No trânsito, boas atitudes entre
condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania.
É essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia
a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas
negativas. “Precisamos nos convencer de que mudanças pessoais
necessárias para que haja melhora, dependem unicamente de nós”, explica
Eliane Pietsak, pedagoga e consultora do Portal.
Para ajudar a melhorar a qualidade
nos relacionamentos e diminuir acidentes, o Portal do Trânsito lista
atitudes que podem fazer a diferença no trânsito.
Comunicação face a face: como agir?
No trânsito, algumas ocorrências
provocam comunicação “cara a cara”. Nessas “conversas”, comuns em
incidentes, geralmente são transmitidas várias outras “impressões” além
da mensagem que está sendo falada. É preciso tomar cuidado com entonação
de voz e expressões utilizadas, que podem complicar a situação, ao
invés de resolvê-la.
Usar o veículo para a finalidade correta
Utilizar o veículo para demonstrar
nível social, para compensar sentimentos de inferioridade e insegurança,
bem como usar o tamanho e a potência para intimidar os outros, são
atitudes socialmente reprováveis.
Não participar de brigas e discussões
O “bate-boca” não resolve, porque
ninguém mais está escutando. O ideal é não participar de
desentendimentos desse gênero. O participante mais capaz e inteligente
procura acalmar os ânimos para voltar ao diálogo.
Saber distinguir o momento oportuno
Congestionamentos, incidentes e
situações tensas geram irritação e desconforto. Nestas circunstâncias, é
preciso manter a cabeça fria e escolher o momento ideal para agir, pois
qualquer gesto ou atitude imprópria pode gerar confusão e até
acidentes.
Agir com bom senso
No trânsito, atitudes refletidas e
bem pensadas podem fazer a diferença em momentos de tensão ou em
situações críticas. O condutor consciente é aquele que, em uma situação
delicada, pensa antes de agir, procura analisar os dois lados e ser
justo em palavras e decisões sem ficar nervoso, principalmente se o
errado for ele mesmo.
Ver o lado positivo
É preciso compreender certas atitudes
incorretas dos outros motoristas, pois, provavelmente, não tiveram a
oportunidade de analisar suas atitudes e melhorar seu comportamento no
trânsito. Jamais reagir, pois um erro não justifica o outro.
Mensagens simples e diretas
A comunicação entre os usuários do
trânsito deve ser simples e objetiva, para que não dê margem para má
interpretação. Mensagens curtas e rápidas facilitam a compreensão entre
condutores e pedestres ou demais usuários, contribuindo para a boa
fluência do trânsito e evitando acidentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.