículo
sobreviver a sucessivos congestionamentos. É um sistema responsável por
manter a temperatura do motor, evitando o superaquecimento quando o
carro está parado, por exemplo. Cumprir essa recomendação exige consulta
a profissionais especializados, oficinas e autopeças.
Revisão
Cheque sempre itens como as molas e amortecedores
da suspensão, para uma melhor dirigibilidade; luzes de freio e de ré e
faróis, cujo perfeito estado é obrigatório, sob pena de multa; palhetas
de para-brisa, que ressecam com a exposição ao sol e prejudicam
visibilidade nos dias de chuva em qualquer ocasião, seja no trânsito
livre ou em congestionamentos; líquido do reservatório para limpar o
para-brisa.
Fonte: Bem Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.