O transporte público ineficiente, recordes de congestionamento, combustível caro... não importa o motivo, muitas pessoas têm visto nos veículos de duas rodas uma opção mais barata e rápida de se locomover nas grandes cidades. Depois de convencer o companheiro de que a motocicleta pode não ser um veículo tão perigoso, chega a hora de escolher a primeira moto.
Surge então a dúvida: qual a melhor opção? Para os iniciantes que querem fugir do ônibus lotado ou trocar as quatro rodas por duas, aconselha-se uma moto de baixa capacidade cúbica (aquelas cujo motor tem 50 a 150 cm³, fornecendo menor desempenho e força). Além de serem fáceis de pilotar, as pequenas são econômicas e driblam o trânsito urbano com maior desenvoltura.
Mesmo assim, o futuro motociclista vai ter de escolher entre inúmeros modelos. Há muitos anos, bastaria decidir se sua moto de 125 cm³ teria motor quatro ou dois tempos. Porém, com o crescimento do mercado de motocicletas na última década, os fabricantes apostaram em outros segmentos, como CUB e scooters. Genuinamente urbanos, esses dois estilos são excelentes para quem quer um veículo de duas rodas para ir e vir com economia e facilidade, mas têm suas limitações.
Para ajudar nessa escolha, a redação da Infomoto rodou diariamente com três legítimos representantes de cada categoria: a street Honda CG 125 Fan; a CUB Yamaha Crypton 115 e o scooter Dafra Smart 125. Este não é um comparativo entre os modelos, pelo contrário. Não há a melhor entre elas -- cada uma das três motos de estilos diferentes tem suas características, vantagens e desvantagens. O principal ponto para se levar em conta é o uso que cada um vai fazer destes veículos. Outro fator importante é o trajeto e a distância a ser percorrida diariamente.
CICLÍSTICA
Entre os modelos testados, apenas a Honda CG 125 Fan é uma motocicleta "de verdade”. A Crypton é uma CUB (Cheap Urban Bike, ou moto urbana de baixo custo, numa tradução livre) e o Smart é um scooter. A principal característica que diferencia a CG 125 dos outros estilos é que o piloto vai montado na moto, enquanto na scooter e na CUB o motociclista vai sentado.
Além disso, a moto tem quadro e suspensões mais robustos e rodas maiores (17 polegadas), itens que garantem mais estabilidade em altas velocidades e enfrentam melhor o asfalto ruim de nossas vias. Já os scooters têm rodas menores (no caso do Dafra Smart são de 10 polegadas) e foram projetados para o uso estritamente urbano, em velocidades mais baixas. A Yamaha Crypton tem rodas de mesmo diâmetro da CG (aro 17), porém seu quadro é do tipo underbone, comum na categoria. As CUB ou motonetas, aliás, podem ser consideradas um meio termo entre as motos e os scooters.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.