segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

REVISÃO PREVENTIVA DO MOTOR PODE EVITAR FALHAS DURANTE A VIAGEM.

Com a chegada das festas de final do ano e das férias, muitos motoristas começam a pegar a estrada, mas nem sempre fazem uma revisão antes de sair de casa, que evitaria o risco de quebras inesperadas durante a viagem.
Entre os componentes que devem passar por uma revisão, o GMA (Grupo de Manutenção Automotiva) destaca que a correia dentada merece uma atenção especial. É importante checar o manual do fabricantes e verificar quando a peça deve ser substituída de forma preventiva.
“Se a troca não é efetuada dentro do período indicado no manual, a correia pode romper com o motor em movimento. Neste caso, o carro para imediatamente, como se o motorista o tivesse desligado. É importante ressaltar que a substituição da correia é muito mais em conta, comparada a retífica do cabeçote e à troca das válvulas amassadas”, explica o coordenador da GMA, Antônio Carlos Bento.
Outras dicas
Segundo Bento, a correia funciona silenciosamente, quando utilizada nos padrões sugeridos. Ruídos vindos do motor são um sinal claro de há algum problema.
Outra dica importante é evitar o superaquecimento do motor. Para isso, é preciso fazer uma revisão no sistema de arrefecimento, que é composto por vários itens que trabalham interligados, para controlar a temperatura do motor. Vale lembrar que não basta ficar recolocando água no reservatório do líquido de arrefecimento. O ideal é levar o carro a uma oficina de confiança.
É importante tembém respeitar as trocas de óleos lubrificantes no período indicado pela montadora. Em caso de vazamento, o essencial é procurar uma oficina para resolver o problema.
Um veículo em bom estado de uso mantém o consumo de combustível dentro da média prevista pelo fabricante e também ajuda no desempenho do motor.
Itens de segurança
Para garantir a segurança na sua viagem e também evitar as multas de trânsito confira os itens de segurança do seu carro.
Antes de sair casa faça a revisão dos seguintes itens:
•Lâmpadas das lanternas e faróis
•Palhetas do limpador de para-brisa
•Nível do reservatório do limpador do para-brisa
•Nível do fluido de freio (se estiver baixo, não completar; procure a oficina para verificar as pastilhas do freio)
•Calibragem e desgaste dos pneus e também do estepe
•Freios e suspensão
•Alinhamento de direção
•Balanceamento de rodas
•Rolamentos de rodas
Fonte: Info Money

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.