terça-feira, 22 de junho de 2010

PESQUISA DEFENDE MUDANÇA DAS CORES DOS SEMÁFOROS.

Contran diz que isso só seria possível por meio de projeto de lei
Com base em estudos, a doutora em oftalmologia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e especialista em medicina de tráfego Rita Cristina Mainieri Moura defende que os semáforos deveriam mudar o tom de suas cores. Para ela, o verde deve ser mais azulado e o vermelho, alaranjado. A mudança, defende Rita, ajudaria todos os motoristas a distinguir melhor as cores, especialmente aqueles que sofrem de algum tipo de daltonismo (distúrbio de origem genética que dificulta a identificação de todas ou algumas cores). O estudo de Rita, que faz parte da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), aponta que até 8% da população sofre de alguma doença congênita (aquelas adquiridas antes do nascimento) relacionada ao daltonismo (chamado de discromatopsia, em termos técnicos). Não h
á dados precisos de quantas pessoas com algum nível de dificuldade para distinguir cores chegam a dirigir.

domingo, 20 de junho de 2010

MOTOTAXISTAS E MOTOBOYS TERÃO QUE FAZER CURSO OBRIGATÓRIO.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou na última sexta-feira (18), o curso de formação obrigatório para profissionais em transporte de passageiros (mototaxistas) e em entrega de mercadorias (motoboys) que exerçam atividades remuneradas. A resolução 350 do Contran foi publicada ontem no Diário Oficial da União, que tem prazo de até 180 dias para entrar em vigor. “Gestão de riscos sobre duas rodas”, “ética e cidadania na atividade do profissional” e “segurança e saúde”. Esses são nomes de algumas das disciplinas que os motoboys terão de dominar para trabalhar de forma legalizada nas ruas a partir de 15 de dezembro. Os profissionais em duas rodas têm um prazo de180 dias, para participarem do curso, que será ministrado pelo Detran ou por instituições por ele autorizadas. Os mototaxistas e motofrentistas vão aprender noções básicas de legislação de trânsito, uso dos equipamentos de segurança e da prudência no trânsito. Haverá módulos específicos para quem transporta pessoas e para quem transporta mercadorias. O curso terá duração de 30 horas e, de acordo com a resolução, objetivo é garantir aos motociclistas profissionais a aquisição de conhecimentos, a padronizações de ações e, consequentemente, atitudes de segurança no trânsito. Para passar, o profissional terá de acertar 70% do questionário, cujo estudo será voltado para noções básicas de legislação, segurança, capacidade de lidar com imprevistos e elaboração de rotas alternativas, por meio do conhecimento da cidade. No caso de motoboys, as aulas prevêem estudo sobre pontos críticos de fluidez e de segurança no trânsito; para mototaxistas, há orientações de atendimento, visando à qualidade do serviço. Para se matricular no curso, de acordo com a resolução, é preciso ter 21 anos e estar habilitado há, no mínimo, dois anos para a condução de motos. Além disso, o motociclista não pode estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito.

SENADO APROVA PARCELAMENTO DE MULTAS DE TRÂNSITO.

A possibilidade de parcelamento do valor de multas de trânsito em até seis meses foi aprovada ontem (16), em caráter terminativo, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.O projeto de lei, que agora segue para a apreciação da Câmara, prevê que o pagamento parcelado das multas serão concedidos mediante “requisição fundamentada do motorista ao Detran”.Autor da matéria, o senador Raimundo Colombo (DEM-SC) argumenta que o parcelamento das multas evita a inadimplência uma vez que a depender da natureza da infração cometida, a penalidade pode atingir valores incompatíveis com a capacidade de pagamento dos infratores.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

FALHA NOSSA.

ESTAMOS COM UM PROBLEMA NA NET. BREVE VOLTAREMOS.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

AS MOTOCICLETAS FORAM INTRODUZIDAS NA SOCIEDADE SEM O DEVIDO CUIDADO.

Estimativas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam que o País gasta cerca de R$ 28 bilhões, por ano, com acidentes envolvendo moto. "Toda vez que uma nova tecnologia entra em uma sociedade, ela precisa ser muito bem analisada para ser introduzida no cotidiano das pessoas. Mas as motocicletas foram introduzidas sem o devido cuidado. Cometemos um grave erro no Brasil e agora temos um prejuízo social muito grande", explica Eduardo Vasconcelos, sociólogo e engenheiro da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). De acordo com o Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros de 2008, considerando o período entre 1994 e 2006, o número de óbitos causados pelos acidentes de transporte passou de 29,5 mil para 35,1 mil, o que representa um aumento de 19% no número total de mortes.



.

terça-feira, 1 de junho de 2010

A LEI NÃO CONSEGUI NEM CHEGAR NO SEU 1ºANIVERSÁRIO JÁ FOI FRAUDADA.

São Paulo - A lei que obriga candidatos a motoristas a receber aulas noturnas de direção entrou em vigor há apenas dez dias e já é alvo dos golpistas. A dona de uma autoescola foi presa acusada de criar um sistema em que os alunos não precisavam fazer as aulas. A autoescola ainda está funcionando, na Vila Mariana, na Zona Sul de São Paulo, mas a dona foi presa por falsidade ideológica, crime sem direito a fiança e que pode resultar em até 5 anos de prisão. Nas autoescolas, há um computador que pode ser acessado pela internet e que em vez de senha para acesso tem um leitor de digitais. A dona do lugar mandou um funcionário embora e continuou usando os dados dele cadastrados no sistema. Ela trocou as digitais e com um toque do dedo marcava aulas com um instrutor que não existia. O Detran acredita que elas nunca foram feitas pelos alunos. Segundo o delegado, o esquema foi descoberto porque o funcionário demitido arrumou outro emprego. Quando ele foi se cadastrar, o sistema acusou que o nome dele estava relacionado às digitais de outra pessoa. O Detran apreendeu os computadores e investiga a participação dos alunos no esquema de fraude das aulas do período noturno. "Ele (o aluno) vai responder pela prática do mesmo crime, ou seja, falsidade ideológica. Ele vai ser indiciado em inquérito policial e vai responder juridicamente pela prática desse crime", disse o delegado do Detran, Wilson Roberto Zampieri, sobre os pretendentes à carteira de habilitação que se utilizaram da fraude.