sábado, 31 de janeiro de 2009

SIMULADOR DE DIREÇÃO



Em alguns paises é comum as auto-escolas terem simuladores de direção tanto para motos, carros e caminhões.
Em São Paulo, chegou um simulador de caminhões, que está rodando o estado levando o “vídeo game” para empresas interessadas. No simulador, o motorista tem a mesma sensação de está dirigindo um caminhão, mas sem o risco de acontecer algum acidente de verdade.
O programador pode alter as condições de pista, tempo e fluxo.
Adorei essa idéia e acho que deveria ser obrigado toda auto-escola ter um simulador. E ainda ser aplicado o teste tanto nas pessoas que estão tirando sua primeira habilitação, quanto as que estão renovando sua carta.

STRESS NO TRÂNSITO "PERIGO"


Muita gente passa horas no volante e fica estressado com muitas coisas.
Algumas pessoas têm problemas com a família, emprego, saúde. E juntando com o stress do trânsito vira uma bomba relógio.
Pessoas que estão nesse nível de stress não podem dirigir, pois podem causar algum acidente ou prejuízos para a sociedade.
O correto são essas pessoas procurarem ajuda médica que rapidamente essa “raiva” passará. Mas é muito difícil a pessoa assumir para ela mesma que é assim, então eu peço que se vocês leitores conhecem alguém que está nesse nível de stress, que fale com a pessoa e a ajude!

Abraço!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

RASTREADOR SERÁ OBRIGATÓRIO


De acordo com a resolução de nº 245 do Contran, todos os veículos nacionais e importados deverão incorporar, de fábrica, dispositivos de rastreamento via satélite a partir de agosto. A medida tem como objetivo principal a redução dos casos de roubos e furtos de veículos no País.
O equipamento vira instalado no carro, mas caberá ao proprietário contratar ou não o serviço de rastreamento.
Eu achei muito boa essa resolução, pois nos dias de hoje para achar o veículo roubado é muito difícil, e quando achado depois de algum tempo ele pode está destruído, faltando de rodas até peças.

BAFÔMETRO NO CARRO

Uma feira de tecnologia automotiva no Japão mostrou um carro que para ser ligado o motorista tem que fazer o bafômetro.
A novidade deveria chegar logo ao Brasil.
Uma pessoa sozinha e bêbada não poderia dirigir.
Mas será que pegaria? Pois no Brasil tudo se dá um jeito, não é?
Talvez iria ter gente pedindo pra outras pessoas fazerem o bafômetro para elas.
Mas e essas pessoas que topariam???
NA MINHA OPINIÃO É CO-AUTOR, MERECE SER PUNIDO TAMBÉM.
Cadê a responsabilidade?
Bom isso são suposições, pois acredito que a maioria não iria agir assim e nunca dirigiria se o aparelho mostra-se que a pessoa está bêbada.

Abraço!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

DICAS PARA O GARUPEIRO

Nunca subir ou descer da moto sem o conhecimento do condutor, pois ele poderá se desequilibrar.
2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se for necessário engrenar a marcha ré.
3. Nas freadas e arranques, apoiar-se nas alças e não no condutor.
4. Ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras torna a moto mais manobrável.
5. Apoiar mais fortemente nas pedaleiras quando a moto circula no trânsito.

O PISCA -ALERTA

É um importante instrumento de sinalização presente em todos os veículos, sejam eles de passeio, utilitários, caminhões, ônibus ou motos. Sua correta utilização é fundamental para sinalizar aos demais motoristas que o seu veículo encontra-se parado ou que há possíveis perigos à sua frente na pista, diminuindo assim as chances de acidentes como engavetamentos ou qualquer outra ocorrência que coloque em risco a vida dos usuários das vias.
O Código de Trânsito Brasileiro, através do artigo 251, parágrafo 1º, prevê que o pisca-alerta deve ser utilizado somente em imobilizações ou em situações de emergência. Por tanto trafegar com ele em funcionamento constante é um erro. Há inclusive algumas situações nas quais o uso inadequado desse instrumento pode resultar em acidentes graves, como por exemplo, utilizá-lo em trechos onde há neblina. Devido à baixa visibilidade, o motorista que vem atrás pode ter a impressão de que o veículo está parado e, portanto, frear. Já o motorista que vinha atrás deste não ter tempo para frear e bater.
Na Europa é comum usar o pisca-alerta no caso de haver um congestionamento ou problema súbito qualquer numa estrada ou via principal. E assim que os motoristas dos carros atrás diminuírem a velocidade, tendo percebido o problema a frente, então quem acionou o pisca-alerta pode desligá-lo. Ninguém segue viagem com o pisca-alerta ligado.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

PEDALANDO SEGURO


Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa.
Ex: Esse trecho que vai do Posto Trevo até o CEFET, os diretores dos estabelecimentos de ensino que margeiam aquela BR vendo o perigo de acidente podem muito bem junto ao DNIT que é o orgão que tem juridição sobre a mesma solicitar atrvés de ofício a circulação de bicicleta no lado esquerdo da BR.

VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA


Art.61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas as suas características técnicas e as condições de trânsito.
§ 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:
I - Nas vias urbanas:
a) Oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido:
b) Sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;
c) Quarenta quilômetros por hora, nas vias coletoras;
d) Trinta quilômetros por hora, nas vias locais;
II - Nas vias rurais (nas rodovias):
1) Cento e dez quilômetros por hora para automóveis e camionetas;
2) Noventa quilômetros por hora, para ônibus e microônibus;
3) Oitenta quilômetros por hora, para os demais veículos;
b) Nas estradas, sessenta quilômetros por hora.

QUEM TEM A PREFERÊNCIA

O que diz o CTB.
ART. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
III - Quando o veículo, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:
a) No caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;
b) No caso de rotatória (Balão como é conhecido aqui em Floriano), aquele que estiver circulando por ela;
c) Nos demais casos, o que vier pela direita do condutor.
Fui claro JAIR FEITOSA?
Se não só lá na Delcy agora.

domingo, 25 de janeiro de 2009

FLORIANO A 7ª CIDADE DO ESTADO DO PIAUÍ MAIS VIOLENTA, NÃO PODEMOS DEIXAR QUE A PRINCESINHA DO SUL GANHE TÍTULOS COMO ESSE.

AQUI ESTA A FOTO DA PRIMEIRA CAMINHADA DAS FAMÍLIAS EM BUSCA DA PAZ. TEMOS QUE NOS CONCIENTIZARMOS QUE PODEMOS FAZER A PAZ REINAR EM NOSSA CIDADE, DIA 25/01/2009, MAIS DE 5.000 PESSOAS DE BEM PARTICIPARAM, VAI FICAR NA HISTÓRIA E NO CALENDÁRIO DA CIDADE.

PIADAS NO BLOG


Sabe porque o português usa pijama pra pilotar moto?

Pra deitar nas curvas.

PIADAS NO BLOG


O bêbado entra no ônibus senta ao lado de uma freira que fala:

- Meu filho, você ta indo pro inferno.

E o bêbado imediatamente fala para o motorista:

- Pare o ônibus que eu vou descer.”

sábado, 24 de janeiro de 2009

SIGLAS DOS CARROS


Todo carro, nacional ou importado vem com o nome do veículo e uma sigla, que sempre atiça a curiosidade de todos. Os fabricantes criam a versão de um automóvel de acordo com critérios específicos e subjetivos.
Segue abaixo por ordem alfabética o significado das siglas:
4×4 - Representação numérica do tipo de tração do veículo, em que as quatro rodas são motrizes.
4WD - Four Wheel Drive, carros com tração nas quatro rodas.
AWD - All Wheel Drive, identifica os carros equipados com tração integral nas quatro rodas.
Cauda Kamm - Desenho de carroceria alusivo ao aerodinamicista alemão Wunibald Kamm, que concebeu o corte abrupto na traseira, com o objetivo de criar um conjunto perfeitamente aerodinâmico.
CD - Comfort Diamond (conforto diamante).
CL - Comfort Luxe (conforto de luxo).
CS - Comfort Super (conforto super).
CSL - Comfort Super Luxe (conforto super luxo).
DLX - De Luxe (de luxo).
EFI - Electronic Fuel Injection (injeção eletrônica de combustível).
Elegant - Elegante, equipada com itens adicionais de conforto e segurança.
ELX - Electronic Luxe Extra (versão eletrônica de luxo extra).
EX - Economic (versão econômica ou “E” de econômico e “X” de extra, para indicar itens de conforto complementares).
Executive - Executivo.
Express - Expresso, remete ao uso utilitário de entregas de carga.
GHIA - Nome de um famoso estúdio italiano de estilo, que identifica as versões mais luxuosas.
GL - Gran Luxe (grande luxo).
GLS - Gran Luxe Super (grande luxo super).
GLX - Gran Luxe Extra (grande luxo extra).
GSI - Gran Sport Injection (grande esporte injeção).
GT - Gran Turismo ou Gran Touring.
GTA - Gran Touring Automatic.
GTI - Gran Turismo Injection.
GTS - Gran Turismo Sport.
HGT - High Grand Tourism.
HLX - High Luxury, alto luxo ou High Level Extra, alto nível extra.
Initiale - Inicial.
Kompressor - Compressor (carros equipados com compressor para encher os cilindros com pressão superior à atmosférica).
L - Luxo.
LX - Luxo Extra.
LS - Luxo Super.
MPFI - Multipoint Fuel Injection (injeção de combustível multiponto).
MPI - Multipoint Injection (injeção multiponto).
RL - Ranking Low (ranking inferior).
RN - Ranking Normal (ranking normal).
RT - Ranking Top (ranking topo).
RXE - Ranking Extra (ranking extra).
S - Super.
SLX - Super Luxo.
Stile - Estilo.
SULEV - Super Ultra Low Emissions Vehicle (veículo de emissões superultrabaixas).
Supercharger - Superalimentado (carros com enchimento dos cilindros com pressão superior à atmosférica).
SUV - Sport Utility Vehicle (veículo utilitário esportivo).
SX - Standard Extra.
SW - Station Wagon (perua).
Targa - Carros semiconversíveis, cujo teto pode ser parcialmente removido entre a moldura do pára-brisa e um arco de proteção largo atrás do motorista e passageiro.
Turbo - Carros equipados com turbina para encher os cilindros com pressão superior à atmosférica.
Twin Cam - Carros com motor equipado com duplo comando de válvulas.
XL - Extra Luxe (luxo extra).
XR - Experimental Research (pesquisa experimental) ou Extra Racing (competição extra).
XLT - Extra Luxo Total.
Wind - Vento.
Working - Trabalho (para carros utilitários).

CARROS CLONADOS

Os carros recebem uma série numérica que é gravada no chassi, motor, vidros e carroceria. Esses números são registrados com uma máquina especial, instalada na linha de montagem, já os vidros saem marcados da fornecedora.
Existe um controle rigoroso dentro das fábricas por parte do Denatran, mas os criminosos conseguem acesso a todos os números do veículo, inclusive ao Renavam. As quadrilhas anotam o número da placa de um veículo na rua, cor e o modelo e puxam todas as informações sobre o veículo para fazer a clonagem.
Os peritos só conseguem identificar a diferença porque a cópia nunca é perfeita, já que a máquina e o processo utilizado não são os mesmo das fabricantes.
É preciso ficar ligado para não comprar um carro clonado, e acontece muito. Na hora que as pessoas vão fazer o seguro que descobrem, mas normalmente dá tempo de devolver o carro.
Para evitar problemas durante a compra do veículo você deve consultar o histórico do carro por meio de despachantes ou do próprio Detran.
No caso do seu carro for clonado e vierem multas, a única coisa que pode ser feita é justificar com algum documento anexo que prove o local onde esteve o verdadeiro carro no momento da infração, como um bilhete de estacionamento, no site do Denatran há as instruções para o procedimento.
Já para descobrir se o carro está irregular, basta fazer uma vistoria de chassi no Ciretran (Circunscricional Regional de Trânsito) da cidade.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

PNEU NOVO É ATRÁS


O ideal é trocar os quatro pneus de uma vez, mas como as vezes não é possível comprar os quatro, o ideal é colocá-los a trás.
Segue abaixo alguns motivos:

1 - Melhor resposta nas saídas em veículos de tração traseira;

2 - Melhor aderência em terrenos inconsistentes em veículos de tração trasei.

3 - Melhor dirigibilidade e maior segurança em veículo sobreesterçante, que são aqueles com maior tendência de perder a aderência na traseira (geralmente com tração nas rodas de trás), o que é mais difícil de ser controlado;

4 - Otimização dos freios porque a carga sobre o eixo dianteiro pode vir a ser o dobro daquela aplicada no eixo traseiro, o que justifica a necessidade de ter pneus com maior aderência no eixo menos carregado, para melhor distribuir a ação dos freios;

5 - Melhor desempenho em pavimentos de baixa aderência;

6 - Uma perfuração ou avaria num pneu dianteiro é rapidamente constatada e o controle do veículo é facilitado pela direção. Por esta razão, os pneus novos ou os em melhor estado devem ser montados nas posições traseiras onde a percepção de qualquer problema dessa ordem é mais demorada e onde o controle do veículo também é mais difícil;

7 - Nas situações críticas, como por exemplo, em dias de chuva, uma eventual aquaplanagem em curva é muito mais perigosa nos pneus traseiros do que nos dianteiros.

COMO REDUZIR OS EFEITOS DA AQUAPLANAGEM


Aquaplanagem ocorre quando o carro passa numa poça cheia d’água, principalmente quando está em alta velocidade, o que acaba formando uma película de água entre a roda e o asfalto e o pneu perde o contato com o solo momentaneamente, fazendo com que o carro perca o controle.
Quando este fênomeno ocorrer, deve-se manter a direção firme e evitar freadas ou mudanças bruscas no volante, apenas tire o pé do acelerador e logo você sentirá a direção voltar ao seu controle.
Pneus lisos ou de meia-vida tendem a aumentar os efeitos da aquaplanagem, devido á quase ausência de sulcos, os quais servem justamente para escoar a água na banda de rodagem.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

CURIOSIDADE NO BLOG

O significado de algumas peças. Como existe muitos termos utilizados pelos mecânicos, pesquisei outra lista com mais alguns termos:

Altura de rodagem
É à distância do solo em relação a um ponto de referência no chassi ou carroceria do carro. Toda a geometria de suspensão e direção é baseada em uma altura de rodagem padrão. Essa altura tende a diminuir com o tempo e com a quilometragem do veículo. Isso ocorre devido à deformação das molas da suspensão. Por isso, a altura do solo deve ser verificada nas revisões periódicas e, enquanto for possível, deve ser ajustada - até o momento em que a troca das molas será necessária.

Calço hidráulico
É um fenômeno que provoca danos ao motor por causa da aspiração de água, que pode entrar no sistema de admissão de ar quando, por exemplo, se trafega em um trecho alagado. Nesse caso, a água, que não se comprime, entra nos cilindros e impede que os pistões sigam o curso normal. O motor, que até o momento da aspiração da água estava em funcionamento, fará força para girar e assim provocará um forte golpe, que entortará as bielas - peças nas quais os pistões são fixados - entre outros inúmeros problemas.

Equalizador de escape
É um tubo que liga os dois canos de escapamento nos sistemas de escape duplo em motores em V, principalmente do tipo V8 (oito cilindros em V). O equalizador é a junção dos canos após os coletores de escapamento e, como o nome já diz, tem a finalidade de equilibrar as pressões de todos os cilindros.

Linha de cintura
É o ponto de encontro entre a parte lateral da carroceria de metal com o começo da área envidraçada. O termo é muito utilizado pelos estilistas e projetistas de automóveis.
Peso em ordem de marcha É o peso de um automóvel usado como referência na indústria automotiva. Para chegar a essa medida é preciso deixar o veículo com todos os elementos essenciais para o funcionamento. O tanque de combustível cheio e o nível de todos os líquidos, como óleos e água, no ponto máximo. Além disso, o estepe deve estar calibrado bem como todas as ferramentas, como a chave de rodas, em seus devidos lugares.

Tucho
Trata-se de uma peça cilíndrica que recebe movimento por meio do ressalto do comando de válvulas. O movimento gerado pelo ressalto segue então para a vareta da válvula, que por sua vez aciona o balancim que faz a válvula abrir e fechar. Na prática, o comando atua como um martelo, que bate no tucho, que empurra a vareta, que encosta no balancim e abre e fecha a válvula. O tucho pode ser mecânico, como descrito acima, ou hidráulico (alimentados pelo próprio óleo do motor). O hidráulico costuma ser mais silencioso e também consegue manter o mecanismo sem folga, mesmo com a variação de temperatura, que pode ocasionar variações dimensionais.

Túnel de vento
Consiste de uma sala fechada com temperatura e pressão atmosférica controladas. Ela conta com um dispositivo de grandes dimensões, que nada mais é que um tubo no qual um enorme ventilador produz corrente de ar de alta velocidade. Um veículo em tamanho normal ou em escala é submetido a essa corrente de ar e seus efeitos são estudados a fim de se obter o melhor coeficiente aerodinâmico para o automóvel. Com base nesse estudo, são determinadas as características aerodinâmicas do carro, tais como o arrasto, que influi diretamente no desempenho e consumo.

COMBUSTÍVEL CO2

A empresa Origo Industries da Irlanda revelou uma tecnologia que poderá colocá-la no centro das atenções.
Uma nova forma de reaproveitamento do CO2 emitido pelos carros, o carro vai captura o gás diretamente do escapamento e poderá convertê-lo em combustível.
A conversão do gás em combustível se dará por meio de um pequeno dispositivo que poderá ser instalado na casa da pessoa e utiliza algas no processo. Será possível gerar 2.500 litros de combustível por ano.
As empresas de todos os segmentos estão se conscientizando, evoluindo tecnologicamente, mas pensando no meio ambiente.

Fico muito feliz com esse tipo de novidade!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

MAIORES DÚVIDAS DOS SEGURADOS QUANDO O CARRO É ROUBADO

O CARRO É USADO NO INTERIOR, MAS FOI ROUBADO NA CAPITAL
No interior, o índice de roubos é menor, então o seguro é mais barato. Essa diferença pode levar o segurado a cair na tentação de informar que o endereço de pernoite do carro é o do sítio do fim de semana, não a residência na cidade. Isso é fraude e a seguradora pode não pagar a indenização.

O SEGURADO MUDOU DE ENDEREÇO, MAS NÃO AVISOU A SEGURADORA
Isso pode ocorrer quando o motorista renova automaticamente sua apólice e só informa a seguradora depois que o sinistro ocorreu. Na maioria das vezes, não existe má-fé, mas mesmo assim a seguradora pode se recusar a pagar a indenização.

EMBRIAGADO, O SEGURADO BATE O CARRO
A seguradora precisa de uma prova de que o motorista estava bêbado para que possa alegar embriaguez e não pagar a indenização. O teste de bafômetro realizado pelo policial serve, mas se o motorista se negar a fazer o teste, o policial pode fazer constar a recusa no boletim de ocorrência e informar que havia aparência de embriaguez. Caso contrário, o não-pagamento da seguradora pode ser contestado judicialmente.

O CARRO PASSOU A NOITE FORA DA GARAGEM E FOI ROUBADO
A maioria das seguradoras indeniza o segurado se for possível provar que o carro dormia todos os dias na garagem e passou só uma noite fora. Porém, se ela provar que o carro dormia na rua habitualmente, pode se recusar a pagar. Algumas apólices têm uma cláusula adicional, que diz que a seguradora não é responsável se o carro estiver fora de uma garagem entre a meia-noite e 6 horas da manhã, por exemplo.

O CARRO ESTÁ COM IMPOSTOS OU PARCELAS DO SEGURO ATRASADOS
Se o veículo for roubado antes de o seguro ser quitado, o que falta pagar será descontado da indenização. O mesmo vale para os impostos atrasados e multas não pagas.

O SEGURADO VIAJOU PARA O URUGUAI E BATEU OU FOI ROUBADO
A grande maioria das apólices só vale no território nacional. Quem viaja para o exterior precisa se garantir, pois os sinistros que ocorrem depois da fronteira só estão cobertos se isso constar na apólice. Caso contrário, o segurado não tem direito à indenização.

UM MANOBRISTA BATEU O CARRO
Por lei, as empresas que atuam com manobristas em São Paulo precisam ter um seguro, que deve ser acionado em caso de roubo ou acidente (e elas são obrigadas a pagar a franquia). O problema é que há várias empresas que atuam na informalidade e não têm seguro. Nesses casos, o segurado tem de fazer um boletim de ocorrência e acionar sua seguradora, que vai então cobrar da empresa responsável pelo manobrista.

UM AMIGO OU A NAMORADA LEVOU O CARRO EMPRESTADO E HOUVE UM ACIDENTE
Se o amigo for maior de 18 anos, tiver habilitação válida, não estiver embriagado e usar o carro eventualmente, a seguradora pagará. Se algum desses quatro pré-requisitos não for cumprido, ela pode se recusar. Mas se a namorada usa seu carro uma vez por semana, isso configura uso habitual. Para ter direito à indenização, é preciso incluí-la como motorista e pagar mais por isso.

O SEGURADO RESOLVEU ASSUMIR A CULPA NO LUGAR DE OUTRO MOTORISTA QUE NÃO TEM SEGURO
Um motorista sem seguro arrebenta o carro de outro que tem. O segurado assume a culpa pelos dois acidentes, mas o outro paga a franquia. Parece um acordo bom para os dois lados, só que isso é fraude. Para evitá-la, as seguradoras podem reconstituir os acidentes e verificar se há divergências com o que o segurado informou.

QUANDO TROCAR OS FILTROS

Os filtros de ar, óleo e combustível são baratos, descartáveis e rápidos de trocar, porém, muitos proprietários acabam não respeitando critérios básicos de manutenção, aparecendo problemas devido a desatenção.
Saiba quando trocar cada filtro:

Filtro de óleo
Com o tempo, os filtros vão entupindo, diminuindo a pressão de óleo dentro do motor e comprometendo a lubrificação. Então é hora de fazer a substituição, sempre junto com a troca de óleo - não a cada duas trocas, como muitos dizem por aí.Isso por dois motivos básicos:
- O óleo novo pode levar para dentro do motor as impurezas que estão no filtro velho;
-O filtro velho pode obstruir a passagem de componentes do óleo que não deveriam ser filtrados;
O óleo mal filtrado também provoca um desgaste prematuro das peças do motor, como pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais.

Filtro de ar
O filtro é projetado para rodar 5 000 km em condições severas ou 10 000 km em condições intermediárias. 7 500 km é o valor indicado é a média desses casos.
E não é só na hora da troca que o proprietário precisa estar atento com o filtro de ar e sim quando limpar. O dono do carro deve evitar a atrocidade de limpar a peça com um jato de ar, a pressão do ar abre a malha de filtragem, diminuindo a capacidade de absorção de impurezas.
O resultado é que o fluxo de ar para dentro do motor se torna muito maior que o ideal, e as impurezas da atmosfera acabam passando impunemente.
Outro ponto importante na hora de substituir o filtro é aspirar os resíduos que restaram no reservatório no momento da troca e não deixar o local aberto por muito tempo. Cuidado, muitos mecânicos passam só um paninho, que além de não remover as impurezas que ficaram ali, ainda pode soltar mais sujeira que acaba entrando no motor.

Filtro de combustível
A gasolina, o álcool ou o diesel que utilizamos são manipulados diversas vezes até chegarem a nossos carros absorvendo impurezas do ar e dos reservatórios nos quais foram armazenados no percurso. Daí a importância do filtro, que barra essas partículas e impede que comprometam os componentes de injeção, como a bomba de combustível e os bicos injetores, ainda mais delicados.
A troca é determinada pelo fabricante e varia de acordo com o veículo.
O tipo de filtro também varia de acordo com o tipo de combustível utilizado. Os filtros para gasolina são feitos de alumínio, enquanto os de automóveis a álcool, de plástico, porque o álcool reage com o alumínio e entope a passagem do combustível.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

LEIA SECA REDUZ ACIDENTE, MAS HÁ FALHAS


Levantamento realizado, agrupou e atualizou as principais informações levantadas por órgãos federais, estaduais e municipais depois da implantação da lei seca -- elas mostram reduções variadas na quantidade de vítimas. As conclusões predominantes foram as seguintes: 1) Existe um viés claro de resultados positivos depois da lei seca, embora a extensão dos benefícios esteja indefinida; 2) A lei seca tem impacto somente onde há fiscalização; 3) O poder público não fez sua parte - faltam campanhas educativas e bafômetros principalmente no interior do País; 4) O benefício não está consolidado como uma tendência permanente. Há inclusive sinais de relaxamento no comportamento dos motoristas após os primeiros meses; 5) A lei seca não pode ser vista como solução milagrosa e única para uma queda drástica e generalizada da violência no trânsito, que deixa mais de 35 mil mortos por ano no Brasil. É preciso outras intervenções como: combate ao excesso de velocidade, melhoria na formação dos condutores e na infra-estrutura para os pedestres.

DETRAN TERÁ NOVAS REGRAS PARA VEÍCULOS SOB SUSPEITA



Resolução baixada pelo secretário de Segurança, estabelece novos procedimentos a serem adotados pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) em caso de veículos sob suspeita de adulteração dos sinais identificadores do motor. O órgão deverá expedir portaria normativa para estabelecer uma rotina padronizada de atendimento a ocorrências de veículos com estes indícios. O veículo sob suspeita será encaminhado imediatamente pelo órgão de trânsito, junto do auto de vistoria com constatação da adulteração à DP. Para isso, os vistoriadores do Detran e Agências Municipais do órgão serão capacitados para constatar indícios de adulteração de sinal identificador de motor e transcrevê-los nos autos. Estes documentos servirão de prova provisória de materialidade, até a expedição do laudo pericial definitivo. O laudo definitivo será expedido pelo Instituto de Criminalística dentro de 10 dias a partir do recebimento do veículo. Se comprovada adulteração, será instaurado inquérito policial. O proprietário poderá optar pela substituição do motor, depois de comprovada a adulteração em laudo pericial, e permanecerá apreendido o motor. Essa substituição correrá às custas do proprietário do veículo e é preciso apresentar ao Detran a nota fiscal com especificação de origem inicial do motor. A documentação só será regularizada mediante ordem judicial ou atestado da Defurv de inexistência de impedimento legal. Ainda conforme a resolução, a Defurv promoverá periodicamente operações de fiscalização em estabelecimentos comerciais voltados ao comércio e locação de veículos automotores e peças automotivas novas e usadas.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

CURIOSIDADE NO BLOG

PRIMEIRO TRANSPORTE DE EMERGÊNCIA
Em 1893, na cidade de Salvador -BA, foi inaugurado o Hospital Santa Izabel e para transportar os doentes do antigo Hospital para o novo, foram utilizados bondes especiais (de tração animal), emprestados pela empresa que fazia o transporte de passageiros da cidade. A distância era de aproximadamente 5 km.

DETRAN DISPONIBILIZA RELAÇÃO DOS VEICULO QUE PODEM UTILIZAR ENGATE



O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está disponibilizando na internet a relação completa de todos os veículos com até 3,5 mil quilogramas que possuem capacidade para tracionar outros veículos, ou seja, que permitem a utilização do engate. A regulamentação do uso do engate foi definida pela Resolução nº 197/06 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obriga os fabricantes a disponibilizar, inclusive, essa informação no manual do proprietário do veículo com a especificação dos pontos de fixação do engate traseiro e a indicação da Capacidade Máxima de Tração (CMT). È extremamente importante que os condutores de veículos fiquem atentos às especificações que constam no manual do proprietário. Ao adquirir um veículo, o proprietário deve observar a capacidade máxima indicada no manual, pois o uso indevido do engate poderá danificar o seu bem. Desde 2006, os engates instalados devem conter uma plaqueta inviolável com informações sobre o modelo do veículo e sua Capacidade Máxima de Tração.

sábado, 17 de janeiro de 2009

HUMOR

Portuga Motoqueiro

Sabe porque o português usa pijama pra pilotar moto?

Pra deitar nas curvas.

MAIS INFORMAÇÃO SOBRE RENOVAÇÃO


Diante de dúvidas de usuários a respeito de renovação de habilitação, o Detran-PI esclarece que a renovação da carteira de habilitação deve ser renovada junto à autarquia até o prazo de 30 dias após o vencimento do documento. A não renovação até o prazo legal estipulado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CBT), porém, não acarreta ao condutor o cancelamento da CNH e nem o obriga a realizar um novo processo de habilitação. O CTB prevê no capítulo XV, artigo 162, parágrafo V, em que estabelece as infrações de trânsito, que o ato de dirigir com a habilitação vencida por mais de 30 dias, é infração gravíssima, que tem como penalidade multa e medida administrativa de recolhimento da CNH e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado. Para a renovação o condutor terá que realizar exame médico e caso exerça atividade remunerada também deverá passar pelo exame psicotécnico. As pessoas que foram habilitadas antes de 22 de janeiro de 1998 ou que esteja com a habilitação vencida há mais de cinco anos, no ato da renovação deverão passar por um curso de atualização, como prevê a resolução 168/04, do Contran.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

FAIXA DE PEDESTRE PODERÁ SER OBRIGATÓRIO NA PROXIMIDADE DE ESCOLA


A Câmara analisa o Projeto de Lei 4268/08, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que obriga os departamentos de trânsito regionais a colocarem faixas de pedestres em frente ou próximo às escolas públicas e privadas de todo o País. De acordo com a proposta, as faixas de pedestres deverão estar a uma distância de no máximo cem metros do portão de entrada principal da escola. O Poder Executivo, segundo o texto, será responsável pela fiscalização e regulamentará a aplicação de penalidades caso a lei seja descumprida. Na opinião do parlamentar, não se deve medir esforços para a preservação da vida, especialmente quando se trata de crianças. Sandes Júnior explicou que, ao sair de centros de ensino, as crianças geralmente estão ansiosas para chegar em casa. Por isso, segundo ele, elas não costumam prestar atenção ao atravessar as ruas. "Isso costuma causar constantes e lamentáveis acidentes".

PROPOSTA OBRIGA TRANSPORTE PÚBLICO A TER CADEIRAS PARA CRIANÇAS


Proposta obriga transporte público a ter cadeiras para crianças, assentos apropriados podem proteger as crianças de graves lesões. A Câmara analisa o Projeto de Lei 4270/08, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que obriga as empresas de transporte interestadual de passageiros a ofertarem aos usuários, gratuitamente, cadeiras para acomodação segura de crianças de até 12 anos de idade incompletos. De acordo com a proposta, 5% do total de assentos do veículo deverão estar adaptados à medida. O projeto acrescenta dispositivo à Lei 10.048/00, que prioriza o atendimento de idosos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência e pessoas acompanhadas por crianças de colo.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O MASSACRE

O número de mortos em acidentes nas estradas federais cresceu 13,2% na comparação com os dados do ano anterior. Nos feriados do Natal de 2008 e da virada para o ano de 2009, 435 pessoas morreram nas rodovias federais, contra 384 no mesmo período de 2007/2008. Os números, referentes aos desastres ocorridos entre 20 de dezembro do ano passado e quatro de janeiro deste ano, foram divulgados pela Polícia Rodoviária Federal. Além do total de mortos, cresceu também o número de acidentes e se feridos. Foram 7.140 desastres nestes feriados prolongados, 7,84% a mais do que o registrado no ano anterior.

Indignação,
Não é mais possível aceitarmos com resignação e até certo conformismo que o trânsito brasileiro mate e mutile todos os anos, mais brasileiros do que muitas guerras sangrentas. Estamos todos boquiabertos com os mortos da Faixa de Gaza e pasmem o número de mortos lá até agora equivale aos mortos no final de ano nas rodovias federais. Não é razoável aceitarmos que os nossos jovens sejam as principais vítimas de um trânsito violento por conta tanto da omissão de muitas autoridades, quanto pela morosidade da justiça e pela impunidade dos culpados.

QUAIS SERÃO OS COMPORTAMENTOS DOS DEMAIS MOTORISTAS, MOCICLISTA E PEDESTRE?

Certamente você encontrará os apressados, hostis, egoístas, competitivos, impulsivos, distraídos, depressivos, eufóricos, etc. Se você não estiver consciente, preparado e em condições de enfrentar esta verdadeira miscelânea de comportamentos, vai acabar fazendo parte das estatísticas de acidentes ou até mesmo tendo um infarto. Então procure:• Analisar conscientemente seu modo de dirigir, impondo-se limites;• Usar o bom senso, assumindo uma postura segura e cordial, auxiliando os inseguros a chegarem sãos e salvos;• Planejar caminhos com antecedência, evitando áreas escolares nos horários de entrada e saída de alunos, trechos em obras,• Antecipar sua saída em 10 ou 15 minutos, representando um ganho significativo de tempo e estresse, evitando-se congestionamentos e afobações. No geral aqui em FLORIANO-PI, condutores quando estão em seus veículos sentem-se superior a todos os outros. Seja harmonioso no trânsito.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

CURIOSIDADE NO BLOG

PRIMEIRA AUTO-ESCOLA

A primeira auto-escola do mundo foi fundada em Liverpool, na Inglaterra, em 1901. Fechou um ano depois. Das que sobrevivem a mais antiga foi fundada em 1932, na Pensilvânia, Estados Unidos.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

CURIOSIDADE NO BLOG

PRIMEIRA CORRIDA
A corrida de teste de Daimler aconteceu alguns meses depois das voltas de Benz ao redor da fábrica - e não teve acidentes. O motor de Daimler finalmente tornou o carro uma realidade. De fato, as duas companhias se fundiram em 1926 para produzir automóveis Mercedes-Benz. O mais curioso, entretanto, é que os dois proprietários nunca se conheceram.

CÂMARA APROVA CARRO ADAPTADO A DEFICIENTE EM AUTO-ESCOLA


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou no último dia 3 proposta que obriga auto-escolas com no mínimo 20 veículos em sua frota a adaptar pelo menos 1 deles para aprendizes portadores de deficiência física. As auto-escolas que tiverem menos de 20 veículos não precisam fazer adaptação em nenhum. Nos veículos a serem adaptados, deverão ser instalados comandos manuais de embreagem, freio e aceleração.

TRANSPORTE ESCOLAR



Para ser aprovado na inspeção do Detran, o veículo deve ser registrado na condição de transporte de passageiros, apresentar uma faixa horizontal na cor amarela, com 40 centímetros de largura, à meia altura em toda a extensão das partes laterais e traseiras do veículo, com o nome “escolar” em preto; além ter um equipamento registrador instantâneo de velocidade, o tacógrafo. Além disso, o automóvel também tem que possuir todos os requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a exemplo dos cintos de segurança em número igual ao de passageiros e lanterna de luz branca, fosca ou amarela disposta nas extremidades da parte superior. Os profissionais também têm que atender uma série de requisitos. Apenas motoristas habilitados na categoria “D” e com idade acima de 21 anos podem dirigir esse tipo de transporte. A licença só é concedida a condutores que tenham sido aprovados em um curso especializado para esse tipo de função e que não tenham cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou não sejam reincidentes em infrações médias ao longo dos doze últimos meses.

domingo, 11 de janeiro de 2009

SEGURO OBRIGATÓRIO (DPVAT)COMO RECEBER

O Seguro Obrigatório Dpvat foi criado pela Lei 6.194, de 19.12.1974, com o objetivo de garantir às vítimas de acidentes causados por veículos, ou por suas cargas, indenizações em caso de morte e invalidez permanente, e o reembolso de despesas médicas. As indenizações do Dpvat são pagas independentemente de apuração de culpa, da identificação do veículo ou de outras apurações, desde que haja vítimas, transportadas ou não.
O atendimento às vítimas e beneficiários é feito por extensa rede distribuída em todo o território nacional. Ao interessado, basta escolher uma das
seguradoras consorciadas e apresentar a documentação necessária. Complementando essa estrutura de atendimento, a Seguradora "Líder" disponibiliza a Central de Atendimento Dpvat (0800-0221204), que atende gratuitamente ligações de todo o Brasil, de 2a. a 6a. feira, no horário de 8h às 20h, e, aos sábados, de 9h às 15h. Além disso, coloca à disposição do público um endereço eletrônico para contato, através deste site. Então é aquele negócio não precisa você procurar advogado, juiz ou outra pessoa para resolver, você mesma é a pessoa mais indicada, começa pela delegâcia de polícia pegando o boletim de ocorrência.

CURIOSIDADES NO BLOG

PRIMEIRO AUTOMÓVEL E ACIDENTE
Henrique Santos Dumont, irmão de Alberto, foi quem trouxe o primeiro autómovel para o Brasil, em 1893, um Daimler a vapor. O primeiro acidente foi causado pelo poeta Olavo Bilac. Ele bateu numa árvore no ano de 1897.

sábado, 10 de janeiro de 2009

OS QUATROS BÊBADOS


Um bêbado e mais três estão a todo vapor no seu veículo.. quando na frente vêem um policial. O policial pede a eles que parem, ele pára... O policial diz:

- O nome dos quatro elementos.

O bêbado responde:- Terra,fogo,ar e álcool

O policial:- Pára de gracinhas que eu tiro a sua CNH.

O bêbado:- Tira? Faz trinta anos que eu tô tentando e não consigo.

CURIOSIDADES NO BLOG


PRIMEIRA LEGISLAÇÃO
Em 1908 foi adotada a primeira legislação referente ao licenciamento de condutores de veículo em Rhod Island.

PRIMEIRA LEI DE TRÂNSITO
A primeira lei de trânsito chamava-se Lei da Bandeira Vermelha e foi promulgada em 1836, na Inglaterra. Além de limitar em dez quilômetros por hora a velocidade máxima, obrigava a que o carro fosse precedido por um homem portando uma bandeira vermelha para alertar os pedestres, a no mínimo 60 metros de distância.

PRIMEIRO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO
O primeiro Código de Trânsito do Brasil, foi o Decreto -Lei nº 3.671 de 25 de setembro de 1941, mas de maneira esparsa, algumas Leis já tratavam do trânsito desde 1910, como Decreto nº 8.324 de 27 de outubro daquele ano, que cuidava do serviço subvencionado de transporte por automóveis.

FAROIS DE XENÔNIO DEVEM CONSTAR NA DOCUMENTAÇÃO DO VEÍCULO



Uso dos faróis de xenônio ou farol chinês, deve constar do certificado do veículo e receber vistoria do Departamento de Trânsito. Lei está em vigor. Desde 1º de janeiro de 2009 estão vigorando as novas regras para o uso dos faróis de xenônio no Brasil. Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) determina uma série de medidas para quem não quer ficar preso. Todos os veículos novos, fabricados a partir de 1º de janeiro de 2009, devem ter dispositivo de regulagem automática e esguicho para limpeza das luzes. Tudo é muito simples se o farol foi instalado em veículos, antes da legislação: 1º - Pedir autorização ao DETRAN estadual (mesmo quem já instalou o equipamento sem oficializar); 2º - Levar o veículo para que seja reconhecido tecnicamente por um posto autorizado pelo DENATRAN; 3º - Após inspeção e aprovação, retornar ao DETRAN para inserir a mudança no certificado. Se isso não for feito a multa é de R$ 127,00, além de 5 pontos na Carteira de Motorista.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

VIDROS REFLETIVOS PODEM SER OBRIGATÓRIO (Isso é no Brasil)


A Câmara analisa o Projeto de Lei 4085/08, da deputada Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG), que obriga o uso de vidros refletivos em veículos de transporte coletivo urbano. Também chamados de vidros metalizados, os vidros refletivos recebem um tratamento especial, à base de óxidos metálicos, que os tornam capazes de refletir os raios solares. O vidro refletivo pode ser fabricado em várias tonalidades e, até mesmo, incolor, o que garante boa visibilidade do interior para o exterior. Conforto ambiental Segundo a parlamentar, esse tipo de vidro tem sido cada vez mais utilizado na construção civil devido ao benefício que representa, em termos de redução de entrada de calor, resultando em maior conforto ambiental e em considerável economia de energia com aparelhos de ar condicionado. Maria Lúcia argumenta que essa característica pode ser vantajosa no caso dos ônibus. "Em um país tropical como o nosso, o interior dos veículos de transporte urbano é, geralmente, muito quente e desconfortável. Ela só pensou no interior do veículo, e quem vem sentido contrário a esse veículo não vai se encandear não?

CUIDADOS NA COMPRA DE VEÍCULOS USADOS.



Alerta para cuidados que devem ser tomados antes de efetuar a compra de carros usados que podem oferecer o risco de serem produto de roubo, furto ou adulteração e assim causar problemas futuros ao comprador. O comprador deve estar atento à procedência do veículo. Uma das medidas de precaução é conhecer o vendedor ou o estabelecimento de revenda, mas principalmente, antes de efetuar a compra o consumidor deve fazer a checagem do veículo junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PI), para a verificação da placa e documentação. “A conferência dos dados do veículo pode ser feita pelo site do Detran, informando a numeração da placa e o Renavan, para o acesso às informações básicas do veículo. Para uma averiguação mais completa, sobre número de chassi, verificar possíveis adulterações, o Detran também disponibiliza a vistoria.

DETRAN-PI ABRE INSCRIÇÕES PARA PFC 2009


A Escola Piauiense de Trânsito abriu as inscrições para o Programa de Formação de Condutores de 2009. Através deste Programa, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) possibilita a pessoas em situação de vulnerabilidade sócio-econômica, a obtenção da Primeira Habilitação (Permissão para dirigir). O Programa de Formação de Condutores é aberto aos cidadãos de todo o Estado. Para este ano, as inscrições serão realizadas em duas etapas. Nesta primeira etapa, estão sendo atendidos somente os candidatos e candidatas da Capital, cujo período de inscrição prossegue até o dia 30 de janeiro. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas, na sede da Escola Piauiense de Trânsito, no bairro Redenção. Somente após a conclusão da triagem, avaliação e seleção dos candidatos de Teresina, será dado início às inscrições nas unidades do Detran-PI nos demais municípios. De acordo o diretor-geral, Jesus Rodrigues Alves, a nova sistemática de inscrição vai beneficiar a todos os candidatos, uma vez que vai proporcionar mais celeridade em todas as etapas do programa. O Programa vem beneficiando cidadãos e cidadãs de todo o Piauí que preencham os requisitos obrigatórios, conforme a Lei N° 5542, de 11 de janeiro de 2006. Segundo a lei, os beneficiados devem ser trabalhadores desempregados há mais de dois anos (comprovados na Carteira de Trabalho) ou integrantes de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa-Família. é importante lembrar que as pessoas inscritas em anos anteriores e que não foram beneficiados não necessitam fazer uma nova inscrição, devendo aguardar o período normal de seleção.

VOCÊ ESTA SABENDO?

IPVA final 1 pode ser pago com desconto de 5% até 29 de janeiro.

Neste mês de janeiro vence o IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores para os veículos com placa de final 1, onde os proprietários terão até o dia 29 de janeiro para fazer o recolhimento, com desconto de 5%, em cota única. Quem preferir, poderá pagar integral ou parcelado, sem o desconto, no dia 30. Após esse dia, o imposto será recolhido integral com multa.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

DETRAN DIVULGA CALENDÁRIO DO LICENCIAMENTO ANUAL DE VEÍCULOS 2009.


Detran divulga calendário do licenciamento anual de veículos 2009
Pagamento do IPVA começa em 9 de fevereiro, com os veículos de final de placa 1. O calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do licenciamento anual de veículos 2009 começa no dia 9 de fevereiro, com os veículos de final de placa 1, e encerra em novembro, com os veículos de final de placa 0.

PMPI RECEBEU ETILÔMETROS (SALVA-VIDAS TERRESTRES)


A Polícia Militar do Piauí recebeu 50 etilômetros do Departamento Estadual de Trânsito, para ser utilizado na fiscalização do trânsito no Piauí. O equipamento tem a capacidade de medir a quantidade de álcool ingerida por uma pessoa, o que, segundo a Lei 11.705, proíbe o consumo de praticamente qualquer quantidade de bebida alcoólica por condutores de veículos.O motorista flagrado excedendo o limite de 0,2 grama de álcool por litro de sangue, pagará multa de R$ 957,00, perderá a carteira de motorista por um ano e ainda terá o carro apreendido. Digo maisa que será mais dífil a recuperação da CNH, como já foi dito na postagem anterior. E para Floriano até o final desse mês estaremos recebendo os mesmos.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

DUPLICIDADE DE MOTOR



Todo motor possui uma numeração de fábrica que identifica sua origem e em que chassi ele foi montado. Essa correspondência entre Chassi e Motor, permite verificar possível suspeita de adulteração. O sistema verifica se o número do motor, identificado no campo Registro do Veículo de seu extrato, possui registro em outras numerações de chassi de veículos que já tenham sido inspecionados e vistoriados por empresas especializadas. Caso conste o registro de mais de um veículo com o mesmo número de motor, existe a suspeita de irregularidade, sendo aconselhável a realização de uma inspeção / vistoria física do veículo. Outra dica é sempre verificar se a numeração “gravada” do motor corresponde ao padrão da montadora. Toda montadora segue um tipo específico de alinhamento, profundidade, formato dos caracteres(Geralmente a bandidagem mulda somente os 07 últimos caracteres, aqui em floriano é o mais comum), se for motocicleta pode me chamar que eu vou de graça, SGT HÉLIO. Então muito cuidado ao comprar um veículo. Atente-se sempre nessas especificações e sempre que possível COMPARE a numeração de motor que está analisando, com outro veículo da mesma marca, ano e fabricante.

"CUIDE BEM DO SEU CARRO, E ELE CUIDARÁ BEM DE VOCÊ"


Estacionamento

Apoiar o pneu no passeio (meio fio) ou passar atravessado em lombadas faz com que ele sofra a pressão do peso do veículo. Isso pode gerar uma deformação na estrutura, alterar a capacidade de resistência e uniformidade do pneu, além de afetar as condições de balanceamento do conjunto rodas/pneus.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

MAIS RIGOR PARA A RECUPERAÇÃO DA CNH



Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que vai passar a valer no segundo semestre deste ano, torna mais rígida a recuperação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelos motoristas condenados por crimes de trânsito. A norma, publicada no final de dezembro, institui que esses condutores, além do curso de reciclagem já previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deverão se submeter aos exames de aptidão física e mental, avaliação psicológica, exame escrito sobre legislação de trânsito e exame de direção veicular. Segundo a nova resolução, que entrará em vigor no dia 1.º de julho, quem perder a habilitação após ser condenado por crime de trânsito enfrentará uma série de exigências para recuperar o direito de dirigir. Até o segundo semestre, o condutor condenado ainda deve fazer apenas o curso de reciclagem para recuperar a CNH. De acordo com a resolução, após ser comunicada da decisão judicial que condena o motorista pela participação no delito, a autoridade de trânsito deverá notificar o condutor para que ele entregue sua habilitação em até 48h. Caso o motorista não disponibilize seu documento, que é o que muitos fazem aqui, ele será bloqueado no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). A CNH ficará apreendida e após o cumprimento da decisão judicial e da aprovação nos exames exigidos, será emitida uma nova habilitação para o motorista, mantendo o número de registro. O condutor que se envolver em acidente de trânsito considerado grave – aqueles que deixam vítimas – também o poderá ser submetido aos exames para recuperar seu direito de dirigir.

XENON GERA MULTA



Desde o primeiro dia do ano, o uso do farol de gás xenônio, conhecido como 'Xenon'. Está autorizado somente nos veículos dotados de um sistema de regulagem da altura das lâmpadas, para compensar desníveis na pista ou peso no porta-malas. Esse equipamento impede que a luz suba e prejudique outros motoristas ou seja diferente desses que a gente ver aqui em floriano. A determinação é da portaria 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e visa evitar uma 'guerra de luzes' nas vias e acidentes. A multa pela infração é de R$ 127,00 e também haverá a retenção do veículo. Portanto, quem instalou os faróis de xenônio depois de comprar o carro terá que retirar o kit. De acordo com o Contran, o desrespeito à norma é considerado infração grave.