sábado, 28 de fevereiro de 2009

DOMINGO SEM ATUALIZAÇÃO.

HOJE DOMINGO NÃO ATUALIZEI O BLOG POR MOTIVO JUSTO, PARTICIPEI DA 11ªPOLIFOLIA, EU EXPLICO: NADA MAIS É DO QUE O CARNAVAL DOS POLICIAIS MILITARES QUE TRABALHARAM NO CARNAVAL E NÃO TIVERÃO CONDIÇÕES DE BRINCAR NO CARNAVAL E O MELHOR É TUDO "190" DE GRAÇA E COM SEGURANÇA E É POR ISSO QUE NÃO ATUALIZEI OU SEJA NÃO MISTURA ALCOOL COM DIREÇÃO.

VEÍCULOS REBAIXADOS.


Qualquer alteração em algum componente do carro pode comprometer a carroceria e principalmente a dirigibilidade, portanto é preciso ter muita cautela se desejar rebaixar seu veículo.
O método mais utilizado para rebaixar um veículo é o corte das molas. Outra opção seria a compressão ou o destemperamento das molas. Em qualquer dos casos, essa prática diminui o curso dos amortecedores e, conseqüentemente, a vida útil de todos os componentes da suspensão. Existem amortecedores e molas especiais para essa finalidade, mas o custo é muito alto e o tempo de instalação é demorado.
O carro rebaixado tende a ser mais estável, mas compromete o conforto, sendo que o risco mais é a possibilidade de trincas e rachaduras no monobloco, principalmente nas áreas próximas as torres dos amortecedores.
O rebaixamento da suspensão é uma prática legalizada desde que a resolução 262 do Contran entrou em vigor (1º de maio). A resolução não permite o uso de molas com regulagem de altura, então não estão homologados os sistemas com rosca e a ar.
Quem for alterar a altura do veículo deve levar o carro para uma inspeção que avaliará a modificação. Essa inspeção só pode ser realizada em local cadastrado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (inmetro). Se aprovada a alteração, será emitido o Certificado de Segurança Veicular (CSV).
Após, leve o veículo ao Detran para acrescentar ao documento a inscrição como consta na nova resolução.

COMO DIRIGIR NA CHUVA.


Segue algumas dicas para dirigir na chuva:
- Acenda o farol baixo. Além de melhorar a visão, o veículo de trás poderá se guiar melhor com as luzes vermelhas e evitar uma colisão. Se estiver em movimento, nunca ligue o pisca alerta. Ele só deve ser acionado quando o carro estiver parado.
- Diminua a velocidade e mantenha uma distância mínima de 8 metros do veículo à sua frente.
- Não freie bruscamente e nem faça manobras perigosas
- Quando acionar o pára-brisa. Use-o com o esguichador. Mantenha a velocidade do limpador de pára-brisa no mesmo nível que o volume de água. As palhetas devem ser trocadas uma vez por ano e o reservatório deve sempre ter água mesclada com detergente neutro ou aditivos.
- Quando os vidros começarem a embaçar, passe um pano limpo por dentro do carro. Jamais use as mãos, pois a gordura natural da pele só piora a situação. Tente deixar os vidros uns dois dedos abertos para criar uma circulação de ar. Ligue o ventilador interno ou o ar-condicionado. O carro deve esfriar por dentro para desembaçar os vidros.
- Se os vidros já estiverem embaçados, o processo é inverso, Ligue o ar quente.
- Não pense duas vezes antes de parar o carro no acostamento e esperar a chuva diminuir ou passar.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

AS CORES E LETRAS DAS PLACAS DOS CARROS.

No Brasil encontramos placas de carro nas cores preta, azul, branca, vermelha e etc. Mas, afinal, qual é a lógica das letras e cores nas placas dos carros?
No caso das letras, cada estado tem suas combinações próprias distribuídas pela frota local em ordem cronológica de licenciamento ou emplacamento. Na capital paulista as disponíveis são de: Série inicial - BFA-0001 e Série final - GKI-9999
Mas e as cores? O que elas representam?
Cinza: As mais usadas, identificam os automóveis particulares.

Branca: Colocadas em automóveis oficiais.

Vermelha: Aplicadas em veículos como táxis, ônibus, caminhões e lotações - os chamados “veículos de aluguel”.

Azul: Carros em teste de montadoras. Quando há as letras “CC”, significa que são de consulados.

Verde: Oficinas e lojas as utilizam para demonstrar que o carro está passando por test drive. Há uma diferência aqui em Floriano, as revendedoras querem transitar é sem placas só com o nome nas portas TEST DRIVE, só por que é novo?

Verde e Amarela: São colocadas em veículos de autoridades federais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Preta: Em automóveis antigos, são um atestado de que o modelo, em geral de colecionador, é todo original. Uma observação aqui tem que esta regularizado pelo Detran.

BALANÇO GERAL DO CARNAVAL EM FLORIANO (Pelotão de Trânsito)

Tivemos em todo o carnaval 2009, as seguintes ocorrências de trânsito em Floriano-PI:
COLISÕES-----------------------------------04
ABALROAMENTO---------------------------02
VÍTIMAS LESIONADA (leve)--------------01
VEÍCULOS ENVOLVIDOS------------------10
MOTOS ENVOLVIDAS----------------------02
HABILITAÇÕES APREENDIDAS-----------02
APREESÃO DE VEÍCULOS------------------02

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

SEM COMENTÁRIOS

PEDIMOS AOS INTERNAUTAS QUE AO VISITAR NOSSO BLOG DEIXE SEUS COMENTÁRIOS ELES COM CERTEZA SERÁ O COMBUSTÍVEL PARA CONTINUARMOS.

CURIOSIDADE NO BLOG

PRIMEIRA VIAGEM DE AUTOMÓVEL

Aconteceu em 1903 a primeira viagem de automóvel entre as cidades de São Francisco e Nova York, nos Estados Unidos. Levou exatos 52 dias.

CONTRAN REGULAMENTA USO DE GPS E DVD EM VEÍCULOS.

A resolução 242 do Contran (Conselho Nacional de Transito), regulamentou o uso de GPSs (Sistema de Posicionamento Global) e de DVDs em veículos. As novas regras foram estabelecidas no início deste ano. Agora, os GPSs devem ser usados com o objetivo de indicar trajetos e as condições da via, por meio de mapas, imagens e símbolos. Anteriormente, a navegação só era permitida por meio de sons e setas, impossibilitando o uso de mapas. Quanto aos DVDs, foi permitida a instalação do aparelho no painel do veículo, mas o proprietário tem de estar atento a um detalhe: deve haver um dispositivo que desligue o DVD quando o carro estiver em movimento. O uso nos bancos traseiros está liberado. Quem descumprir as regras estará cometendo infração grave, portanto, sujeito a multa de R$ 127, cinco pontos na carteira de motorista e apreensão do veículo para regularização.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A IDADE E O TRÂNSITO

Pessoal, espero que vocês gostem da nossa iniciativa em criar o Blog Falando em Trânsito. Nos unimos a especialistas de várias áreas (Pesquisando)através de orkut, sites e blogs do Brasil inteiro para discutir temas interessantes e até polêmicos. Agora peço que vocês acessem e façam comentários por que esses comentários serão o gás para continuarmos.
Há algum tempo eu acompanho todos os dias as notícias que saem nos principais jornais do Brasil sobre o trânsito, por este motivo vou postar sobre notícias que veiculam na mídia. Isso por que Floriano é carente de informações sobre o assunto TRÂNSITO, é o que muito se ver nas ruas da nossa cidade.

Vou começar hoje falando de uma notícia que saiu no Jornal da Tarde de São Paulo, sobre o limite máximo de idade para dirigir. Será que existe uma idade certa para “parar de dirigir”? O Código de Trânsito Brasileiro não traz esse limite, apenas diz que a partir de 65 anos as pessoas devem renovar a CNH de três em três anos ou em menos tempo conforme recomendação médica. Devemos observar, nesses casos, os sentidos como audição e visão, para que os idosos não coloquem sua vida em risco e nem a de outros usuários do trânsito.

O importante de tudo isso, é que segundo as estatísticas, apesar de todas as “limitações” não são os idosos os “inimigos” da segurança no trânsito, mas sim os jovens, que na flor da idade, se arriscam, abusam da velocidade e do álcool (principais causas de acidentes) e ainda acham que são de ferro, que nada vai acontecer com eles.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

AUTUAÇÃO POR EMBRIAGUEZ EM FLORIANO.

Em dois dias de carnaval, as operações de bloqueio com bafômetros da Polícia Militar flagrou um caso de embriaguez em Floriano. O flagrante resultou de acidentes de trânsito. Como explicou o sargento Décimo. 'É muito importante a participação da sociedade para o nosso trabalho', contou o sargento, reforçando que o trabalho desenvolvido pela polícia é preventivo, a intenção é que a presença do efetivo nas ruas com um etilotestes (Bafômetro) iniba as ações ilícitas e de risco para população e não que haja flagrantes.

MAIS UM ACIDENTE EM FLORIANO


O segundo acidente foi na AV João Luiz Ferreira, por volta das 21:20 horas, do dia 22/02/2009, envolvendo a motocicleta HONDA NXR BROS 150, cor preta, placa NIP-7310,Floriano-PI, que era conduzida por Vanderson Luiz Ferreira da Silva e o FIAT MILLE FIRE, placa KJX-3459-PE, cor preta, que era conduzido por Jurani Gomes dos Santos, o mesmo transitava na contra-mão de direção, foi feito o levantamento no local do acidente e as partes entraram em um acordo. Só danos materiais.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

PIADAS NO BLOG

Um motorista deparou-se com a placa de advertência, onde se lia: DEVAGAR QUEBRA-MOLAS. Após ler a mensagem, ele afundou o pé no acelerador e passou. Arrebentou a suspensão. Foi na prefeitura e reclamou: A placa dizia que devagar quebra molas; eu passei rápido e também quebrou, até a suspensão!

MILITARES DE FLORIANO FAZEM TREINAMENTO PARA USO DE BAFÔMETRO.

Quatro policiais militares de Floriano participaram, nesta sexta-feira (20), do treinamento para uso dos novos bafômetros, que chegaram para a fiscalização de trânsito. Os policiais foram treinados na sede da 17ª Delegacia de Policia Rodoviária Federal, o instrutor foi Ispetor Batista. Foram: 1ºTEN Ubiraci, 1ºSGT DÈCIMO, 2ºSGT HÉLIO e o 3ºSGT LUIZ CARLOS, segundo enumerou o Ten Ubiraci, os bafômetros adquiridos possuem as vantagens de ter uma resposta mais rápida do grau alcoólico; e por serem menores, o que garante uma portabilidade maior; e, podem ser operados manualmente. Há, inclusive, um dispositivo que capta amostras em casos de falta de condições de sopro. “É também possível fazer o exame de ingestão alcoólica em cadáveres, através da compressão abdominal”, acrescentou, ainda, que os etilômetros são facilmente recarregáveis, possuem impressora acoplada e memória para armazenamento de diagnósticos. “O aparelho, devido à facilidade de manuseio, pode ser aproveitado em 100% de sua capacidade tecnológica”, disse.
Os sargentos Décimo e Luiz Carlos, ressaltaram ainda que o trabalho subseqüente à aquisição e ao aprendizado do uso da técnica pelos policiais é levar ao conhecimento público, provocando a conscientização dos motoristas. “Assim, é possível haver a suspensão da prática de infrações e dos crimes de trânsito. O sargento Hélio um dos militares que participou do treinamento diz: que o próprio mecanismo da informação já gera o trabalho preventivo. As pessoas ficam mais alertas e passam a ter idéia das ações e operações da polícia. Dessa maneira, não precisamos ser reativos, podendo fazer um trabalho preventivo”, acredita.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

ATÉ QUE PONTO CHEGAMOS. BRASIL MOSTRA A TUA CARA!

zorro.jpg

Enquanto os motociclistas correm contra o tempo, concordando ou não, para atender a essas novas exigências, o Excelentíssimo Senhor Juiz Jairo Xavier da Costa, de São Sebastião/AL, determina em portaria municipal que o uso de capacete na cidade está terminantemente proibido. Sua justificativa é aumentar a segurança pública, pois o capacete pode ser usado como um recurso para bandidos e assassinos não serem reconhecidos.

Os Estados e Municípios têm autonomia para adequar as legislações federais para sua realidade, mas isso não justifica expor motociclistas e seus passageiros a riscos iminentes. Segundo estudos realizados nos Estados Unidos, o capacete reduz em 70% o risco de morrer em acidente de moto. Portanto, proibir que motociclistas e passageiros usem capacete, estando tão suscetíveis à queda e ao mesmo tempo tão expostos a ferimentos é como assinar as suas sentenças de morte.

È certo que vivemos momentos de extrema violência no Brasil, mas não podemos admitir que brechas na lei e abuso de poder coloquem a vida de pessoas inocentes em risco. Motociclista com capacete agora é sinônimo de bandido? Cuidado então você que é médico, soldador, dentista, cozinheiro ou outra profissão que use acessórios que prejudiquem a sua identificação…, pois se “a moda pegar” você poderá ser preso a qualquer momento pelo bem da segurança pública.

A QUEM INTERESSA.

“Que história é essa de que trânsito deveria interessar a todo e qualquer cidadão?”

Foi o que ouvi de um senhor que assistia, em meio a mais de uma centena de professores, a uma das minhas muitas palestras sobre o assunto. O homem quase gritava, visivelmente nervoso. Fiquei pensando se eu não teria exagerado naquela tela do Power Point com as últimas estatísticas de acidentes de trânsito.

Fiz uma rápida revisão mental e fiquei tranqüilo. Claro que eu não tinha exagerado. Todos sabemos que os trinta e poucos mil mortos a cada ano é um número subestimado. Também avaliei se eu não teria me entusiasmado demais – eis meu defeito – e carregado as correlações que fiz com o dia-a-dia das crianças, dos pais, professores, condutores, em relação às responsabilidades que contraímos, ainda que inconscientemente, quando o assunto é trânsito. Minha auto-resposta foi não. Eu até nem tinha feito muitos apelos, não tinha usado nem um terço dos argumentos do meu arsenal. Mas a reação daquele homem me deixou preocupado.

Já perdi a conta de tantas pessoas com quem falei sobre o assunto. As pessoas sempre ficam impressionadas, perplexas, com cara de quem nunca tinha parado para pensar sobre o assunto. Volta e meia alguém reage de forma mais intensa. Foi o caso dele. Aquele homem levantou-se já falando alto e apontando o dedo pra mim. Mas ele não me acusava, exatamente. Ele protestava esbravejando contra o cidadão desinformado que, naquele momento, descobria ser.

Relatou-me, no final do evento, que sua sensação foi de extremo desconforto por descobrir, de repente, que podia ter feito algo efetivo para mudar a história de sua vida. Que tinha perdido muito tempo brigando com guardas, multas e acidentados que, assim como ele, também amargavam a dor de perder alguém querido.

Por fim, para meu alívio, agradeceu.
- “Isto que você está fazendo é muito importante”, disse ele.
Abraçou-me e saiu com os olhos mareados. Aí vai um cidadão que acaba de despertar para a dura realidade que, no trânsito, todos temos uma parcela de responsabilidade, pensei. Minhas palestras nunca mais foram as mesmas.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

10 MANDAMENTOS PARA PRESERVAR O PNEU.

Criado pelo americano Charles Goodyear, o pneu surgiu graças à descoberta da vulcanização da borracha após a mistura dela com enxofre a altas temperaturas.

Peça fundamental de contato do carro com o solo, se ele estiver em mau estado ou mesmo com a calibragem errada pode não só comprometer a segurança dos ocupantes do veículo como também prejudicar o desempenho do automóvel.

Para manter sempre seus pneus nas melhores condições de rodagem, aconselhamos que siga estes 10 mandamentos:

1- Calibrar o pneu semanalmente de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo e não de acordo com a concessionária ou com o frentista.

2 - Fazer o rodízio de pneus. Veículos com pneus radiais a cada 8.000 km e veículos com pneus diagonais a cada 5.000 km rodados, utilizando o estepe no rodízio.

3 - Evitar a sobrecarga no veículo. Excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta os riscos de estouro ou de alterações estruturais importantes.

4 - Fazer a manutenção preventiva de todo o veículo. Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus.

5 - Utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veículo. As partes do carro foram projetadas para interagirem de forma equilibrada. A utilização de pneus e rodas diferentes altera este equilíbrio.

6 - Alinhar a suspensão e balancear os pneus sempre que o veículo sofrer impactos fortes, na troca de pneus, quando os pneus apresentarem desgastes irregulares, ao serem substituídos componentes da suspensão, quando o veículo estiver “puxando” para um lado ou a cada 10.000 km.

7 - Utilizar o pneu indicado para cada tipo de solo. Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso na terra (fora de estrada) provocará perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade de peças do veículo.

8 - Monitorar o indicador de desgaste da rodagem (TWI). Este indicador existente em todo pneu mostra o momento certo para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca.

9 - Não permitir o contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes. Estes produtos atacam a borracha fazendo com que perca suas propriedades mecânicas.

10 - Evitar a direção agressiva, com freadas fortes e mudanças bruscas de direção. Nunca ignore a existência de lombadas, buracos e imperfeições de piso. Os melhores pilotos de competição são aqueles que, mesmo rápidos, sabem poupar seus carros e pneus.

CUIDADOS COM O SEU CARRO NA HORA DE VIAJAR.

O carnaval está chegando e alguns cuidados na hora de pegar a estrada são necessários. Além de não beber antes de dirigir, faça uma revisão no veículo para garantir a segurança da família na viagem. A checagem é fundamental, mesmo quando o percurso for pequeno.

Na rodovia, fique atento à sinalização, às condições reais de ultrapassagem e onde essas manobras são permitidas. Algumas dicas de como se comportar nas estradas podem ser encontradas.

Veja alguns cuidados com o carro antes de viajar:

1-) Verifique os faróis e luzes

2-) Cheque os pneus e estepe

4-) Verifique o combustível e óleo

5-) Os documentos devem estar em dia

6-) Veja se os limpadores de pára-brisas estão funcionando

7-) Dê atenção ao sistema elétrico do carro, fazendo a revisão do nível de carga da bateria e do funcionamento do desembaçador traseiro

Siga sempre o limite de velocidade indicado na pista e tome cuidado com pedestres e ciclistas nas áreas urbanas das rodovias para evitar acidentes.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

POSIÇÃO DE DIRIGIR.

A posição correta para dirigir é fundamental para oferecer segurança nas manobras de emergência e conforto para os motoristas.

O motorista de táxi desta foto está com seu banco muito reclinado, não permitindo que sua cabeça toque no encosto do banco. Após um dia de trabalho ele estará com dores no pescoço. Após vários dias, meses e anos, ele poderá desenvolver um problema crônico.




E o pior, em caso de acidente ele pode sofrer com o efeito chicote, quando o pescoço sofre movimentos de extensão e flexão após uma desaceleração brusca. Neste caso, a lesão gerada na cervical pode ser muito séria. Com o posicionamento incorreto do banco ele acaba anulando a evolução dos bancos, que visam a proteger o pescoço com o escosto de cabeça.

PEDESTRES X CONDUTORES.

É comum ouvirmos críticas ao comportamento de motoristas que se sentem os donos do trânsito e põe em risco a vida de todos. Em muitos casos a crítica é merecida, mas não podemos deixar de falar sobre o comportamento de pedestres irresponsáveis que não somente morrem como causam a morte de outras pessoas. Quer tirar a certeza, pare uns dez minutos ali no mercado cental bem próximo aquelas faixas de segurança. Você vai ver muitas tentativas de suicídio.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ACIDENTE EM FLORIANO




Ontem por volta das 14:30hs, na praça Dr. Sebastião Martins, um renault/master-mini ônibus placa LVX 3246-PI, conduzido por Pedro Alcântara Sá Pereira, transitava na pista de rolamento por detrás da Catedral de São Pedro de Alcântara. colidui o seu setor angular dianteiro com o setor lateral esquerdo dianteiro do fiat/pálio, placa NIL 6380-PI, que era coduzido por Magno Weverson da Silva Bezerra, (só danos materiais).
Em seguida o motorista da VAN Pedro Sá saiu da mesma deixando-a desengatada momento em que ela desceu e colidiu seu setor angular dianteiro superior esquerdo com o toldo de uma lanchonete, causando só danos materiais.

MOTORISTAS QUE FAZ MAU USO DE DVD NA DIREÇÃO PODE SER MULTADO.

É cada vez mais comum encontrar DVDs instalados nos carros, mas os motoristas precisam ficar atentos, porque existem regras para instalação desses equipamentos. Apesar disso, estive observando aqui em Floriano-PI, muita gente parece não se importar com isso. Entretenimento que faz bem aos olhos e ouvidos do jovem motorista. O problema é que nem sempre ele anda em sintonia com a lei. Mas quem já instalou ou pretende instalar um aparelho de DVD, deve ficar ligado nas determinações do DETRAN (Departamento de Trânsito): quando o motorista estiver com o veículo parado, ele pode usufruir a vontade do DVD. Já quando for sair com o automóvel, a situação muda de figura – nenhuma imagem pode estar rolando, somente o áudio é autorizado. De acordo com a Lei, quem for flagrado com o DVD ligado enquanto dirige pode ser multado em R$ 127,69.
Nas grandes cidades quem instala um DVD já pode colocar conjulgado com o freio de mão, é assim você esta parado com o DVD ligado, ao liberar o freio de mão para sair o DVD desliga a imagem e fica somente com o áudio. É só falar com o Elias da oficina que ele monta para você.

PROPOSTA PARA AUMENTO DE PENA, COM TUDO ISSO AINDO SOU A FAVOR DA EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO "CONTINUADA."

O Projeto de Lei 4562/08, da Comissão de Legislação Participativa, aumenta as penas para o motorista que cometer homicídio culposo ou lesão quando estiver sob influência de álcool, substância tóxica ou entorpecentes de efeitos análogos.A proposta reintroduz no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) as causas para aumento de pena dos delitos de homicídio culposo e lesão corporal culposa de trânsito nesses casos.A sugestão, transformada em projeto, foi apresentada pela Associação Paulista do Ministério Público. A proposta prevê que, no caso do homicídio culposo, caso o motorista esteja embriagado ou sob efeito de entorpecentes, a pena será de três a seis anos de detenção. A pena simples é de dois a quatro anos de detenção.
Lei Seca:
Os autores da proposta explicam que a Lei Seca (11.705/08) havia retirado esse dispositivo do Código de Trânsito para tratá-la de modo específico. No novo formato, no entanto, a pena para homicídio culposo sob ação de substância tóxica ou entorpecente, passou a ser mais branda.O artigo 302 do Código Brasileiro de Trânsito previa que o crime, sem a agravante, teria pena de dois anos e oito meses. Com a presença de substância tóxica, poderia passar a cinco anos e quatro meses de detenção. Na nova lei, a previsão é de dois a quatro anos de detenção. A proposta foi apensada ao Projeto de Lei 2789/08, que qualifica a direção de veículo automotor sob efeito de substâncias tóxicas como crime qualificado, que por sua vez tramita apensado ao Projeto de Lei 7671/06, que altera a pontuação das infrações gravíssima, grave e leve. As propostas serão analisadas pelas comissões de Viação e Transportes e Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de serem votadas pelo Plenário.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

SEGURO OBRIGATÓRIO INDENIZA


As vítimas de acidente de trânsito têm direito a receber indenização do seguro obrigatório direto na sua conta corrente.
Em caso de morte por acidente, o cônjuge ou os filhos da vítima também têm direito à indenização.
Havendo mais de um herdeiro, a cota será dividida entre eles, em partes iguais.
A vítima tem direito à indenização em caso de invalidez permanente.
A cobertura do seguro não está vinculada as regras de trânsito. As indenizações são pagas mesmo se o motorista for culpado pelo acidente, desde que haja vítimas transportadas ou não pelo veículo automotor.
Para solicitar a indenização preencha o formulário do
DPVAT com os dados de sua conta bancária e leve para uma seguradora credenciada junto com documentos necessários.

COMO MANTER O AR-CONDICIONADO FUNCIONANDO


Para evitar surpresas no funcionamento do equipamento, assim como odores desagradáveis e bactérias geradas pelo mau uso do mesmo, seguem algumas dicas nas quais deve-se prestar atenção:
1-) Ficar atento ao período correto da troca do filtro do aparelho, normalmente de 6 em 6 meses ou no máximo 1 ano*.
2-) Higienização do aparelho para eliminar o mau cheiro.
3-) Revisão do ar-condicionado, que checa as condições de itens como mangueira e corrente, além da parte elétrica do aparelho.
4-) Checar a carga de gás do aparelho, normalmente a duração é de 3 anos em carros novos.
5-) Ligar o aparelho uma vez por semana por pelo menos cinco minutos*.
6-) Não acionar o motor com o ar-condicionado ligado. (A partida no propulsor envia uma corrente de ar para o ar-condicionado, que pode queimar o fusível e, em casos mais graves, até mesmo o módulo do aparelho).

domingo, 15 de fevereiro de 2009

FAIXA DE PEDESTRE

A foto nos mostra um belo exemplo de condutor conciente, que mesmo sem faixa de pedestre devemos ser harmoniosos com os pedestres, em Floriano esta sendo implantado as faixas de pedestres, falta só nós, fazermos a nossa parte.

OS EFEITOS DO ÁLCOOL NO CORPO HUMANO.

Então não adianta querer enganar o etilômetro com creme dental, halls etc. Se beber o melhor é não dirijir. Avisamos as floiões que nesse carnaval o Pelotão de Trânsito aqui em Floriano contará com policiais em todos os eventos. E se você folião não estiver com condições para dirigir não tenha medo de pedir para algum de nossos guardas, para que ele conduza você até sua residência. O importante nesse carnaval é você não sofrer acidente.

PERÍCIA EM ACIDENTE DE TRÂNSITO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES.

A palavra perícia é originária do latim peritia, que significa habilidade, destreza. Vistoria ou exame de caráter técnico e especializado. Conjunto de peritos (ou um só) que faz essa vistoria.(Dicionário do Aurélio, 2.ª edição).

Perito - Originária do latim peritu: experimentado, experiente, prático, versátil. Aquele que é sabedor ou especialista em determinado assunto (Dicionário do Aurélio, 2.ª edição).

Acidente no trânsito - É a ocorrência que se dá em vias onde trafegam veículos e/ou pessoas e cujas causas são exógenas. Exemplo: Uma árvore que cai sobre a via provocando retenção do tráfego ou impedindo o fluxo de veículos.

Acidente de trânsito - É aquele cujas causas são inerentes à função do deslocamento dos móveis sobre a via. Exemplo: colisão de veículos.

É nesse cenário real do dia a dia que operam os Peritos na análise das causas e circunstâncias dos acidentes, as quais servem para auxiliar na apuração de responsabilidades em processos judiciais e fonte de referência para fabricantes de veículos rodoviários.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

PIADAS NO BLOG


Cientistas descobrem que após a fermentação, a cerveja passa por uma transformação química e libera um composto parecido com o hormônio feminino. Deve ser por isso que quando tomamos uma cerveja: - A gente começa a falar demais; - Ri à toa; - E dirige mal...

DESCASO COM OS PEDESTRES


Em Floriano esta sendo pintado mais uma vez as faixas de pedestres no centro da cidade e anel viário, mas esta tornondo-se um exemplo do descaso de motoristas com o pedestre. Nas Avenida Bucar Neto, Getúlio Vargas e Euripedes de Aguiar. A região é conhecida por suas lojas ou seja o centro da cidade. Os estabelecimentos, muitas vezes, utilizam a calçada de forma irregular para colocar seu artigos à mostra e agora como se não bastace utilizam as novas faixas para estacionar seus veiculos. o diretor da SUTRAN afirma que vai fazer fiscalização intensa nos locais.
As pessoas desobedecem, é uma questão de consciência.

FARÓIS XENON AINDA NAS RUAS, APESAR DA PROIBIÇÃO.

O uso irregular dos faróis de xenon, que aumentam a projeção da luz nos veículos, prejudica os demais motoristas. O farol, quando é adaptado no carro, emite uma luz mais intensa e atrapalha os condutores dos veículos que estão à frente. Desde 1º de janeiro está vigorando uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que proíbe o uso desse farol. A única exceção é quando o veículo vem com o equipamento original da fábrica. Mesmo assim, ainda é possível encontrar carros com o farol xenon adaptado circulando pelas ruas e rodovias do Estado. O condutor que estiver com o carro irregular será multado em R$ 127, terá a documentação apreendida e um prazo de três dias para fazer a modificação. Ainda como consequência, a soma de 5 pontos na carteira de habilitação. Apesar de irregular, não é difícil adquirir um kit de equipamentos para instalar o farol xenon em lojas que vendem acessórios para carros. O kit está custando em torno de R$ 400,00. O farol xenon é composto por reatores elétricos e lâmpadas a gás, e possui um grande poder de iluminação. O nome deve-se a um dos gases presentes, chamado de xenônio. A luz emitida é cerca de três vezes superior à de um farol normal.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

VOCÊ ACHA CORRETO ATIRAR DO VEÍCULO LIXO NA VIA?


Muito embora difícil de ser flagrada jogar lixo na via é de certa forma comum, são latas de refrigerantes e de cervejas, papel, ponta de cigarro e outros entulhos que são espalhados na via. A conduta não é correta, pois poderá atingir outro veículo ou pessoas e ocasionar acidente de trânsito além de poluir o meio ambiente.

O que diz a legislação de trânsito?

1. O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 26, Inciso II. Diz que:“Abster-se de obstruir o trânsito ou torna-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos ou substâncias, ou nela criando qualquer outro obstáculo”.

2- O artigo 172 do CTB prevê como infração de natureza média atirar do veículo objetos ou substâncias, vejamos:

“Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias: Infração - média;Penalidade – multa..

(Art. 172 do CTB).Se você não desejar perder quatro pontos na sua habilitação e nem pagar uma multa de R$85,13 (oitenta e cinco reais e treze centavos), acondicione o lixo acumulado no veículo colocando em um local apropriado que é a lixeira.

Para um trânsito mais humano, todos nós, temos uma parcela de contribuição não deixe de fazer a sua.

Eu vou continuar fazendo as minhas, como fiscalizador e condutor.

SGT HÉLIO.

UTILIZAR A PISTA PARA FAZER O TRAÇADO DO CIMENTO

A foto não mente e serve para mostrar uma situação comum na nossa cidade. A ação vista é obstrução de uma faixa de trânsito da pista de rolamento. A foto remetida por internauta mostra a utilização da pista para fazer a massa (mistura do cimento e areia) na pista de rolamento, dificultando e impossibilitando a circulação normal dos veículos naquele local. Com auxílio de internautas o blog mostra situações que servem como momento de reflexão mostrando a verdade nua e crua de nossas vias. A conduta vista está certa ou errada? Você acha correto ocupar uma faixa de trânsito para fazer a mistura do cimento prejudicando a circulação dos veículos? E se ocorrer um acidente? Com certeza o responsável pela construção ou reforma poderá ser acionado por ter contribuído de alguma forma a ocorrência do sinistro. O que diz a legislação de trânsito?
1. O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 95. especifica que:“Nenhuma obra ou evento que possa interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia, quem autoriza aqui em Floriano? A SUTRAN, para realiazação de qualquer evento ou construção que venha necessitar da via de rolameto devemos comunicar antes a SUTRAN através de ofício, qualquer pessoa do povo pode solicitar.
2- O artigo 245 do CTB prevê como infração de natureza grave utilizar a via como depósito de mercadorias e as calçadas e passeios fazem parte da via, vejamos:“Utilizar a via para depósito de mercadorias, materiais ou equipamentos, sem autorização do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via:Infração - grave;Penalidade – multa;Medida Administrativa – Remoção da mercadoria ou do material.
Parágrafo único. A penalidade e a medida administrativa incidirão sobre a pessoa física ou jurídica responsável” (Art. 245 do CTB).
Vamos ajudar, como?
Fazendo a nossa parte como cidadão, estamos vendo que o novo superintendente da SUTRAN em menos de dois meses já fez e continua fazendo muita sinalização horizontal na nossa cidade, coisa que estava com muito tempo que não se via, esta com vontade de melhorar o trânsito de Floriano. Agora cabe a nós ajudar, até uma simples parada na faixa de retenção para que o pedestre possa passar na sua faixa de segurança é com certeza uma ajuda ao trânsito.

Eu vou continuar fazendo a minha parte, como condutor e fiscalizador.
SGT HÉLIO.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

PARA NÃO SE ENVOLVER COM ACIDENTE VALE TUDO


Podemos adequar a placa de nosso carro a nossa Vibração Numerológica? A resposta é sim! Através de nosso dia de nascimento poderemos saber quais os números mais adequados para compor a placa de nosso automóvel. Muitas vezes não será possível escolher os números da placa toda, então nesse caso procuraremos escolher pelo menos a dezena final.
Se você nasceu nos dias: 1,10,19,28 os números mais adequados para compor sua placa serão 10,19,28,37,55,64,73,82,91.
Se você nasceu nos dias: 2,11,20,29 os números mais adequados para compor sua placa serão: 11,28,38,47,56,74,83,92.
Se você nasceu nos dias:3,12,21,30 os números mais adequados para compor sua placa serão: 12,21,30,39,66,75,93.
Se você nasceu nos dias:4,13,21,31 os números mais adequados para compor sua placa serão: 22,31,40,58,76,85,94.
Se você nasceu nos dias:5,14,23 os números mais adequados para compor sua placa serão: 23,32,41,50,59,77,86,95.
Se você nasceu nos dias: 6,15,24 os números mais adequados para compor sua placa serão: 24,33,42,60,69,96.
Se você nasceu nos dias:7,16,25 os números mais adequados para compor sua placa serão: 25,34,52,61,70,97.
Se você nasceu nos dias: 8,17,26 os números mais adequados para compor sua placa serão: 26,35,44,53,62,71,80.
Se você nasceu nos dias: 9,18,27 os números mais adequados para compor sua placa serão: 18,27,36,45,63,72,81,90,99.
Depois de emplacado, não é possível modificar a placa de nosso carro, porém, podemos lançar mão de um artifício: Colocar nos vidros um pequeno papel com uma das nossas dezenas favoráveis, preso com fita adesiva transparente, atraindo assim essas vibrações harmônicas para nosso veículo. Eu Sgt Hélio acredito mesmo é na educação de trânsito continuada, essa sim faz a diferença.
Paz, Luz e Harmonia.

MEGA OPERAÇÃO DO 3º BPM NA REGIÃO DO MÉDIO PARNAIBA.















































































Ocorreu na madrugada de hoje, dia 11, a Operação “Médio Parnaíba Seguro” realizada na sede do 3º Batalhão Policial Militar – Floriano e cidades circunvizinhas, com o objetivo de desempenhar o policiamento ostensivo e intensivo na região. Durante a operação foram realizadas blitze com muitas motos, carros com chassi adulterado, documentos de porte obrigatório rasulrados, pessoas, armas brancas apreendidas, abordagens a pessoas e cumprimentos de mandado judicial. De acordo com o Major Rubens Lopes, Comandante do 3º BPM, “a operação tem o caráter preventivo e repreensivo na região a fim de utilizar estratégias para coibir atos nocivos ao bem-estar social, prestando socorro ao cidadão e ao patrimônio, contribuído assim para a preservação da lei e da ordem”. As cidades que foram alvos da operação: Água Branca, Angical, São Pedro, São Gonçalo, Amarante, Regeneração, Floriano, Lagoinha, Olho D`água, Lagoa do Piauí, Agricolândia, Palmeirais, Curralinhos, Monsenhor Gil, Miguel Leão, Barro Duro, Hugo Napoleão, Santo Antonio do Milagre, Jardim do Mulato e Passagem Franca. Na Operação “Médio Parnaíba Seguro” foram utilizados 100(cem) Policiais Militares, viaturas do 3º BPM e ainda contou com o apoio da Policia Civil e Policia Rodoviária Federal. Vejam as fotos.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CÂMARA REGULAMENTA PROFISSÃO DE INSTRUTOR DE TRÂNSITO.




O Projeto de Lei 1036/07, do deputado Magela (PT-DF), que regulamenta a profissão de instrutor de trânsito, foi aprovado conclusivamente na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e segue para análise do Senado. A proposta define os direitos e atribuições do instrutor de formação de motorista e concede, a esse profissional, aposentadoria especial aos 25 anos de serviço.

O relator, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), recomendou a aprovação do substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, que analisou o projeto anteriormente. O substitutivo, entre outras mudanças, corrige a determinação ao Poder Executivo para regulamentar a lei em prazo de 120 dias, "pois isso violava o princípio constitucional da separação dos Poderes, ao atribuir competência ao Executivo em projeto de iniciativa parlamentar", esclarece o relator. Para exercer a profissão de instrutor de trânsito, o interessado deverá ser aprovado em curso específico do Detran; ter mais de 21 anos e ensino médio completo; não possuir antecedentes criminais; e ter carteira de habilitação na categoria em que for atuar.

Alterações - O texto aprovado retira a exigência de que o instrutor tenha carteira na categoria "E". De acordo com a proposta, cabe ao instrutor garantir o conhecimento teórico e as habilidades necessárias à formação e à atualização dos motoristas. Também foi diminuído o tempo em que o profissional não pode cometer infrações graves ou gravíssimas para exercer a atividade de instrutor. A proposta original definia esse período em um ano. Segundo o texto aprovado, para exercer a profissão o instrutor não poderá ter cometido infração grave nos últimos 30 dias, ou gravíssima nos últimos 60 dias.

DETRAN PREPARA CAMPANHA DE TRÂNSITO PARA CARNAVAL.


A Escola Piauiense de Trânsito, atendendo ao que determina o Departamento Estadual de Trânsito, está concluindo os preparativos para deflagrar a campanha de trânsito para o período de carnaval atingindo todo o Estado do Piauí e, especificamente, as cidades de Luís Correia, Parnaíba, Cajueiro da Praia, Barras, Água Branca, Floriano, São Raimundo Nonato, Picos e Oeiras. O objetivo da Escola Piauiense de Trânsito é desenvolver política de educação nas cidades onde há maior concentração de visitantes no período carnavalesco. Para a diretora da EPT, não se via esse tipo de ação do Detran em governos anteriores. "Nossa política é de sensibilização com o objetivo maior de salvar vidas", explica. Cada equipe de educadores a visitar os municípios escolhidos terá 50 pessoas entre técnicos, educadores e anjos, que são pessoas utilizando essa tarefa de esclarecimento e convencimento na busca de evitar e reduzir os índices de acidentes nas grandes datas. De um lado, a mobilização do Detran se volta para a questão exclusiva do trânsito, de outro se preocupa com a educação do condutor, do pedestre e dos demais frequentadores dos eventos realizados nessas cidades.

MAIS DA METADE DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM FLORIANO ENVOLVE MOTOQUEIROS.



Mais da metade das ocorrências de trânsito registradas em Floriano(Paiuí) envolve motociclistas. É o que aponta os sargentos: DÉCIMO, HÉLIO E LUIZ CARLOS. Responsáveis pelos levantamentos nos locais de acidentes em Floriano. Final de semana passado foram 05 acidentes e, destes, 04 foram com motos. Entre a última sexta-feira e domingo. Todos eles consta desrespeito as leis de trânsito que é um dos motivos dos constantes acidentes com motos.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

DOCUMENTO DE VEÍCULO DEIXARÁ DE INFORMAR ENDEREÇO DO DONO.



Uma das preocupações de quem tem o veículo roubado ou furtado está sendo eliminada por uma nova determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Agora a documentação do veículo não vai mais informar o endereço do proprietário. A medida está sendo tomada para oferecer mais segurança aos donos de veículos, que temem que ladrões de veículo continuem a ação de violência em sua residência. Os novos comprovantes de licenciamento terão apenas espaço para a divulgação do nome do proprietário. A medida pode demorar para chegar aos motoristas. Isto porque o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) permitiu que os Detrans terminem com os estoques de formulários antigos. Os órgãos terão até julho para se adaptarem ao novo sistema. O Detran de São Paulo resolveu o problema com uma mudança simples no sistema: no campo do endereço nada é impresso.

EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO NAS ECOLAS.

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) através da Resolução 265, de 14 de dezembro de 2007, regulamentou o curso teórico para o processo de habilitação de condutores de veículos como atividade extracurricular no ensino médio das escolas particulares e públicas.Segundo resolução citada, basta qualquer escola de ensino médio se estruturar e solicitar o credenciamento junto ao Detran para desenvolver o tema trânsito como atividade extra-curricular, permitindo aos seus alunos de ensino médio obter o certificado do curso teórico para realizar a prova junto ao Detran, Uma vez desenvolvida em conformidade com esta Resolução, será reconhecida como o curso de formação teórico – técnica, necessário para que o aluno possa submeter-se ao exame escrito de legislação de trânsito para, ser habilitado, conduzir veículo automotor”. Para ser credenciada a escola necessita assumir alguns compromissos, tais como:
a) proceder a implementação da atividade extracurricular, quando deferida a autorização pelo Detran;
b) acompanhar os alunos no decorrer da atividade extracurricular;
c) controlar a freqüência de cada aluno participante da atividade extracurricular. O curso terá uma carga horária mínima de 90 (noventa) horas-aula, podendo ser distribuído ao longo dos anos do ensino médio. Os conteúdos das atividades deverão está voltadas para formação teórica para condutor de veículo automotor com o objetivo de desenvolver comportamentos seguros no trânsito. Quanto aos profissionais pertencentes ao corpo docente deverão:
a) apresentar o certificado de conclusão do curso de formação de Instrutor de Trânsito;
b) cumprir os critérios estabelecidos pelo CONTRAN para o exercício da profissão de Instrutor de Trânsito. Só poderão participar destas atividades os alunos de ensino médio matriculados nas escolas credenciadas pelo Detran. Embora possa parecer que vai atender apenas aos alunos que queiram tirar sua permissão para dirigir, na verdade ela vai auxiliar na melhoria da segurança viária da comunidade, pois os alunos estimulados para terem sua habilitação terão oportunidade de se exercitarem a cidadania, bem como se conscientizar das normas de trânsito conhecendo seus deveres e direitos como pedestres e como condutor.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

DETRAN DISPONIBILIZA RELAÇÃO DOS VEÍCULO QUE PODEM UTILIZAR ENGATE.


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está disponibilizando na internet a relação completa de todos os veículos com até 3,5 mil quilogramas que possuem capacidade para tracionar outros veículos, ou seja, que permitem a utilização do engate. A regulamentação do uso do engate foi definida pela Resolução nº 197/06 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obriga os fabricantes a disponibilizar, inclusive, essa informação no manual do proprietário do veículo com a especificação dos pontos de fixação do engate traseiro e a indicação da Capacidade Máxima de Tração (CMT).Os engates instalados devem conter uma plaqueta inviolável com informações sobre o modelo do veículo e sua Capacidade Máxima de Tração”. Em relação às motocicletas, a instalação do engate não será possível por falta de CMT. “Apesar de existir uma regulamentação sobre o uso desse acessório em motocicletas, nenhum fabricante do país disponibilizou ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a Capacidade Máxima de Tração. Portanto, se alguma motocicleta estiver utilizando engate, será considerada irregular e o seu proprietário deverá ser autuado”.
Quem estiver em desacordo com a Resolução 197/06 estará cometendo uma infração grave, prevista no artigo 230, inciso XII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa no valor de R$ 127,69, cinco pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo para regularização. Mais informações sobre a Resolução 197/06 podem ser encontradas no endereço eletrônico http://www.denatran.gov.br/resolucoes.

MELHOR É NÃO BEBER, SE FOR DIRIGIR.


Ao tentar fugir do bafômetro uma pessoa ingeriu detergente.
O episódio ocorreu no posto Guaratuba, da Polícia Rodoviária Estadual de São Paulo . O rapaz visivelmente embriagado foi parado em uma fiscalização e, ao ser solicitado o teste do bafômetro, pediu para ir ao banheiro, como conta do tenente Ivan Fonseca. Segundo o tenente Ivan, nenhuma dessas tentativas adianta. Nem halls, chocolate, ficar durante alguns minutos com o gelo na boca, crema dental. Detergente muito menos.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

PIADAS NO BLOG

Um bebado viajava em pé no corredor do onibus.

Olhando para os lados, os passageiros sentados e dizia:

-Medade desse lado é tudo corno, e metade desse o outro é tudo viado. E assim foi, a cada pouco repetia, até que o motorista tomou uma atitude. Freio bruscamente o veiculo, pegou o bebado pelo colarinho e perguntou?

-Quem que é bebado e quem que é viado, seu bebado sem vergonha?

O bebado respondeu:

-Agora não sei, o senhor misturou tudo com essa freiada!

PIADAS NO BLOG


O bêbado entra no ônibus senta ao lado de uma freira que fala:

- Meu filho, você ta indo pro inferno.

E o bêbado imediatamente fala para o motorista:

- Pare o ônibus que eu vou descer.”

CERCA DE2000 MOTORISTAS TERÃO O DIREITO DE DIRIGIR SUSPENSO NA BAHIA

Cerca de dois mil motoristas terão suspenso o direito de dirigir na Bahia por terem sido flagrados sob efeito de álcool em blitzes, de julho a dezembro do ano passado, a partir da segunda quinzena de fevereiro. Os nomes serão publicados por etapa no Diário Oficial do Estado. Quando será no Piauí? Já se aproxima um grande evento em nosso Brasil onde será consumido muito álcool, que é o carnaval.

TIRE DÚVIDAS SOBRE O AIRBAG.

Apenas 25% dos carros saem de fábrica com o sistema. É importante dar a devida importância aos mecanismos que podem salvar vidas. No Brasil, por exemplo, apenas 25% dos carros saem de fábrica com airbag. Destes, 5% são populares. Em 1998, os Estados Unidos estabeleceram uma lei obrigando todos os veículos novos a terem airbag do motorista e passageiro de série. Logo, outros países europeus adotaram a idéia. Em uma colisão o equipamento pode inflar em menos de um décimo de segundo para proteger os ocupantes do automóvel das forças de uma colisão frontal ou lateral. A bolsa inflável é uma almofada que fica dobrada dentro do volante ou painel do carro. Com muitas evoluções, atualmente os veículos dispõem também de airbags no teto, no revestimento das portas, nas colunas e nos encostos de cabeça. Essa bolsa se enche rapidamente no caso de uma colisão, seja frontal ou lateral e sua finalidade é restringir o deslocamento dos passageiros em direção a superfícies contundentes dentro do automóvel. Entre encher e esvaziar completamente não decorre mais de 30 milésimos de segundo. A bolsa do airbag lateral infla em até 20 milisegundos. Só para completar, esses tempos são inferiores a um piscar de olhos, que leva cerca de 100 milisegundos.
As três partes em um airbag:
A bolsa inflável - ela é feita de um tecido de náilon, de espessura fina, que fica dobrada dentro do volante ou no painel do veículo. O sensor que comanda a bolsa - detecta a força de um choque a partir de uma velocidade de 15 km/h (no padrão americano) ou 24 km/h (no padrão europeu). O sistema que enche a bolsa - os airbags são inflados pela reação de dois produtos químicos. Essa reação se dá muito rapidamente, produzindo uma descarga elétrica que libera um gás que se expande. Isto faz com que a bolsa infle até 40 cm do volante, saltando para fora da direção ou painel quando se expande. Cerca de poucos segundos depois, a bolsa já estará desinflada, de forma a não machucar ou atrapalhar o passageiro. É por isso que ela possui muitos orifícios. Os mais comuns são os airbags frontais que ficam alojados no volante e no painel. Em colisões mais leves, laterais, traseiras ou em capotamentos, o dispositivo normalmente não é ativado. Existem também os side bags ou comumente chamados de laterais, que são instalados nos bancos ou nas portas. A função desse airbag lateral é a proteção em caso de impactos laterais ou capotamentos. A engenharia automotiva estuda a segurança dos ocupantes de um automóvel conforme o grau de intensidade da colisão. Em baixa a média intensidade, apenas o cinto de segurança é a proteção recomendada, já que nessas circunstâncias há pouca troca de energia, ou seja, pouca deformação do carro. Nesse caso apenas as partes de acabamento sofrem algum dano, que não chega a atingir a estrutura do veículo. Os ocupantes têm pouco contato com partes internas do veículo. Em média intensidade, a proteção adequada é uso do cinto de segurança em conjunto com o pré-tensionador. Nessa situação, a engenharia prevê significativas deformações na parte frontal do chassi, porém sem afetar significativamente o compartimento do motor. Pode ocorrer o contato dos ocupantes com partes internas do veículo, porém sem possibilidade de ocorrer ferimentos graves. Já um choque de média para alta intensidade, todos os componentes de segurança devem ser utilizados para minimizar os danos. O cinto de segurança em conjunto com o pré-tensionador e o airbag atuam com o objetivo de assegurar a integridade física dos ocupantes, No Brasil ainda vai levar tempo para esse equipamento se tornar obrigatório. A obrigação está prevista em um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, mas pelo visto só mesmo em 2014 é que todos os veículos terão o acessório, já que para a lei entrar em vigor serão necessários cinco anos após a definição das especificações pelo Contran. Até lá, pedimos que tenha muito cuidado no trânsito.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

CALÇADOS CERTOS PARA UMA DIREÇÃO SEGURA.


Sempre que se fala em direção segura, uma polêmica logo é levantada: quais os tipos de calçados permitidos aos motoristas na hora de dirigir? Pode parecer uma questão relativa, pois os sapatos que são confortáveis para algumas pessoas, podem não ser para outras.
Se você é daqueles que adoram dirigir calçando chinelos, sandálias, saltos finos ou tamancos, cuidado. Além de correr o sério risco de enganchá-los nos pedais do carro, pondo em perigo a sua vida e a dos outros, o uso desses tipos de calçados é proibido por lei.Segundo o artigo 252 capítulo IV do Código de Trânsito Brasileiro, “dirigir veículo usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização de pedais” é considerado infração média, 4 pontos na CNH e multa de R$85,13.
Uma dica para quem usa freqüentemente chinelos e tamancos é dirigir sem eles (Isso mesmo descalço), já que isso não é proibido pelo código. Outra dica para quem se recusa a descer do salto alto é ter sempre dentro do veículo um sapato baixo e confortável, e trocar sempre que for dirigir.

O PROBLEMA É DE TODOS NÓS.


As maiores vítimas dos acidentes de trânsito são os jovens e as crianças, ainda tem pai que dar moto simplesmente por que ele vai bem nos estudos, não sabendo ele pai que pode parar com o estudo do filho a qualquer momento, em floriano se ver muito isso. A imprudência, o desrespeito e a ingestão de álcool de alguns motoristas são as principais causas de morte entre os jovens. Já no caso das crianças, a falta de segurança e os atropelamentos são os motivos mais freqüentes de morte no trânsito.
A morte é a pior conseqüência de atitudes particulares de motoristas imprudentes e que altera a vida de muitas famílias. Vejamos algumas estatísticas do Denatran, IBGE e Organização Mundial de Saúde sobre o trânsito brasileiro:
-
Mata uma pessoa a cada 11min
- Atropela uma pessoa a cada 7min
- Fere uma pessoa a cada 2,8min
- Produz um acidente a cada 31seg
- Faz 34 mil vítimas fatais/ano (mortes no local do acidente)
Estes dados são tão alarmantes e por ocorrer em todo território nacional, não temos noção real do que isto significa na vida das pessoas.
Pense nisso: é o equivalente a queda de um avião comercial por dia!
Por isso, o problema não é só meu, mas de todos nós: utilize o seu direito de ir e vir com responsabilidade.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

INSTRUTOR VOCÊ ESTA PREPARADO?

Será que os instrutores e diretores de ensino já se conscientizaram desta nova resolução a ponto de rever o conteúdo das suas aulas?
O que tenho lido é que os CFC’s estão preocupados com o aumento na procura de candidatos a 1ª habilitação, isto é ótimo, pensando pelo lado comercial do serviço, agora pensando no lado educacional tenho algumas críticas a fazer.
Com esta nova Resolução eu vejo uma grande oportunidade para melhorar a formação dos candidatos a 1ª habilitação, conversando com um amigo instrutor ele me confideciava que com a mudança, não tinha visto nenhuma preocupação dos órgãos em preparar os Instrutores de trânsito ou seja em comprar material, cursos etc.
Vejo uma grande oportunidade dos instrutores e diretores de ensino em buscar cursos e materiais com uma nova abordagem, com conteúdos que estimulem o aluno a pensar sobre o tema trânsito.

DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UM PEDESTRE


Essa semana eu resolvi prestar a atenção nos pedestres aqui na nossa cidade. É muito interessante ver e entender o porquê do número alarmante de atropelamentos pelas cidades do país. O trânsito brasileiro mata quase cem pessoas por dia e fere quase mil segundo o Minitério da Saúde, causando prejuízos de R$ 10 bilhões por ano. Em algumas cidades brasileiras, quase 60% das mortes no trânsito estão relacionadas a pedestres.
Andar nas vias públicas exige um conjunto de cuidados: não se pode atravessar em qualquer lugar. Deve-se procurar uma faixa de pedestre graças a DEUS já esta sendo pintadas aqui em Floriano, mesmo na faixa, deve-se, com cuidado, olhar para o condutor, ver se realmente foi visto para, então, fazer uma travessia tranqüila.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) obriga os motoristas a pararem antes das faixas de segurança, em determinados casos. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam as regras não são exclusivas para os motoristas. Os pedestres também devem cumprir normas.
É preciso recriar um padrão cultural de respeito às regras de trânsito e conscientizar os jovens. Além disso, há necessidade de tornar a fiscalização e a punição das infrações mais eficazes, para conseguir mudar a cultura de tolerância ao descumprimento das leis de trânsito.
Pedestres, cuidem de suas vidas. Uma forma de se fazer isso é respeitar as leis e ficar atento ao trânsito para evitar sustos e até mesmo acidentes.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

DIREÇÃO DEFENSIVA. VOCÊ SABE QUE "BICHO" É ESSE?

Nada de bicho, mas com essa pergunta os instrutores de trâsito inícia as aulas de direção defensiva.
Direção defensiva é dirigir com objetivo de prevenir acidentes, atento às ações incorretas de outros motoristas e das possíveis condições adversas da pista e do tempo. Trata-se da prática de dirigir com segurança, reduzindo a possibilidade de ser envolvido em acidentes de trânsito. Quero parabenizar o instrutor Leonardo pela transmissão dos conhcimentos por ele repassado aos seu alunos de forma harmoniosa e firme no que diz.

O QUE É VIOLÊNCIA PARA VOCÊ?


Ultimamente tenho me preocupado muito com a violência presente no nosso dia-a-dia, chamo isso de perda da humanidade.Todos se preocupam com a violência, e as pessoas buscam proteção em grades, sistemas de alarme e segurança, carros blindados e pensam que desta forma estarão protegidas. Porém, a verdade é que a violência começa nas pequenas coisas, dentro da nossa própria casa, nas escolas, no trânsito e nos lugares mais improváveis e o princípio da violência se chama intolerância.
Reflita por um instante: você buzina, ou xinga alguém que fez uma grande besteira no trânsito? Seu filho presencia essa intolerância? Se a resposta for sim, as chances dele reproduzir este comportamento em outros ambientes é enorme. Alguém pode achar essa comparação um exagero, mas a verdade é que quando agimos com intolerância, ensinamos nossos filhos, alunos, sobrinhos etc. Aqui vai uma dica de um livro muito bom, inclusive é uma das base da minha manografia, eu acho que todo casal deveria ler: Disciplina, limite na medida certa do psiquiatra e psicodramatista Içami Tiba. Onde ele diz que o grande desafio da sociedade moderna é a EDUCAÇÃO.

PRIMEIROS SOCORROS, VOCÊ PODE PRECISAR

O assunto de hoje é pouco valorizado, mas interessa a todos. O que você sabe sobre primeiros socorros? Você fez o curso quando se habilitou ou renovou sua CNH, do que você se lembra? E o estojo de primeiro socorro aqui em Floriano só tem uma pessoa que aida anda com um no porta malas do carro é um taxista, deve esta tudo vencido. O governo federal fez a maior coisa com a ausência do mesmo e nada adiantou. Nossa memória é seletiva e nos lembramos do que parece importante. Se presenciasse um acidente em casa, no trânsito ou em qualquer lugar, você saberia o que fazer?
Essa questão me ocorreu, porque nesta semana ouvi a história de uma jovem que precisou de uma reanimação cardiopulmonar, mas morreu por que ninguém conhecia o procedimento (não foi acidente de trânsito). O curioso é que, havia 3 pessoas habilitadas no local, o que pré-supõe que já tiveram acesso à conhecimentos de primeiros socorros. O procedimento de reanimação cardiopulmonar é relativamente simples: Fazer 2 insuflações (soprar) boca a boca. Verificar o pulso e em seguida fazer 30 compressões cardíacas. Quando parar? Repetir a operação até a chegada do socorro ou até que a vítima se reanime.
Ficar sem respiração é fatal, bastam 5 minutos para que seja tarde demais, portanto chamar socorro especializado pode não ser suficiente. E se a vítima é seu filho, sua mãe ou alguém próximo? Restabelecer a respiração e batimentos pode ser decisivo.
Outra questão importante é que os acidentes não ocorrem somente no trânsito, uma pessoa pode cair, bater com as costas e parar de respirar, um bebê que se afoga com o leite também pode ter parada respiratória e em um caso de queimadura, o que você faria?

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

VOCÊ TAMBÉM FICARIA INDIGNADO.


Para escrever o blog sempre faço pesquisas e assisto algumas matérias, hoje estava procurando uma reportagem e acabei assistindo várias outras. Minha indignação foi tamanha, que resolvi perguntar: quanto vale a sua vida? Quanto vale a vida dos seus familiares?Se você faz parte da maioria, provavelmente dirá que a vida vale muito e que faria tudo para garantir o bem estar da sua família, certo?!Depois de ver dezenas de pessoas cometendo infrações e dando desculpas absurdas eu comecei a achar que não é bem assim.
Vi uma avó sem cinto de segurança, com uma criança de 3 meses no cólo dizer: é pertinho voltamos em 10 minutinhos. Quanto tempo se leva para morrer?Um motociclista estava se recuperando do sétimo acidente com graves conseqüências, ele declarou: resolvi mudar de vida, agora só ando de carro. Outro motorista atendido no hospital disse: quando não tem radar a gente abusa um pouquinho. O outro, com o caminhão tombado retrucou: eu só tomei uma latinha, o bafômetro desmentiu em seguida.
O que você pretende fazer a respeito? Usar cinto de segurança? Respeitar o limite de velocidade? Respeitar realmente a vida? Qualquer uma dessas opções é um bom começo para mudança.
Desculpem-me a indignação, mas se quiserem entendê-la, pesquisem nos sites de jornalismo matérias sobre trânsito. Tenho certeza que seu sentimento não será diferente, afinal de contas, o trânsito mata 50 mil pessoas por ano no Brasil, eu e você estamos no Piauí,em Floriano obviamente no meio desse caos.

CRIANÇAS EM RISCO DENTRO DO CARRO



Cerca de 82% das crianças são transportadas de forma inadequada nos veículos. O estudo realizado pelo Departamento de Trânsito (Detran-PI) registra um índice elevado e um agravante da imprudência no trânsito. Transportar crianças no colo ou simplesmente sentadas no banco traseiro sem qualquer segurança é uma cena comum de ser vista aqui em Florianono. Segundo os policiais e agentes de trânsito que fazem a ficalização de trânsito, eles mostraram que falta a conscientização dos pais de que é mais seguro levar seus filhos em assentos apropriados do que de outra forma. “O motorista precisa saber o risco que é carregar uma criança incorretamente, pois em acidente a tendência dela ser arremessada para fora do carro ou contra o párabrisa é muito maior”, afirma.
A maneira correta de transportar as crianças varia conforme a idade ou peso delas.
Crianças de zero até um ano de idade, ou peso até 13 quilos precisam ser lavadas no bebê conforto.
Crianças de um até quatro anos de idade, na cadeira de segurança.
Com peso de 18 até 36 quilos, em assentos de elevação (Booster). É importante conferir também a indicação do fabricante para o uso adequado do produto.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

TRANSPORTE ESCOLAR


As aulas estão voltando, e muitas crianças utilizam o transporte escolar para ir e voltar da escola.
Os veículos escolares têm de obedecer a uma série de especificações determinadas por lei. Uma delas é a faixa horizontal amarela com a inscrição “escolar”. A capacidade mínima de um transporte escolar é de oito ocupantes, o que permite a utilização de vans.
O número de cintos de segurança deve obedecer ao número de passageiros. O código estipula uma vistoria semestral para a verificação dos equipamentos obrigatórios.
É obrigatório o veículo utilizar o tacógrafo, que registra velocidade e tempo gasto no percurso.
O motorista deve possuir habilitação da categoria D, que é permitida apenas para pessoas com idade superior a 21 anos.
Outro pré-requisito é não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses.
O motorista também deve ter feito o curso especializado com duração mínima de 50 horas/aula.
Sempre verifique como sua criança vai ser transportada, existem muitas “peruas escolares” que estão fora da lei.
Para nossas crianças, segurança em primeiro lugar!

ABORDAGEM DIRETA - FACULTATIVA OU OBRIGATÓTIA


ESSA VAI ESPECIALMENTE PARA ALGUNS DONO DO MUNDO QUE MORA EM FLORIANO NO PIAUÍ
Muitas pessoas têm dúvidas se é ou não obrigatória a parada do motorista para sua autuação, situação que o Código de Trânsito considera como “flagrante”, mas, tecnicamente seria chamada de “abordagem direta”. As infrações que geralmente despertam essa dúvida são do (não) uso do cinto de segurança, uso do celular, calçado inadequado, entre outros. Objetivamente respondemos a essa pergunta de forma inversa, afirmando que pelo Art. 280, § 4º do Código de Trânsito é possível que uma autuação seja feita sem a abordagem, porém, não há uma definição de quais infrações é indissociável a abordagem (para certificação e certeza), e quais é possível essa certeza mesmo sem abordagem. Não há, sequer, uma fórmula para isso.Quando falamos em documentos de porte obrigatório nos parece óbvio que essa confirmação só se dê mediante a abordagem, mas, a ausência de placas do veiculo é visível. Equipamentos obrigatórios: se for o extintor de incêndio cremos que ser imperativo que se faça a abordagem, mas, o pára-choque é visível. No caso do cinto de segurança haveria primeiramente que se estabelecer claramente os veículos cujo equipamento originalmente seja apenas abdominal, e mesmo nos veículos em que seja de três pontos, há que se considerar a existência de películas nos vidros ou mesmo vestimenta que cause dúvidas no uso. Aliás, com relação ao cinto devemos pensar que não há infração para seu uso incorreto, como é o caso do capacete que pela Resolução 20 deve ser usado na cabeça (para que ninguém alegue o uso no cotovelo). É perfeitamente possível usar um cinto de três pontos de forma errada, passando-se a parte diagonal pelas costas de forma a permanecer apenas a parte abdominal na cintura. Está sendo usado, mas, de forma errada.No caso do celular, conclusão semelhante ao do cinto, quanto à certeza de seu uso diante de películas e se realmente estaria havendo comunicação, pois, se colocado no ouvido desligado, a infração seria de dirigir com apenas uma das mãos. O uso de calçados inadequados a resposta que logo vem à mente é da necessidade da abordagem, porém, se considerarmos que é aplicável também em motos, para elas não seria necessária a parada para certificação da ocorrência.Se o leitor fosse perguntado se é necessário parar uma motocicleta (a qual deve estar com a luz acesa tanto durante o dia quanto à noite) para autuá-la por estar com o farol apagado provavelmente diria que não é, e o condutor estaria sujeito a uma infração de natureza gravíssima e ainda suspensão do direito de dirigir. Porém, como existe a infração de estar com a lâmpada queimada, e esta ser de natureza média, o agente de trânsito somente terá a certeza da infração aplicável se for feita a abordagem e acionado o interruptor de luz. Muitos motociclistas já perderam a carteira por essa infração sem que o agente tivesse a certeza se a infração era pela lâmpada queimada ou pela luz apagada, lembrando que pelo princípio da especificidade deve ser lavrada a mais específica, já que a segunda é conseqüência natural da primeira, mas o contrário não é verdadeiro.

AS CINQUENTINHAS ESTÃO DE VOLTA


Elas não passam de 50km por hora. São leves, práticas e ganham cada vez mais espaço nas ruas da cidade. As chamadas cinquentinhas conquistam os consumidores pelo preço acessível, baixo consumo de combustível e facilidade de andar no trânsito do Recife. Custam a partir de R$ 2.790 e boa parte das revendas ainda facilita com parcelas, financiamentos ou consórcio.Quanto a regulamentação, o uso do capacete é indispensável para garantir a segurança. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informa que para transitar nas vias, no Brasil, a moto deve ser licenciada anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado (Detran), com documentação semelhante aos demais veículos. Infelizmente as concessionárias repassam que não é necessário o emplacamento. No Código de Trânsito Brasileiro consta que todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque deve ser registrado. Segundo os lojistas, o artigo não é claro, pois, os modelos de 50cc são ciclomotores a combustão e não se encaixam nessa solicitação.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

COMO COLOCAR O ESTEPE



Alguns modelos existe uma ou duas guias que ajudam a fixar a roda, ficando mais fácil apertar os parafusos ou as porcas, fazendo menos força para encaixar a roda.
Se o carro não tiver essas guias, fica mais difícil para encaixar a roda, pois ira exigir força até encaixar o primeiro parafuso.
Ao colocar os parafusos faça-os em cruz. Coloque um em cima e outro embaixo. Depois de fixados com a mão utilize a chave de roda para terminar o aperto.Olhe a roda que está trocando de frente, quando estiver com os parafusos afrouxados a roda estará inclinada.
À medida que for apertando os parafusos ela vai ficando reta. Quando não conseguir mais, abaixe o carro e libere o macaco.
Aperte novamente quando o carro estiver com as rodas no chão, nessa parte, será necessária mais força.
Evite ficar curvado, isso pode causar danos a sua coluna. Se ficar em dúvida se a roda está ou não bem encaixada, saia com o carro em velocidade reduzida e quando avistar um posto de combustível, ou mesmo uma borracharia, peça para alguém lhe ajudar e conferir se está tudo em ordem.

TROCA DE VELAS



O papel das velas é produzir faíscas elétricas geradas pelos eletrodos dispostos em suas extremidades.
Essas faíscas são as responsáveis pela queima da mistura oxigênio-combustível, que gera a energia necessária para o trabalho do motor e, conseqüentemente, para a movimentação do veículo.
Dificuldades na partida, falhas nas acelerações e retomadas, aumento do consumo de combustível e perda de potência podem ser alguns dos sintomas que indicam que é hora de trocar o conjunto de velas de ignição.
Vários fatores podem contribuir para o desgaste das velas. Os mais comuns são os combustíveis de procedência duvidosa ou adulterados, que encurtam a vida útil desses componentes e podem provocar, entre outros problemas, superaquecimento das peças e carbonização dos eletrodos.
Outros fatores também contribuem para a perda de eficiência das velas, como filtros de ar e combustível sujos ou válvulas injetoras com problemas de funcionamento. Esses problemas podem ocasionar um aumento do consumo de combustível e do nível de emissão de poluentes, além de gerar falhas no sistema de ignição.
Consulte o manual do fabricante do veículo ou a tabela de aplicação disponível nos canais de vendas, para verificar qual é a vela de ignição correta para o motor daquele veículo.