O Congresso estuda outras mudanças na Lei Seca para torná-la mais  eficaz no combate à impunidade no trânsito. A principal aposta é no  aumento das punições, a começar pelo tempo de prisão. Advogados e  integrantes do governo, porém, apontam falhas técnicas nessas propostas.  Da forma como está redigido o projeto aprovado na quarta-feira na CCJ,  por exemplo, o motorista bêbado que provocou a morte de alguém não será  mais processado por homicídio, mas apenas por dirigir alcoolizado, sendo  agravante o fato de estar alcoolizado e ter provocado a morte.
Além disso, argumentam os críticos da proposta que não seria possível  unir as duas coisas. Uma coisa seria dirigir alcoolizado e o risco que  isso causa. Outra coisa é o resultado provocado pelo acidente. O que  parece um detalhe técnico poderia render discussões no Judiciário.
Esse aumento do tempo de prisão é mais uma tentativa de o Congresso superar uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte entendeu ser homicídio culposo (sem a intenção de matar) a morte de alguém por um motorista embriagado.
Esse aumento do tempo de prisão é mais uma tentativa de o Congresso superar uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte entendeu ser homicídio culposo (sem a intenção de matar) a morte de alguém por um motorista embriagado.
Com essa decisão, foi drasticamente reduzida a pena para um motorista  que havia sido condenado por homicídio doloso (quando há intenção de  matar). A pena prevista para o homicídio simples é de 6 a 20 anos de  reclusão. A pena para o homicídio culposo varia de 1 a 3 anos. A mudança  em outro projeto preparado por deputados elevaria a pena para até 12  anos.
Eficácia
A ideia não é bem recebida por Pedro Abramovay, que era o secretário  de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça no momento da  elaboração da Lei Seca. “Não adianta aumentar a pena, porque a pessoa  que dirige bêbada pensa que nada vai acontecer, não vai se envolver num  acidente. O que é preciso é evitar que mais pessoas dirijam bêbadas.”
“O que precisamos resgatar é a eficácia da lei. O texto hoje causa  uma impunidade sem precedentes. É preciso achar um ponto de equilíbrio  entre a punição a motoristas que dirigem embriagados e o direito desses  motoristas”, afirmou o atual secretário de Assuntos Legislativos do  Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira. “Não é para endurecer a lei, é  para garantir a eficácia.” As informações são do jornal O Estado de S.  Paulo.
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