segunda-feira, 30 de abril de 2012

-COMO OS PAIS PODEM AJUDAR A REDUZIR O ÍNDICE DE MORTES DE JOVENS.

Os pais têm papel fundamental nessa fase dos filhos e precisam estar atentos
Mariana Czerwonka
De todos os perigos que os adolescentes podem enfrentar, beber está entre os piores. O álcool representa uma grave e potencial ameaça. Pesquisa divulgada nos EUA, mostra que os adolescentes que bebem têm maior probabilidade de: morrer em um acidente de carro, engravidar, tornar-se um alcoólatra e tentar o suicídio.
Os pais têm uma participação fundamental nessa fase dos filhos, mas para isso é importante que tenham as ferramentas necessárias para conversar com as crianças sobre o álcool.
A pesquisa realizada pela Universidade Estadual da Pensilvânia aponta que o álcool é a droga mais usada pelos jovens, mais do que todas as drogas ilegais combinadas. No entanto, o resultado mostra que há um descompasso quando se trata da relação pais X filhos: um em cada cinco adolescentes bebe com frequência, mas apenas um em cada 100 pais acreditam que a bebida pode ser um problema para o seu filho.
A suposição mais comum entre os pais é “meus filhos são bons meninos, e eu posso confiar que eles vão tomar as decisões corretas”, mas a pesquisa mostra que a comunicação clara e contínua sobre o álcool é fundamental na prevenção das tragédias envolvendo os menores.
Para a especialista em trânsito e pedagoga, Elaine Sizilo, os pais devem conversar com seus filhos constantemente sobre os perigos de beber. Não só sobre beber e dirigir, mas sobre todos os perigos do ato de beber. “Educá-los, impor limites, monitorar o paradeiro, e, o mais importante, tentar explicar, através do diálogo, as consequências que este ato pode trazer para a vida deles. Esta é uma tarefa diária que não pode ser esquecida”, diz Sizilo.
A conclusão da pesquisa é que os pais são a principal influência sobre as decisões de seus filhos sobre se devem ou não beber álcool. “Dar o exemplo ainda é o melhor dos ensinamentos”, conclui Sizilo.

 Mariana Czerwonka

sábado, 28 de abril de 2012

-PROJETO AUMENTA IDADE MÍNIMA PARA DIRIGIR BICICLETA MOTORIZADA.

Em análise na Câmara, o Projeto de Lei 3437/12, do deputado Laercio Oliveira (PR-SE), estabelece idade mínima de 18 anos para dirigir ciclomotores – tipo de bicicleta motorizada. Atualmente, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (50/98) autoriza a habilitação para maiores de 14 anos.
Segundo o projeto, o motorista de ciclomotor deverá preencher os mesmos requisitos exigidos para a condução dos demais veículos, segundo as regras do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/07).
Para Laercio Oliveira, na regra atual, “cidadãos penalmente inimputáveis trafegam imprudentemente pelas ruas de cidades brasileiras”.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo  e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

FONTE: Agência Câmara de Notícias

sexta-feira, 27 de abril de 2012

-VIAÇÃO DE TRANSPORTES APROVA VINCULAÇÃO DE MULTAS AO CONDUTOR DE VEÍCULOS ALUGADOS.

A Comissão de Viação e Transportes aprovou, na quarta-feira (25), proposta que vincula as multas de veículos alugados ao condutor e não à empresa locadora de automóveis, como ocorre atualmente.
A medida está prevista no Projeto de Lei (PL) 2814/08, do deputado Gilmar Machado (PT-MG), que modifica o Código de Trânsito Brasileiro (CBT – Lei 9.503/97). O texto estabelece que a identificação do condutor seja feita a partir de dados fornecidos à empresa locadora. Hoje, as empresas já transferem as multas mediante contrato assinado no ato da locação.
Pessoa jurídica
O relator na comissão, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), recomendou a aprovação da proposta e das quatro emendas aprovadas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. As emendas incluem novas regras para condutores de carros alugados por pessoa jurídica, atribuindo a esses motoristas a responsabilidade pelas multas.
”Já não é de hoje que defendo que o Código de Trânsito Brasileiro precisa definir com maior clareza, nos dispositivos pertinentes, a responsabilidade do condutor infrator”, destacou Patriota. “A proposta tem a preocupação válida de que a cobrança incida sobre o condutor que cometeu a infração e não sobre proprietário do veículo.”

Tramitação

O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

-DEPUTADOS QUEREM USAR PLACA OFICIAL EM CARRO PARTICULAR.

Com parecer favorável do relator, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados (CVT) deve votar hoje o projeto de lei nº 2.369 que garante mais uma regalia para deputados e senadores. O autor da proposta, deputado Guilherme Mussi (PSD-SP), quer que ele próprio e seus colegas tenham o direito de utilizar placas oficiais nos seus veículos particulares. Ou seja, familiares do parlamentar ou qualquer motorista que conduzir o veículo, se valerá da mesma prerrogativa concedida a autoridades dos três Poderes.
Pela proposta, as placas oficiais serão liberadas pelos presidentes das duas Casas, mediante o pedido do deputado ou senador. O texto é vago, mas se o veículo for multado, o pagamento de veículos com placas oficiais deve repetir a norma prevista no Código de Trânsito e o pagamento é feito pela Casa patrocinadora. Ou seja, pelo dinheiro público arrecadado do contribuinte que, muitas vezes, nem carro tem. Outro benefício da placa oficial é o número reduzido de furtos se comparados aos automóveis com placas normais, sem indicativo de representatividade.
A proposta é a última da pauta de hoje. No seu parecer, o relator Newton Cardoso (PMDB-MG) defende o privilégio, alegando que as placas oficiais facilitarão o acesso dos parlamentares aos eventos para os quais são convidados. “Essa agilidade de acesso resultará, sem dúvida, na melhoria do atendimento das demandas que lhe são impostas, diuturnamente, pela comunidade que os elegeu”, afirma Cardoso.
Outra alegação do relator é que a placa oficial fará com que os parlamentares cumpram as leis de trânsito em vigor. “Importante salientar que o fato de o veículo do parlamentar portar placas diferenciadas acabará se tornando mais um fator de controle por parte da sociedade, obrigando o usuário a trafegar dentro dos estritos limites impostos pelo Código Nacional de Trânsito”, defende.
ESSA É DE LASCAR, OU SEJA ESSA OUTRA É DE LASCAR.
FONTE: O Diário

quarta-feira, 25 de abril de 2012

-CÂMARA APROVA NOVAS REGRAS PARA EXPLORAÇÃO DE SERVIÇO DE TAXI.

A transmissão de autorização para explorar serviços de táxi ocorrerá somente com anuência do Poder Público local e terá de atender a requisitos relativos à segurança, à higiene e ao conforto dos veículos e à habilitação específica dos condutores. É o que prevê o Projeto de Lei 6359/09, do Senado, aprovado nesta terça-feira (24) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Como tramita em caráter conclusivo, o texto retornará diretamente ao Senado para nova análise, exceto se houver recurso para que examinado pelo Plenário da Câmara.
A proposta altera a Lei 12.468/11, que regulamenta a profissão de taxista, para incluir um dispositivo que prevê que o Poder Público manterá registro dos títulos de autorização e dos veículos vinculados ao serviço de táxi. O relator da proposta na CCJ, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), recomendou sua aprovação.
Outra mudança será feita na Lei 6.094/74, que define, para fins previdenciários, a profissão de auxiliar de condutores de veículos rodoviários. A alteração é para incluir dispositivo que determina que o contrato que rege as relações entre o autônomo e os auxiliares é de natureza civil, sem vínculo empregatício.
Sem licitação
O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Viação e Transportes. O projeto original previa que a autorização para explorar serviço de táxi constituía direito pessoal de caráter patrimonial do titular. Essa informação foi retirada naquela comissão.
O substitutivo busca simplificar o controle da atividade, que poderá ser exercida por todos que satisfaçam os requisitos técnicos, sem precisar passar por uma licitação pública.
Pelo texto, a autorização para a exploração de serviço de táxi não poderá ser transferida sem anuência prévia do Poder Público, mas fica garantido o direito de sucessão na forma da legislação em vigor. Após a transferência, a autorização somente poderá ser exercida por outro condutor titular que preencha os requisitos exigidos para a outorga.

FONTE: Agência Câmara de Notícias

terça-feira, 24 de abril de 2012

-CÓDIGO DE TRÂNSITO ESTÁ DESATUALIZADO, DIZ DIRETOR DO DENATRAN.

O Código de Trânsito Brasileiro está desatualizado e deve passar por reforma ainda em 2013. A opinião é do diretor doDepartamento Nacional de Trânsito (Denatran), Julio Ferraz Arcoverde, que ontem participou da abertura do Encontro Nacional de Segurança e Crimes de Trânsito, em Campo Grande. Segundo Arcoverde, o Congresso Nacional propõe criar uma comissão para estudar as propostas de alteração do Código a partir do segundo semestre deste ano.
“Usar mais elementos de tecnologia  para que possamos melhorar o trânsito é a principal mudança que deve ocorrer. E segundo, tornar mais rígidas algumas leis que estão muito brandas”, disse o diretor. “Nosso Código é um dos mais avançados do mundo. Temos é que atualizá-lo, porque temos uma aumento de tecnologia. Acredito que até 2013 teremos essa atualização”.
Conforme Arcoverde, existem mais de 1600 propostas relacionados ao trânsito na Câmara dos Deputados. “Enquanto o Código não é atualizado, vamos brigando por alguns projetos de leis que trazem avanço, como a matéria aprovada na Câmara que tornou mais rígida a Lei Seca”, disse.
FONTE: Tânsito Manaus

segunda-feira, 23 de abril de 2012

-TRIPÉ GARANTE SEGURANÇA E FLUIDEZ NO TRÂNSITO.

Para melhorar a fluidez dos veículos e evitar acidentes, a engenharia de trânsito costuma trabalhar focada em um tripé composto pela via, o veículo e o condutor. Quem explica é o professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará, Flávio Craveiro Cunto. “Não adianta eu ter a via com o melhor projeto do mundo, os carros super modernos, e um condutor completamente irresponsável ao volante”, adverte.
O professor acredita que a Lei Seca surgiu como uma grande expectativa de melhoria na segurança viária, mas que, com o passar do tempo, e as possibilidades de driblar a legislação, muita coisa mudou. “Na medida em que a gente coloca nas redes sociais onde estão os pontos de blitz, a lei fica praticamente sem efeito”, afirma.
Para garantir essa segurança, Flávio destaca pesquisas que estão sendo feitas atualmente na América do Norte, que buscam conectar o condutor ao veículo. Trata-se de um dispositivo de travamento da ignição do automóvel. De acordo com o professor, em alguns estados dos Estados Unidos, motoristas que já foram pegos em fiscalizações com o nível de álcool acima do permitido pela lei, têm que instalar esse sistema no veículo. “Existe um sensor que é conectado com a ignição do carro, é como se fosse um bafômetro que está ligado na ignição do veículo. Ao soprar, é detectado o teor alcoólico e a ignição é travada”, explica.
O professor acredita que essa tecnologia possa estar disponível no mercado norte-americano daqui a seis anos. “Parece-me uma alternativa perfeitamente viável para o nosso ambiente”.
Fonte: O Povo Online

 “Não adianta eu ter a via com o melhor projeto do mundo, os carros super modernos, e um condutor completamente irresponsável ao volante”

Vejam: foi o que aconteceu comigo às 18:30hs, do dia 22/04/2012, quando retonavamos da cidade de Picos-PI onde tinhamos levado no nosso carro minha esposa e dois amigos para uma prova da Caixa Econômica, ao chegarmos nas próximidade da cidade de Nazaré, avistei quatro farolete da parte superior de caminhão baú emparelhados, logo imaginei que seriam dois caminhões fazendo PEGA vindo para o meu encontro, imediato joguei meu carro para o acostamento, na verdade eram mesmo os dois disputando e o pior que era em uma subida. 

CONCLUSÃO

ESTRADA BOA, CAMINHÕES BONS E DOIS  CONDUTORES "INRRESPONSÁVEIS".

sexta-feira, 20 de abril de 2012

-CÓDIGO MUDA PUNIÇÃO DOS CRIME DE TRÂNSITO.

O condutor do veículo poderá será punido com prisão de quatro a oito anos. A punição atual é de até 36 meses
A revisão do Código Penal enquadra crimes de trânsito cometidos por motoristas bêbados ou que participem de ‘rachas’, à “culpa gravíssima”.
O condutor do veículo poderá será punido com prisão de quatro a oito anos, enquanto atualmente a pena máxima normalmente não passa de 36 meses.
A medida é uma das inovações aprovadas pela comissão responsável pela reformulação do conjunto de leis, que têm mais de 70 anos e estão defasadas.
O ministro do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp confirmou que passarão de contravenção à crime as atividades ligadas a jogos de azar, hoje em destaque com o escândalo envolvendo Carlinhos Cachoeira.
Mudanças no regime de progressão de pena, além da inclusão de leis sobre terrorismo e crimes cibernéticos, também fazem parte do novo Código Penal.
Fonte: Band.com.br

quinta-feira, 19 de abril de 2012

-O PERIGO DE DEIXAR CRIANÇAS SOZINHAS NO CARRO.


Não importa se por dez minutos ou duas horas, essa atitude pode ser fatal

Segundo o NHTSA, órgão americano de segurança, a temperatura dentro de um carro pode subir 20 graus em apenas 10 minutos
Segundo o NHTSA, órgão americano de segurança, a temperatura dentro de um carro pode subir 20 graus em apenas 10 minutos
Muitos já ouviram falar de tragédias que aconteceram depois de pais deixarem crianças e até bebês sozinhos dentro do carro. Uma criança pode morrer de insolação em um dia de temperatura amena, beirando os 23 graus. Há uma razão médica para que isso aconteça, seus organismos são diferentes dos de adultos. O corpo de uma criança pode aquecer cinco vezes mais rápido que um de adulto.
Segundo o NHTSA, órgão americano de segurança, a temperatura dentro de um carro pode subir 20 graus em apenas 10 minutos. Ainda, conforme o órgão, em um dia em que esteja fazendo 26º, a temperatura no interior de um automóvel fechado, pode rapidamente chegar a 40º.
A insolação acontece quando o organismo perde a capacidade de regular sua temperatura interna, parando de transpirar. Os sintomas são perda de consciência, falta de ar, desmaios, vertigens, extremidades arroxeadas, fortes dores de cabeça e delírios.
As estatísticas são difíceis no Brasil, mas desde 1998, mais de 500 crianças em todos os EUA morreram de hipertermia, quando desacompanhado em um veículo. Mais da metade destas mortes ocorreu porque o responsável esqueceu que a criança estava no carro ou caminhão.
Trânsito
Além do perigo de insolação, crianças sozinhas no carro podem representar uma ameaça para a segurança do trânsito. “As crianças tendem a querer imitar o pai e a mãe, movendo o volante, o câmbio, e por um descuido podem dar partida no veículo ou até mesmo soltar o freio de mão, o que pode causar um acidente”, afirma Elaine Sizilo, especialista em trânsito e consultora do Portal.
O cuidado principal, nesses casos, é não deixar o pequeno sozinho no veículo. “Não existe hipótese nenhuma que justifique essa negligência. A única forma de evitar uma tragédia é não deixá-lo sozinho no carro” Elaine.
Crime
A especialista lembra ainda que o artigo 133 do Código Penal prevê que “abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, é incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono” caracteriza crime de abandono de incapaz.
Neste artigo, ainda segundo Sizilo, o Código Penal não defende apenas crianças, mas idosos ou quaisquer pessoas que estejam desprovidas de consciência e não possam responder por seus atos.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

-CÓDIGO PENAL APERTA O CERCO CONTRA EMBRIAGADOS NO TRÂNSITO.

Tolerância zero para quem dirigir embriagado! Esse foi o resultado aprovado na última segunda-feira (16) pela comissão de juristas do Senado que estão discutindo o novo Código Penal. Agora, não há mais previsão de prisão só para quem tem mais de seis decigramas de álcool por litro no sangue. O texto também prevê o uso de “qualquer meio de prova em direito admitido” para comprovar embriaguez. Essa proposta vai além da proposta aprovada pela Câmara na semana passada, que propunha que o índice de tolerância era inalterável.
O objetivo de tudo isso é converter o bafômetro e o exame de sangue em contraprovas a serviço do condutor. Resultado: o texto causou polêmica. Integrantes da comissão acham que a inovação reverte o ônus da prova já que cabe ao condutor demonstrar pelo exame de sangue ou pelo teste do bafômetro não estar embriagado. Unanimemente, o endurecimento da lei foi aprovado. Em maio será apresentado o texto final.
No início de março, juristas aprovaram propostas contra motoristas embriagados: homicídios de trânsito cometidos por motoristas e pilotos alcoolizados, envolvidos em racha ou flagrados em excesso de velocidade seriam presos dentro de um parâmetro chamado “culpa gravíssima”, que resultaria entre 4 a 8 anos de prisão. Hoje, esses atos ilegais são considerados crimes de homicídio culposo e tem pena máxima de 3 anos.
Assine a petição
Pensando nisso, o programa CQC, da Rede Bandeirantes, está reunindo assinaturas contra a impunidade no trânsito para virar projeto de lei no Senado. Para isso, é preciso de um milhão e trezentas mil assinaturas. Se você também quer deixar sua assinatura para colaborar com a ampliação da pena para homicídios no trânsito, basta clicar aqui. A assinatura é grátis, só movimenta um pouco seus dedos no teclado e no mouse.
FONTE: Best Riders

terça-feira, 17 de abril de 2012

-VEÍCULOS DE EMERGÊNCIA TAMBÉM TÊM REGRAS DE CIRCULAÇÃO.


Muitos motoristas se questionam sobre a conduta de quem dirige veículos de emergência. Como se sabe, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que “veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias” têm prioridade no trânsito e podem circular livremente. Agora, essa liberdade permite, por exemplo, andar em cima de calçadas, furar o sinal vermelho e andar na contramão?
De acordo com o tenente-coronel Loemir Matos de Souza, comandante do Batalhão de Trânsito de Curitiba, no Paraná, (BPTran), por terem preferência no trânsito com relação aos veículos comuns, os carros de socorro, se necessário, podem realizar este tipo de manobra, porém tais ações devem ser executadas com a devida sinalização da sirene e de dispositivos luminosos. Segundo o comandante “este tipo de manobra não é recomendável, mas desde que realizadas de acordo com os limites de segurança, os veículos de socorro têm preferência”.
Acidentes durante o deslocamento de viaturas de salvamente são raros, mas acontecem principalmente em cruzamentos. “Muitos motoristas andam com o vidro fechado e o ar condicionado e som ligados. Por isso, podem não escutar o barulho das sirenes durante o deslocamento”, acrescenta o coronel.
Segundo o Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos automotores de Via Terrestre, o DPVAT, cerca de 147 pessoas morrem no trânsito brasileiro diariamente. Só no primeiro semestre deste ano, foram 26.894 mortes.
Curso de condutor de veículos de emergência
Motoristas de veículos de socorro passam por um treinamento de condutores de acordo com a resolução n°168/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
Dentre os temas abordados estão Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito e Relacionamento Interpessoal.
Os pré-requisitos são: ser maior de 21 anos; estar habilitado em uma das categorias “A”, ”B”, ”C”, ”D” ou “E”; não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses e não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação do direito de dirigir.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

-DETRAN ALERTA PAR OBRIGATORIEDADE DA CNH PARA CONDUZIR CICLOMOTORES.



Atualmente, o Piauí possui devidamente registradas apenas 3.601 veículos desta categoria
Por desenvolverem no máximo 50 km/h e serem menores e menos potentes, muitos supõem que as motos de 50 cilindradas não requerem condutores habilitados para serem guiadas. Contudo, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) alerta que para pilotar esse veículo é necessário possuir a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), além do registro do veículo para circular de forma regular.
Atualmente, o Piauí possui devidamente registradas apenas 3.601 veículos desta categoria. De acordo com José Antonio Vasconcelos, diretor geral do Detran-PI, esse número não condiz com a realidade que se constata nas ruas. “Muitas concessionárias têm informado aos consumidores, de forma equivocada, que não é necessário emplacar o veículo e nem possuir a Carteira Nacional de Habilitação. Esse engano, somado ao fato dos ciclomotores terem valor de mercado mais acessível, leva muitos cidadãos a adquirirem o bem sem ter ciência da obrigatoriedade inerente a esse tipo de transporte”, explica.
Com as intensas fiscalizações no interior e na capital, a orientação para o proprietário que estiver com o veículo irregular, é deixá-lo na garagem até regularizar sua situação. O condutor que for pego em uma blitz conduzindo um ciclomotor sem a devida documentação terá o veículo apreendido e a CNH recolhida, além da aplicação de multa.
Para conduzir uma moto de 50cc, o usuário deve procurar uma autoescola e realizar todos os procedimentos normais de habilitação: aulas e provas teóricas e práticas, avaliação médica e psicológica. A diferença para essa categoria é que o aluno fará a prova prática para tirar sua ACC com seu próprio veículo. Após ser aprovado nesses exames, o proprietário deve se dirigir a um posto do Detran-PI levando seu ciclomotor para realização do cadastro junto ao órgão. O porte da ACC permite que o condutor dirija apenas motos de até 50 cilindradas. Para motocicletas de maior potência é necessária a CNH na categoria A.
A resolução de nº 168 que determina a obrigatoriedade da ACC para motos de até 50 cilindradas está vigente desde 2004. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro é obrigatória também para os que estiverem circulando com motos de até 50 cilindradas a utilização dos equipamentos de segurança e a obediência à sinalização de trânsito.